Nome
Epistemologia e Antropologia da Comunicação Visual
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
DE008 - A
Sala
Sala PB 08 CICLO BASICO
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
DE008 - Epistemologia e Antropologia da Comunicação Visual
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Presença participativa nas aulas. Excelência na elaboração das tarefas solicitadas e na realização do trabalho final
Bibliografia
A Bibliografia segue a estruturação do conteúdo programático
(2ª Sessão):
SAMAIN, Etienne."Por uma antropologia da comunicação: Gregory Bateson". In O Imaginário e o Poético nas Ciências Sociais (orgs. José de Souza Martins; Cornélia Eckert e Sylvia Caiuby Novaes). Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração – Edusc, 2005, p.129-155
SAMAIN, Etienne.“Gregory Bateson: Rumo a uma Epistemologia da Comunicação”. Revista eletrônica permanente Ciberlegenda nº 5, Universidade Federal Fluminense (UFF), agosto de 2001. www.uff.br/mestcii/samain1.htm
SAMAIN, Etienne. “Alguns Passos em Direção a Gregory Bateson”. Revista
Eletrônica GHREBH, PUC-SP, 2004. http://www.cisc.org.br/ghrebh/ghrebh5/index.html
WINKIN, Yves. A Nova Comunicação. Da teoria ao trabalho de campo. Campinas: Papirus Editora, 1998.
(3ª Sessão):
SAMAIN, Etienne. “A matriz sensorial do pensamento humano Subsídios para redesenhar uma epistemologia da comunicação”. In Imagem, Visibilidade e Cultura Midiática (orgs. Ana Silvia Lopes Davi Médola; Denise Correa Araújo; Fernando Bruno) . Porto Alegre: Editora Sulina, 2007, p. 63-79.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara – Nota sobre a Fotografia. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. “O Trabalho do Antropólogo: olhar, ouvir, escrever”, in Revista de Antropologia, São Paulo, USP, vol.39, nº 1, 1996.
SAMAIN, Etienne e MENDONÇA, João Martinho de. “Entre a escrita e a imagem. Diálogos com Roberto Cardoso de Oliveira”, in Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2000, vol.43, pp. 185-246.
SAMAIN, Etienne. “Questões heurísticas em torno do uso das imagens nas ciências sociais”. In Feldman-Bianco, Bela e Leite, Miriam L. Moreira (orgs) Desafios da Imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais, Campinas: Papirus Editora, 1998, p.51-62.
PIETTE,Albert. Le mode mineur de la réalité. Paradoxes et Photographies en Anthropologia,Louvain-La-Neuve, Peeters, 1992.
PIETTE, Albert. Ethnographie de l’action. L’observation des détails, Paris, Métalié, 1996.
PIETTE, Albert. "Fondements épistémologiques de la photographie", in Ethnologie Française 1, 2007, p. 23-28 (Em linha).
PIETTE, Albert. L'être humain. Une question de détails. Marchiennes - au - Pont (Socrate Éditions Promarex), 2007
(4ª Sessão):
SAMAIN, Etienne."As imagens não são bolas de sinuca", in O quê pensam as imagens (org. Etienne Samain). Campinas: Editora Unicamp, 2011 (no prelo).
AUMONT, Jacques. À quoi pensent les films. Paris: Séguier, 1996.
CALLE, Sophie. Prenez soin de vous. Arles: Actes Sud, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998 (Or. francês: 1992).
DIDI-HUBERMAN, Georges La imagen supervivente. Historia del arte y tiempo de los fantasmas segun Aby: Madrid. Abada, 2009 (Or. francês:2002)
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante el Tiempo: Buenos Aires. Adriana Hidalgo Editora, 2006 (Or. francês, 2000).
DIDI-HUBERMAN, Georges Cuando las imagenes toman posicion. Trad. Antonio Machado. Buenos Aires: Tapa blanda, 2006.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagenes pese a todo. Trad. Mariana Miracle. Barcelona: Miracle Paidós, 2004.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Arte, historia y anacronismo. Pagina 12, 2009.
