Turma AP991 - Design I: Princípios de Projeto em Programação Visual - Turma A

Código / Turma

AP991 A

Nome

Design I: Princípios de Projeto em Programação Visual

Criado por
Luana Clara de Souza Cordeiro
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 15:09
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Edson do Prado Pfutzenreuter

Ementa (Catálogo da DAC)

História, teoria e estética do design gráfico. Terminologia e conceitos fundamentais. Áreas de atuação em programação visual. Método clássico de desenvolvimento de projetos de design aplicado à programação visual. Programas de identidade visual. Ergonomia da informação. Semântica do design gráfico. Ética do design gráfico.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

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Bibliografia (Catálogo da DAC)

AICHER, Otl.; KRAMPEN, Martin. Sistema de signos en la comunicación visual. Barcelona: Gustavo Gili, 1981

BAER, Lorenzo. Produção gráfica. São Paulo: SENAC, 1999

BOMFIM Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projeto. Campina Grande: Editora Gráfica Rodier Ltda, 1984.

BONSIEPE, Gui (1977) Design: do material ao digital - FIESC, Santa Catarina, p. 17.

CARDOSO, Rafael . Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2000

CRAIG, James, Produção gráfica ED. MOSAICO 1980

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003

FARIAS, Priscila. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. Rio: 2AB, 2001

FERRARA, Lucrécia D'alécio. A estratégia dos signos: linguagem / espaço / ambiente urbano. São Paulo: Perspectiva, 1981.  

FRUTIGER, Adrian. Sinais & símbolos: desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2001

FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006.

GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design gráfico: do invisível ao ilegível. Rio: 2 AB, 2000

HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000

HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Mosaico, 1980

MEGGS, Philip B. - A history of graphic design. Nova Iorque: Van  Nostrand Reinhold, 1983

SATUÉ, Enrico - El deseño grafico. Madri: Alianza Editorial, 1988

STRUNCK, Gilberto. Identidade visual: a direção do olhar. Rio de Janeiro: Europa, 1989.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Esse curso tem o objetivo de permitir aos alunos o contato com o universo do design em geral e da programação visual em particular, através:

  • da construção do conhecimento dos aspetos históricos, técnicos e comunicativos dessa atividade;

  • do desenvolvimento de competências projetuais inerentes à programação visual;

  • do estabelecimento de valores éticos que conduzam a atividade profissional.

Criar condições para que o aluno possa:

  • Reconhecer o campo do design em geral.

  • Identificar as especificidades das duas principais áreas em que essa atividade tradicionalmente se divide: programação visual e projeto de produto.

  • Identificar os diferentes campos de atuação do profissional de programação visual e design gráfico.

  • Apontar as diferentes funções da programação visual, com destaque para a informação.

  • Vivenciar a prática projetual de design, enfatizando projetos de identidade visual, editoração e informação;

  • Apresentar e justificar seu projeto, tanto em texto como em apresentação oral;

  • Ampliar a capacidade de crítica e autocrítica nessa área, utilizando a terminologia profissional.

  • Identificar fatores comunicacionais, cognitivos, sociais, culturais, técnicos e econômicos que conduzem esse tipo de projeto.

  • Construir uma visão humanista em relação ao exercício da programação visual.

  • Identificar tendências nessa área.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Os conteúdos teóricos serão trabalhados em aulas com dinâmicas de leitura e discussão de texto, assim como trabalhos de análise de imagem.

Serão propostos exercícios de programação visual que buscam oferecer uma vivência projetual articulada com os conceitos discutidos.

Observação (Plano de Aula)

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