Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Música polifônica sacra do perído renascentista

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - A


Sala Ciclo Básico - a confirmar
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Carlos Fernando Fiorini

Critério de Avaliação

Prova ao final do semestre. Produção de um artigo relacionado ao assunto.

Bibliografia

ATLAS, Allan W. Renaissance music. New York: W. W. Norton & Company, 1998. BROWN, Howard M., STEIN, Louise K. Music in the renaissance. New Jersey: Prentice-Hall, 1976, 1999 segunda edição. HALE, John, The civilization of Europe in the Renaissance. New York: Atheneum, 1994. JUST, Martin. Josquin des Prez: Missa L'homme armé super voces musicales. In: HELMS, Siegmund, SCHNEIDER, Rheinhard (ed.). Grosse Chorwerke: Werkanalyse in Beispielen. Kassel: Gustav Bosse Verlag, 1994. MORBACH, Bernhard, Die Musikwelt der Renaissance. Kassel: Bärenreiter, 2006. REESE, Gustav. Music in the Renaissance. New York: W. W. Norton and Company, 1954.

Conteúdo

A presente disciplina tem como objetivo o estudo da polifonia vocal sacra do dos séculos XV e XVI através de obras representativas selecionadas para esse fim. A cada aula serão abordados temas específicos ligados diretamente às obras a serem estudadas.

Metodologia

As aulas serão expositivas e práticas, com as seguintes abordagens: - Contextualização histórica e conceitual de cada grupo de obras; - Estudo analítico da partitura; - Audição e realização de obras selecionadas;

Observação