DIDI-HUBERMAN,Georges. Cuando las imagenes tocan lo real. Disponível em http://www.google.com.br/search?sourceid=chrome&ie=UTF8&q=cuando+las+imagenes+tocan+lo+real. Acesso em 14/02/2011.
GODARD, Jean-Luc. Histoire(s) du cinéma – 3: La monnaie de l’absolu. Une vague nouvelle. Paris: Gallimard-Gaumont, 1998.
SIEREK, Karl. Images oiseaux. Aby Warburg et la théorie des médias. Paris: Klincksieck, 2009.
(5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Sessões):
Mnemosyne 1 : a Biblioteca de Hamburgo
SAMAIN, Etienne. "As 'Mnemosyne(s)' de Aby Warburg. Entre Antropologia, Imagens e Arte", in Poiesis. Niterói (UFF), 2011, no prelo.
GOMBRICH, Ernst. H. Aby Warburg. An Intellectual Biography with A Memoir on The History of The Library by F. Saxl. Oxford, Phaidon, 1970.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg et l’image en mouvement. Paris, Macula,
1998.
MICHAUD, Philippe-Alain.“Zwischenreich. Mnemosyne ou l’expressivité sans sujet”, in Les Cahiers du Musée d’Art Moderne, n° 70, 1999, p.43-61.
Revista L’Homme. Revue Française d’Anthropologie, nº 165, 2003, consagrada à temática “Image et Anthropologie”.
SETTIS, Salvatore. “Warburg continuatus. Description d’une bibliothèque”, in Le pouvoir des bibliothèques. La mémoire des livres en occident (sob a direção de M. Baratin e C. Jacob). Paris: Albin Michel, 1996, p.122-171. Texto reeditado, numa versão castelhana, sob o título Warburg Continuatus, Descripción de uma biblioteca (Salvatore Settis), juntamente com Testimonios de Fritz Saxl y Eric M. Warburg e uma Introducción de Fernando Checa. Madrid: Ediciones de La Central. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2010.
YVARS, José Francisco. Imágines cifradas. La biblioteca magnética de Aby Warburg. Madrid: Editorial Elba, 2010.
Mnemosyne 2: o Atlas de imagens. Considerações gerais sobre a obra
DIDI-HUBERMAN. Georges. L’image survivante. Histoire de l’Art et Temps des Fantômes selon Aby Warburg. Paris: Les Éditions de Minuit, 2002.
WARBURG, Aby. Gesammelte Schriften II-I. Der Bilderatlas Mnemosyne (editado por Martin Warnke e Claudia Brink). Berlim, Akademie Verlag, 2000, 2ª ed. 2002.. Versão castelhana (de Fernando Checa) Atlas Mnemosyne (Trad. Joaquim Chamorro Melke). Madrid: Ediciones Akal, 2010.
WARBURG, Aby Essais Florentins. Paris, Klincksieck, 1990; 2ª ed., 2003.
Mnemosyne2: o Atlas de imagens. A Prancha 79
SAMAIN. Etienne."Aby Warburg. Mnemosyne, pulsões e arquivos culturais advindos das imagens", in O quê pensam as imagens (org..Etienne Samain). Campinas: Editora da Unicamp, 2011 (no prelo).
O Atlas de Madrid (2010) e "O Olho da História (I,II,III)" (2010-2011)
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas. Cómo llevar el mundo a cuestas?. (Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía), 2010, 431 p.
