Turma AV002 - Estudos Visuais - Teorias da Imagem - Turma A
Nome
Estudos Visuais - Teorias da Imagem
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AV002 - A
Sala
LIS-Laboratório de Imagem e Som
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AV002 - Estudos Visuais - Teorias da Imagem
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Mauricius Martins Farina
Critério de Avaliação
A avaliação se realizará através de uma monografia e/ou artigo ao final da disciplina.
Bibliografia
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac‐Naify, 2006.
BREA, José Luis. El tercer umbral. Estatuto de las prácticas artísticas em la era del captalismo cultural. Murcia: Cendeac, 2000.
____________. (org.) Estudios visuales [n.1]. Murcia: Cendeac, 2003
____________. Las tres era de la imagen. Madri: Akal, 2010.
CALABRESE, Omar. A Linguagem da Arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Ed. 70, 1988.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea. São Paulo: Martins, 2005.
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CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fones, 2005.
DANTO, Arthur C. Después del fin del arte. Buenos Aires: Paidós, 2009.
DEBRAY, Régis. Vida y muerte de la imagen. Barcelona: Paidós, 2000.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante la imagen. Murcia: Cendeac, 2010.
_____________________. Atlas. Cómo llevar el mundo a cuestas? Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2010.
_____________________. La imagen superviviente. Madrid: Abada, 2009
_____________________. O que vemos e o que nos olha. São Paulo: Ed.34, 1998.
ECO, Umberto. História da beleza. São Paulo: Record, 2004.
___________. História da feiura. São Paulo: Record, 2007.
___________. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, espetáculo e política cultural. São Paulo: Casa Ed. Paulista, 1996.
__________. The return of the real. Cambrige: Mit Press, 1996.
__________. Belleza compulsiva. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2008.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, indicios. Barcelona: Gedisa, 2008.
GOMBRICH, Ernest H. Arte e ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GUASCH, Anna Maria (org.) Los manifestos del arte posmoderno. Madri: Akal, 2000.
GROUPEµ. Tratado del signo visual. Madri: Cátedra, 1993.
JOLY, Martine. A imagem e os signos. Lisboa: Ed. 70, 2005.
LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura: textos essencias (volumes 1 a 10). São Paulo: Ed. 34, 2008.
KRAUSS, Rosalind. El inconsciente óptico. Madrid: Tecnos, 1997.
______________. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Ed. 70, 2000.
MITCHELL, W. J. T. Teoría de la imagen. Madrid: Akal, 2009
RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SONTAG, Susan. A vontade radical. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.
_____________. Sobre a fotografia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2004.
Conteúdo
Conteúdo Programático
1. Os Estudos Visuais como campo transdisciplinar.
2. O pensamento e a experiência na imagem.
3. Entre atos: imaginação e representação.
4. A construção de sentido: algumas teorias da imagem.
5. O desvio como método.
6. A materialidade da arte:deslocamentos e circularidade.
7. Realismo e distopia, o tempo como construto.
8. O inconsciente óptico e o simulacro.
9. Hibridismo e hiper-modernidade: a multiplicidade gerativa.
10. Pontos de histerése.
Metodologia
Aulas expositivas com visionamento de imagens, e desenvolvimento de ensaios relacionados aos conteúdos da disciplina.
O recorte metodológico intenta relacionar o debate sobre o estatuto das relações materiais e das fabricações de sentido, no campo das artes visuais, a partir das teorias da arte, da história, da fenomenologia, da semiótica, privilegiando a reflexão crítica do aluno e sua aplicação específica, para uma análise das representações visuais como um topos de conhecimento transdiciplinar.
Observação