Turma AV013 - Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método - Turma A

Nome

Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método

Subtítulo

Cognição e Representação em Artes Visuais e Arquitetura

Cód. Disciplina - Turma

AV013 - A


Sala Sala 10 DAP
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV013 - Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Wilson Florio

Critério de Avaliação

• Participação que demonstre o domínio dos textos referenciais; • Destaca-se o aspecto presencial do curso; • Desempenho na apresentação de seminário; • Trabalho final escrito.

Bibliografia

Bauman, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Boden, Margaret A. Dimensões da Criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. Finke, R. A.; Ward, T. B.; Smith, S. M. Creative Cognition: Theory, Research and Applications. Massachusetts: Bradford Books / The MIT Press, 1996. Goel, V. Sketches of Thought. Massachusetts: Bradford Book/ The MIT Press, 1995. Lévy, Pierre. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. Lubart, T. Psicologia da Criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007. Oxman, R. “Precedents in design: a computational model for the organization of precedent knowledge”. Design Studies, v. 15, nº 2, 1996,141-157, 1994. Schön, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. Sternberg, R. J. Creativity as a Habit. New York: Worldscibooks, 1999. Virilio, Paul. O Espaço Crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

Conteúdo

A concepção moderna de criatividade é a faculdade humana que excede os processos e rotinas diárias de pensamento e fazer. Por este entendimento, artistas são altamente criativos. Criatividade é a capacidade de realizar uma produção que seja ao mesmo tempo nova e adaptada ao contexto na qual ela se manifesta. Não existe uma norma absoluta para julgar a criatividade. Os juízos sobre a criatividade implicam em um consenso social. Cognição é a aquisição de um conhecimento, ou seja, o conjunto de processos mentais usados no pensamento, na percepção, na classificação e reconhecimento que são exteriorizados pelos artefatos produzidos. No processo criativo, cognição refere-se ao estudo do processamento da informação que utilizamos na solução de problemas. A ciência epsicologia da cognição quer explicar a cognição como a manipulação dos sistemas simbólicos ou como processamento de informações, a partir dos artefatos produzidos pelo sujeito. Com o objetivo de sistematizar o estudo social do processo criativo, e partindo-se do pressuposto de que a criatividade e cognição dependem de motivação, reflexão, conhecimentos, habilidades e atitudes, serão abordados conteúdos expressos em três blocos: Criatividade, Cognição e Representação.

Metodologia

O Curso está estruturado em três blocos. Os debates ocorrerão a partir dos conceitos contidos em textos de diferentes autores. Durante as aulas expositivas, o professor e os alunos debaterão textos sobre as condicionantes que fazem emergir a criatividade. Nos seminários os alunos deverão analisar obras artísticas a partir dos conceitos debatidos nas aulas expositivas. As discussões ocorrerão em grupo, de modo que a construção do conhecimento seja coletiva, abarcando vários pontos de vista sobre o mesmo assunto. As análises serão predominantemente realizadas a partir de imagens de obras artísticas, de arquitetura e de design. 1ª. Aula – Apresentação da dinâmica do curso e formação dos grupos de alunos. 2ª. a 5ª. Aula – Conceitos e definições de termos sobre Criatividade – Sternberg, Lubart, Boden, Finke, Ward e Smith, Amabile e Csikszentmihalyi. 6ª. a 9ª. Aula – Conceitos sobre cognição e representação – Oxman, Goel, Gero, Suwa, Schön, e Casakin 10ª. a 13ª. Aula – Conceitos sobre virtualidade na contemporaneidade – Lévy, Virilio e Bauman 14ª. Aula – Orientação final para o trabalho escrito.

Observação

Há textos em língua inglesa.