Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Música de Câmara Brasileira

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - B


Sala sala 41 do Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Esdras Rodrigues Silva

Maria José Dias Carrasqueira de Moraes

Critério de Avaliação

participação em aulas, trabalhos escritos

Bibliografia

Andrade, Mário de. Ensaio sobre a musica brasileira. 4. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2006. Brown, Clive: Classical & Romantic Performing Practice 1750-1900, Oxford University Press, 1999. Cançado, Tânia Mara Lopes. O "fator atrasado" na música brasileira: evolução, características e interpretação. Per Musi. Belo Horizonte, V.2, 2000, p. 5-14. Kiefer, Bruno. Musica e dança popular: sua influencia na musica erudita. 2. ed. Porto Alegre, RS: Movimento, 1983. 61p., il. (Coleção Luis Cosme, v.12). Laboissiere, Marilia. Interpretação musical: a dimensão recriadora da comunicação poetica. São Paulo, SP: Annablume, 2007. Paz, Ermelinda Azevedo. O modalismo na música brasileira. Brasília, DF: [s.n.], 2002. Rosen, Charles: The Romantic Generation, Harvard university Press, Cambridge, 1995. Rosenblum, Sandra P.: Performance practices in Classic Piano Music: Their Principles and Applications, Indiana University Press, Bloomington, 1988. Stowell, Robin: Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries, Cambridge University Press, 1985.

Conteúdo

estudo interpretativo e estilístico de peças dos repertórios clássico, romantico e brasileiro

Metodologia

leitura e discussão de textos, apresentação de gravações e performances emblemáticas dos 3 repertórios, coaching de música de câmara com grupos formados por alunos.

Observação

destinado prioritariamente a alunos ligados a área de performance instrumental e vocal