Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Arte e Discurso

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - A


Sala Sala ED 07, prédio anexo da FE
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

A disciplina terá como avaliação um trabalho final expositivo, no qual os alunos aplicarão as noções desenvolvidas em suas respectivas áreas de atuação artística (incluindo uma síntese para entrega); e um trabalho final escrito, no qual os alunos poderão relacionar as discussões e conceitos abordados na disciplina com as respectivas pesquisas ou práticas profissionais.

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 9.ed. São Paulo: Hucitec / Annablume, 2002. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp: Zouk, 2003. ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8.ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. ORTIZ, Renato (org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’Água, 2003. PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997. SEINCMAN, Eduardo. Estética da comunicação musical. São Paulo: Via Lettera, 2008.

Conteúdo

Este curso propõe uma abordagem da arte como discurso. Tomando como principal referência a música, objetiva um diálogo com outras artes. Destina-se, portanto, a profissionais e pesquisadores das várias áreas artísticas. 1-A noção de discurso 2-Fronteiras do discurso: gênero e enunciado 3-A arte como discurso: significação, comunicação e estética 4-Diferentes pontos de vista na arte: poética e estética 5-Os limites culturais do discurso artístico 6-O discurso nas várias linguagens artísticas: aproximações e distanciamentos

Metodologia

Aulas expositivas que terão como ferramenta principal a exposição e audição de exemplos principalmente musicais e visuais, por meio dos quais pretende-se estimular uma apropriação não só teórica, mas prática dos conceitos envolvidos.

Observação

Alguns textos de apoio poderão ser inseridos durante o curso, dependendo das necessidades de aprofundamento de questões ou tópicos.