DIDI-HUBERMAN, Georges. "Atlas: Como llevar el mundo em cuestas". Sopro 41, Ed. Dezembro, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L´oeil de L'Histoire, 1: Quand les images prennent position; 2: Remontages du temps; 3: (no prelo). Paris: Les Éditions de Minuit, respectivamente, 2009, 2010, 2011)
(10ª, 11ª, 12ª, 13ª Sessões):
Imagem, memória e imaginário (1)
BRUNO, Fabiana. “Fotobiografia. Por uma Metodologia da Estética em Antropologia”. 2009. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
BRUNO, Fabiana. “Retratos da velhice: um duplo percurso metodológico e cognitivo”. 2003. 309p. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
Imagem, memória e imaginário (2)
BRUNO, Fabiana. “Fotobiografia: por uma metodologia da estética em antropologia” in Resgate- Revista Interdisciplinar de Cultura. Centro de Memória/UNICAMP, v.XVIII, p.27 - 45, 2010. Disponível em: http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate.
BRUNO, Fabiana e SAMAIN, Etienne. “Antropologia, Imagem e Memória. De alguns caminhos heurísticos” in Boletim Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas Em Arte & Fotografia. Departamento de Artes Plásticas. São Paulo: ECA/USP, CPArte & Foto v.2, p.37 - 44, 2007.
Imagem e Montagem
BRUNO, Fabiana e SAMAIN, Etienne. “Una cartografía Verbo-Visual de la Vejez. Fotobiografias y montajes de memórias” in Revista Chilena de Antropología Visual. v.10, p.1 - 15, 2007. Disponível em: http://www.antropologiavisual.cl/bruno_&_samain.htm.
Montagem, História , Estética e Tempo
Bruno, Fabiana. "Poéticas das imagens desdobradas. Ante a abertura do acervo fotográfico indígena de Etienne Samain" (proposta de Pós-Doc).
BRUNO, Fabiana. “Fotobiografia e Memória... Quando a imagem vive na Antropologia” In SAMAIN, Etienne. O quê pensam as imagens? Campinas/SP: Editora Unicamp, 2011(no prelo).
Conteúdo
Conteúdo Programático
Objetivos:
Urge saber que as imagens são nossos olhos, passados, presentes e futuros.
Olhos da historia, roupas da história. Roupagens e montagens de tempos anacrônicos, de vivências presentes, de sobrevivências, de ressurgências, de tantas outras memórias (individuais e coletivas). Pensar deste modo as imagens como um lugar de saber, um lugar de memória, um lugar de desejos, de fantasmas e de sonhos, um lugar de questionamentos, de razões e de desrazões. Lugares dentro dos quais, escrevemos nossa própria história.
Neste horizonte, pretende-se privilegiar uma discussão em torno das potencialidades heurísticas existentes entre História da Arte e Ciência da Cultura, apresentando criticamente a obra do pai da iconologia moderna – o historiador da arte e antropólogo judeo-alemão - Aby Warburg, sendo guiado por Georges Didi-Huberman, não somente seu maior exegeta atual mas, ainda, o brilhante filósofo e ensaísta, cujo sonho é o de fazer uma arqueologia do saber visual .
1ª Sessão: Problematização Geral da Disciplina. Distribuição das tarefas. Organização dos trabalhos do semestre
2ª Sessão: Como se constrói nosso "saber", melhor dizendo, as "idéias" e "representações" que nós fazemos do "real"?: Gregory Bateson
3ª Sessão: O que significa "Observar", tratando-se de entender os homens e as culturas.
O que observar ?
Algumas orientações: "As grandes teorias antropológicas"; "As estruturas que conectam os seres vivos" [Gregory Bateson]; "Modo maior e modo menor da realidade" [Albert Piette]; "Studium e Punctum" [Roland Barthes] "Na encruzilhada da imaginação e da razão: o lugar privilegiado das Artes" [Claude Lévi-Strauss]?
Como e com que observar? Suportes e dispositivos da observação (fala, escrita, meios audiovisuais modernos). Meios de comunicação, modos de pensar e maneiras de se organizar socialmente. Lógicas singulares. Debaixo da fala e da escrita: imagens, sempre imagens (Claude Lévi-Strauss; Jack Goody; Anne-Marie Christin).
