Turma DE626 - Seminários Avançados II - Turma A
Nome
Seminários Avançados II
Subtítulo
Humberto Mauro, o INCE e o documentário brasileiro entre 1930-1960
Cód. Disciplina - Turma
DE626 - A
Sala
Sala SM-03 - Ciclo Básico II
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE626 - Seminários Avançados II
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Critério de Avaliação
Seminário e trabalho final.
Bibliografia
ALMEIDA, Claudio Aguiar - O cinema como Agitador de Almas: Argila, uma Cena do Estado Novo, S.P, Annablume, 1999
AUTRAN, Arthur – Alex Viany: Crítico e Historiador. São Paulo, Perspectiva, 2003
BERNARDET, Jean-Claude – Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro. São Paulo: Annablume, 1995
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979
CATELLI. Rosana Elisa. Dos “Naturais” ao documentário: o cinema educativo e a educação do cinema entre os anos de 1920 e 1930. Campinas, UNICAMP, tese de doutorado, 2007.
CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida
moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
DA-Rin, Silvio. Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
FERRO, Marc. Cinema e História.São Paulo: Paz e Terra, 1992.
GALVÃO, Maria Rita. Crônica do cinema paulistano. São Paulo, Ática, 1975.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São.Paulo: Perspectiva, Ed. da Universidade de S.P, 1974.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980
GONZAGA, Alice. 50 anos de Cinédia. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1987
LABAKI, Almir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Francis, 2006.
MAURO, Humberto. Conferências Radiofônicas proferidas entre 1940 e 1942 - Cinemateca Brasileira, transcrição de Carlos Roberto de Souza, mimeo s/d.
MORAES, Alice Ferry. Os documentários em saúde dirigidos por Humberto Mauro no INCE. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
MORETTIN, Eduardo Victorio. Produção e formas de circulação do tema do
descobrimento do Brasil: uma análise de seu percurso e do filme Descobrimento
do Brasil (1937), de Humberto Mauro. IN: Revista Brasileira de História, São
Paulo, v.20, nº 39, p.135-165, 2000.
MORETTIN, Eduardo Victorio. Cinema educativo: uma abordagem histórica.
Comunicação e Educação, São Paulo, (4): 13 a 19, set/dez, 1995
RAMOS, Fernão P. Afinal...o que é mesmo documentário? São Paulo: SENAC, 2008.
RAMOS, Fernão P. e MIRANDA, Luís Felipe (orgs.).Enciclopédia do Cinema Brasileiro, S.P, Senac, 2000
ROCHA, Glauber. Revisão Crítica do Cinema Brasileiro. São Paulo: Cosak&Naif, 2003.
SCHVARZMAN, Sheila. Humberto Mauro e as Imagens do Brasil. São Paulo: UNESP, 2004.
SIMIS, Anita – Estado e Cinema no Brasil. São.Paulo: Anablume/Fapesp, 1996.
SOUZA, Carlos R. de – Humberto Mauro IN Catálogo Ciclo de Cinema Brasileiro, Cinemateca Brasileira e Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Abrl/Junho 1987
SOUZA, José Inácio Melo. O Estado contra os Meios de Comunicação (1889-1945). São Paulo: Annablume, 2003.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.) Documentário no Brasil. São Paulo: Summus Editorial, 2004.
VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de.Janeiro: Mec/Inst.Nac.do Livro, 1959.
VIANY, Alex (org.) Humberto Mauro: Sua vida/ Sua arte/ sua trajetória no cinema. Rio de Janeiro: Artenova/Embrafilme, 1978.
VIEIRA, João Luiz. Anatomias do visível: cinema, corpo e a máquina de ficção
científica. In: NOVAES, Adauto (org.). O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
FIGUEIROA, Alexandre. Rucker Vieira: uma experiência cinematográfica no Nordeste. Sessões do Imaginário• Porto Alegre • nº 8 • agosto 2002 • semestral • FAMECOS / PUCRS
TOLENTINO, Célia Aparecida Ferreira. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
XAVIER, Ismail – Sétima Arte: Um culto moderno. São.Paulo: Perspectiva, 1978.
Conteúdo
O Curso pretende abordar a produção fílmica do Instituto Nacional de Cinema Educativo criado em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas. O INCE produziu mais de 400 documentários sob a direção do cineasta Humberto Mauro, inserindo-se num momento histórico da sociedade brasileira em que projetos de modernidade e modernização estavam em debate. Os meios de Comunicação, o cinema e a educação faziam parte desses projetos sociais e políticos. No curso iremos abordar como o documentário se inseriu nesse debate e, em particular, como o cinema educativo e o cineasta Humberto Mauro participaram da formação do documentário brasileiro.
O objetivo do curso é refletir sobre a história e a produção do INCE, analisar os filmes documentários realizados por Humberto Mauro, e verificar a repercussão dessa obra na produção e crítica cinematográfica brasileira.
Conteúdo Programático
Aula 1 – Introdução ao curso: a bibliografia sobre Humberto Mauro e o INCE
Aula 2 – Cinema, Modernização e Documentário no Brasil: Dos “naturais” ao documentário.
Aula 3 – A Cinearte, as Imagens do Brasil e o Cinema Brasileiro
Aula 4 – Humberto Mauro na crítica cinematográfica de Paulo Emílio Salles Gomes
Aula 5 – Cinema e Estado: documentário e propaganda
Aula 6– Cinema e Estado: documentário e propaganda no Brasil
Aula 7 – Cinema e Educação: A Escola Nova e o cinema educativo
Aula 8 – A formação do Instituto Nacional de Cinema Educativo
Aula 9 – Cinema e História: O INCE, o filme “Descobrimento do Brasil”e os temas históricos
Aula 10 – O INCE e o cinema científico: ciência e nação
Aula 11 – O INCE e a educação rural: as campanhas sanitaristas
Aula 12 – O INCE e a produção dos curtas de Humberto Mauro: Brasilianas
Aula 13 – O documentário na Vera Cruz: Lima Barreto e Alberto Cavalcanti, os documentários “Painel”; “Santuário” e “São Paulo em Festa”.
Aula 14 – O Cinema Novo e o legado de Humberto Mauro: o documentário de David Neves “Humberto Mauro”
Aula 15 – “Aruanda”(1960) de Linduarte Noronha e a inauguração do documentário brasileiro para o cinema novo
Metodologia
Aulas expositivas, seminários, discussão de textos, projeção de filmes
Observação