Turma AV013 - Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método - Turma A
Nome
Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método
Subtítulo
Cognição e Representação em Artes Visuais e Arquitetura
Cód. Disciplina - Turma
AV013 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV013 - Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Wilson Florio
Critério de Avaliação
• Participação que demonstre o domínio dos textos referenciais;
• Destaca-se o aspecto presencial do curso;
• Desempenho na apresentação de seminário;
• Trabalho final escrito.
Bibliografia
Bauman, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
Boden, Margaret A. Dimensões da Criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
Finke, R. A.; Ward, T. B.; Smith, S. M. Creative Cognition: Theory, Research and Applications. Massachusetts: Bradford Books / The MIT Press, 1996.
Goel, V. Sketches of Thought. Massachusetts: Bradford Book/ The MIT Press, 1995.
Lévy, Pierre. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
Lubart, T. Psicologia da Criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Oxman, R. “Precedents in design: a computational model for the organization of precedent knowledge”. Design Studies, v. 15, nº 2, 1996,141-157, 1994.
Schön, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Sternberg, R. J. Creativity as a Habit. New York: Worldscibooks, 1999.
Virilio, Paul. O Espaço Crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
Conteúdo
A concepção moderna de criatividade é a faculdade humana que excede os processos e rotinas diárias de pensamento e fazer. Por este entendimento, artistas são altamente criativos. Criatividade é a capacidade de realizar uma produção que seja ao mesmo tempo nova e adaptada ao contexto na qual ela se manifesta. Não existe uma norma absoluta para julgar a criatividade. Os juízos sobre a criatividade implicam em um consenso social.
Cognição é a aquisição de um conhecimento, ou seja, o conjunto de processos mentais usados no pensamento, na percepção, na classificação e reconhecimento que são exteriorizados pelos artefatos produzidos. No processo criativo, cognição refere-se ao estudo do processamento da informação que utilizamos na solução de problemas. A ciência epsicologia da cognição quer explicar a cognição como a manipulação dos sistemas simbólicos ou como processamento de informações, a partir dos artefatos produzidos pelo sujeito.
Com o objetivo de sistematizar o estudo social do processo criativo, e partindo-se do pressuposto de que a criatividade e cognição dependem de motivação, reflexão, conhecimentos, habilidades e atitudes, serão abordados conteúdos expressos em três blocos: Criatividade, Cognição e Representação.
Metodologia
O Curso está estruturado em três blocos. Os debates ocorrerão a partir dos conceitos contidos em textos de diferentes autores.
Durante as aulas expositivas, o professor e os alunos debaterão textos sobre as condicionantes que fazem emergir a criatividade. Nos seminários os alunos deverão analisar obras artísticas a partir dos conceitos debatidos nas aulas expositivas. As discussões ocorrerão em grupo, de modo que a construção do conhecimento seja coletiva, abarcando vários pontos de vista sobre o mesmo assunto. As análises serão predominantemente realizadas a partir de imagens de obras artísticas, de arquitetura e de design.
1ª. Aula – Apresentação da dinâmica do curso e formação dos grupos de alunos.
2ª. a 5ª. Aula – Conceitos e definições de termos sobre Criatividade – Sternberg, Lubart, Boden, Finke, Ward e Smith, Amabile e Csikszentmihalyi.
6ª. a 9ª. Aula – Conceitos sobre cognição e representação – Oxman, Goel, Gero, Suwa, Schön, e Casakin
10ª. a 13ª. Aula – Conceitos sobre virtualidade na contemporaneidade – Lévy, Virilio e Bauman
14ª. Aula – Orientação final para o trabalho escrito.
Observação
Há textos em língua inglesa.