+ Proposição/Provocação: A propósito de "Imagens Cruzadas" de Fabiana Bruno e de Etienne Samain (um exercício)
4ª Sessão: Pensar e conhecer por imagens (1) : Um primeiro estado da arte
As imagens não são bolas de sinuca. São "fenômenos" que participam de um "sistema" de pensamento [Gregory Bateson].
Imagens: Formas que pensam. Os tempos da imagem. Imagem e imaginação. Imagens enquanto mediações vivas das culturas [Aby Warburg ,Georges Didi-Huberman, Jean-Luc Godard, Jacques Aumont, Karl Sierek].
+ Proposição/Interrogação: Como aprender a "abrir" um livro de imagens: a propósito da obra de Sophie Calle: Prenez-soin de vous [Tome cuidado de você]. Com Moema Rocha Silva : "Manifestações do Duplo na Fotografia" (proposta Mestrado 2011).
5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Sessões: Pensar e conhecer por imagens (2): Aby Warburg e suas "Mnemosynes".
Prelúdio
Vida, personalidade e obra de Aby Warburg.
O principal exegeta do pensamento de Aby Warburg: Georges Didi-Huberman (aspectos e dimensões de uma obra em plena efervescência e maturidade).
Mnemosyne 1 : a Biblioteca de Hamburgo
Mnemosyne 2: o Atlas de imagens. Considerações gerais sobre a obra
+ Proposição/Comparação: Da "Reportagem" ao "Atlas", passando por "Análises" de imagens : "Vovó Viktor: um alegre enterro" (Etienne Samain); Os Argonautas do Mangue (André Alves); Balinese Character (Gregory Bateson e Margaret Mead)
Mnemosyne2: o Atlas de imagens. A Prancha 79
+ Proposição/Fascinação:
Oliveira, Silvia de."Étant donnés: uma arquitetura de interrogações de Duchamp". (proposta Mestrado 2011); Paula Marchini Senatore."Em torno de Antropologia da Face Gloriosa de Arthur Omar" (proposta Mestrado 2011).
O Atlas de Madrid (2010) e "O Olho da História (I,II,III)" (2010-2011)
(apresentação da Exposição e da trilogia de Georges Didi-Huberman)
+ Proposições/Posicionamentos: Juliana Biscalquim "Pensar o mundo por imagens: tempos e espaços na obra de Alex Flemming" ([proposta Mestrado, 2011] e Erna Barros. "Fotoetnografia: o ato fotográfico no intrigante discurso do grafite" (proposta Mestrado 2011).
10ª, 11ª, 12ª, 13ª Sessões: Mnemosyne e seus potenciais desdobramentos estéticos: Metodologias de metodologias
Imagem, memória e imaginário (1)
Imagem, memória e imaginário (2)
+ (para as duas sessões) Ressurgências/Supervivências Sandra Fantin. "Fotografia e memória: A construção de uma cidade através do olhar de seus desbravadores" (proposta Mestrado 2011); Regiane Rossi. "Ciganos: Peregrinos do tempo" (Tese de Doutorado, 2008); Alexsânder Nakaóka Elias."O uso da imagem como fonte de documentação e memória. Um percurso pela tradição budista Mahayana da HBS" (proposta Mestrado 2011).
Imagem e Montagem
+ Proposições: Montagem/Desmontagem/Remontagem.
Miranda João Paulo. "A Influência do Grupo Dziga Vertov no Cinema de Jean-luc Godard" (Mestrado defendido, 2010" e "Histoire(s) du Cinéma, as histórias contadas pelas próprias imagens" (projeto de pesquisa). Leandro Landgraf ("A Antropologia visual e a preservação ambiental: conceitos, metodologia e estudo de caso" (projeto Mestrado 2011)
Montagem, História, Estética e Tempo
14ª e 15ª Sessões: Apresentação dos trabalhos finais
Metodologia
Aulas expositivas, incluindo apresentações das pesquisas (em andamento) dos discentes/orientandos dos professores responsáveis pela disciplina
Observação
Toda a bibliografia elencada estará à disposição dos alunos