Turma AV002 - Estudos Visuais - Teorias da Imagem - Turma A

Nome

Estudos Visuais - Teorias da Imagem

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV002 - A


Sala LIS-Laboratório de Imagem e Som
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV002 - Estudos Visuais - Teorias da Imagem
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Mauricius Martins Farina

Critério de Avaliação

A avaliação se realizará através de uma monografia e/ou artigo ao final da disciplina.

Bibliografia

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac‐Naify, 2006. BREA, José Luis. El tercer umbral. Estatuto de las prácticas artísticas em la era del captalismo cultural. Murcia: Cendeac, 2000. ____________. (org.) Estudios visuales [n.1]. Murcia: Cendeac, 2003 ____________. Las tres era de la imagen. Madri: Akal, 2010. CALABRESE, Omar. A Linguagem da Arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987. CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Ed. 70, 1988. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea. São Paulo: Martins, 2005. -----------------. Teorias da Arte. São Paulo: Martins, 2005. CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fones, 2005. DANTO, Arthur C. Después del fin del arte. Buenos Aires: Paidós, 2009. DEBRAY, Régis. Vida y muerte de la imagen. Barcelona: Paidós, 2000. DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante la imagen. Murcia: Cendeac, 2010. _____________________. Atlas. Cómo llevar el mundo a cuestas? Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2010. _____________________. La imagen superviviente. Madrid: Abada, 2009 _____________________. O que vemos e o que nos olha. São Paulo: Ed.34, 1998. ECO, Umberto. História da beleza. São Paulo: Record, 2004. ___________. História da feiura. São Paulo: Record, 2007. ___________. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2000. FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, espetáculo e política cultural. São Paulo: Casa Ed. Paulista, 1996. __________. The return of the real. Cambrige: Mit Press, 1996. __________. Belleza compulsiva. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2008. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, indicios. Barcelona: Gedisa, 2008. GOMBRICH, Ernest H. Arte e ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 2007. GUASCH, Anna Maria (org.) Los manifestos del arte posmoderno. Madri: Akal, 2000. GROUPEµ. Tratado del signo visual. Madri: Cátedra, 1993. JOLY, Martine. A imagem e os signos. Lisboa: Ed. 70, 2005. LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura: textos essencias (volumes 1 a 10). São Paulo: Ed. 34, 2008. KRAUSS, Rosalind. El inconsciente óptico. Madrid: Tecnos, 1997. ______________. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002. MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Ed. 70, 2000. MITCHELL, W. J. T. Teoría de la imagen. Madrid: Akal, 2009 RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. SONTAG, Susan. A vontade radical. São Paulo: Cia. das Letras, 1987. _____________. Sobre a fotografia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.

Conteúdo

Conteúdo Programático 1. Os Estudos Visuais como campo transdisciplinar. 2. O pensamento e a experiência na imagem. 3. Entre atos: imaginação e representação. 4. A construção de sentido: algumas teorias da imagem. 5. O desvio como método. 6. A materialidade da arte:deslocamentos e circularidade. 7. Realismo e distopia, o tempo como construto. 8. O inconsciente óptico e o simulacro. 9. Hibridismo e hiper-modernidade: a multiplicidade gerativa. 10. Pontos de histerése.

Metodologia

Aulas expositivas com visionamento de imagens, e desenvolvimento de ensaios relacionados aos conteúdos da disciplina. O recorte metodológico intenta relacionar o debate sobre o estatuto das relações materiais e das fabricações de sentido, no campo das artes visuais, a partir das teorias da arte, da história, da fenomenologia, da semiótica, privilegiando a reflexão crítica do aluno e sua aplicação específica, para uma análise das representações visuais como um topos de conhecimento transdiciplinar.

Observação