Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

análise musical em questão

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - A


Sala Sala 03 do Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Denise Hortencia Lopes Garcia

Critério de Avaliação

Seminários e monografia final do curso.

Bibliografia

Bibliografia temporária DELALANDE, François. La terrace des audiences du clair de lune: essai d'analyse esthésique. Analyse Musicale, terceiro trimentre de 1989, p.75 - 84. EMMERSON, Simon. Analysis and the composition of electroacoustic music.1982. Tese de doutorado. The City University, Londres. FERRAZ, Silvio (org.). Notas, Atos e Gestos - relatos composicionais... Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. GUIGUE, Didier. Para uma análise “orientada a objetos” da obra para piano de Debussy e da música do séc. XX. Tese de doutorado. Paris: École des Hautes Études en Sciences Sociales, 1996. GUIGUE, Didier. Esthétique de la Sonorité: héritage de Debussy dans la musique pour piano du XXe siècle. Paris: L'Harmattan, 2009. NATTIEZ, Jean Jacques. "O modelo tripartite de semiologia musical: o exemplo de la catédrale engloutie, de Debussy." Debates, Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, número 06. Unirio: Centro de Letras e Artes, novembro de 2002, pp.7- 39. SALLES, Cecília. Crítica Genética. São Paulo: Educ, 2008. DONIN, Nicolas;THEUREAU, Jacques. La fabrique des Oeuvres. Circuit vol.18, número 1, Les Presses de l'Université de Montreal, 2008

Conteúdo

As principais correntes da análise musical moderna (incluindo análise schenkeriana, pitch set theory...) estão ancoradas especificamente na noção de nota musical escrita na partitura e consideram praticamente apenas o parâmetro da altura em seu escopo analítico. O objetivo desta disciplina é adicionar outras possibilidades analíticas, por vezes tomando emprestadas ferramentas teóricas originalmente surgidas em outras áreas do conhecimento. A disciplina tem como objetivo percorrer alguns métodos de análise, tendo como eixo estrutural os níveis analíticos propostos por Molino/Nattiez: poiesis, estesis e neutro. Desta forma, para uma abordagem estésica nos aproximaremos dos métodos de análise pela escuta de François Delalande e de desenvolvimento de partituras de escuta; para uma abordagem poiética nos aproximaremos do método da crítica genética e sua aplicação em música; para uma abordagem do ponto de vista do objeto representado na escrita musical nos aproximaremos do método proposto por Didier Guigue em seu livro "Esthétique de la Sonorité"

Metodologia

Leitura e discussão de textos teóricos sobre os diferentes pontos do programa, demonstrações analíticas que utilizaram essas ferramentas e realização prática de análises.

Observação

Se for possível uma parte prática na disciplina é recomendável o aporte de laptop para as aulas.