Turma AP660 - Introdução à Computação Gráfica II - Turma A
AP660 A
Introdução à Computação Gráfica II
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento da disciplina AP560.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
em brancoVetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso espera-se que o(a) estudante possa:
- Compreender conceitos, linguagens e técnicas em Computação Gráfica, bem como conceitos, projetos e poéticas em Arte Digital e Interativa;
- Aplicar o referido escopo de conhecimento no desenvolvimento de seus projetos artísticos ou artístico-pedagógicos, a partir de suas intenções poéticas e estéticas;
- Assumir uma atitude investigadora, crítica e criativa perante as linguagens digitais e interativas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação continuada, realizada a partir do engajamento, da participação e da produção dos estudantes nas atividades e no projeto propostos em sala de aula.
Cronograma (Plano de Aula)
10/08 – Apresentação dos objetivos e do conteúdo programático da disciplina. Interações com os estudantes, a partir dos seus portfólios em arte digital.
17/08 – Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa: Videoarte
24/08 – Linguagem Tecnológica: Vídeo
31/08 – Linguagem Tecnológica: Animação no Krita
07/09 – Feriado
14/09 – Apresentações das Atividades Video + Animação no Krita, associadas ao Projeto Final
21/09 - Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa: Arte Interativa. Apresentações/Orientação das primeiras ideias dos Projetos Finais
28/09 – Linguagem Tecnológica: Processing
05/10 - Linguagem Tecnológica: Machine Learning
12/10 - Feriado
19/10 - Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa: Arte Autopoiética. Apresentações/Orientação do desenvolvimento dos Projetos Finais
26/10 – Apresentações das Atividades Processing + Machine Learning, associadas ao Projeto Final
02/11 – Feriado
09/11 - Linguagem Tecnológica: Sketchup
16/11 - Apresentações da Atividade Sketchup, associada ao Projeto Final
23/11 - Apresentações do Projeto Final
Metodologia (Plano de Aula)
Abordagem prático-teórica da computação gráfica, mediada por tecnologia:
- Apresentação e discussão de conceitos, técnicas e referências artístico-poético-projetuais (visuais/audiovisuais/interativas) e teóricas, por meio de conteúdos síncronos e assíncronos;
- Aplicação dos conceitos e técnicas apreendidos no desenvolvimento de propostas artístico-poético-projetuais digitais;
- Apresentação sistemática das propostas artístico-poético-projetuais digitais desenvolvidas pelos estudantes;
- Feedbacks síncronos às apresentações das propostas artístico-poético-projetuais digitais desenvolvidas pelos estudantes.