Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma C
Nome
Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Subtítulo
Música e deficiência visual: relações entre fatos e mitos
Cód. Disciplina - Turma
MS102 - C
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Claudiney Rodrigues Carrasco
Critério de Avaliação
Participação em sala de aula
Cumprimento das atividades propostas
Realização de trabalhos
Apresentação de seminário
Bibliografia
BELARMINO, J. As novas tecnologias e a "desbrailização": mito ou realidade?. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, SENABRAILLE, 2, 2001, João Pessoa,. Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br/joana/textos/tecni08.html Acesso em: 10 maio 2011
BONILHA, F.F.G. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. 2006. 226 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
Conteúdo
Conceituação e princípios de acessibilidade: barreiras físicas e atitudinais;
Fundamentos da Educação Musical Inclusiva;
Mecanismos básicos da leitura e escrita musical em Braille;
Normatização e aplicação da musicografia Braille;
Desafios da transcrição de partituras pertencentes a diferentes repertórios e gêneros musicais;
Uso das tecnologias em prol da acessibilidade;
Uso das tecnologias na transcrição de partituras em Braille.
Objetivos
Discutir aspectos da interação entre pessoas com e sem deficiência visual no campo da Música, tendo em vista a problematização de suas principais metas e desafios;
Abordar a importância do ensino da Musicografia Braille, dentro do processo de formação musical das pessoas com deficiência visual;
Proporcionar o contato com os mecanismos básicos da leitura e escrita musical em Braille;
Possibilitar a aplicação dos fundamentos de leitura e escrita à prática musical dos alunos;
Possibilitar o conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis para a produção de partituras.
Metodologia
A disciplina será dividida em quatro módulos:
Módulo 1:Fundamentos e princípios de acessibilidade:
Será discutido o que se entende por acessibilidade, e serão problematizadas as diferentes abordagens sobre o tema. Serão levantadas as principais barreiras de acessibilidade que podem ser observadas no cotidiano.
Módulo 2: Mecanismos do código de leitura e escrita musical em braille;
Serão analisadas as peculiaridades da musicografia braille e a equivalência deste código com a musicografia em tinta. Em função destas peculiaridades, será discutida a interação entre alunos e professores no processo de ensino e aprendizado deste código.
Módulo 3: Especificidades e aplicações dos fundamentos anteriormente abordados
Será avaliada a aplicação da musicografia braille nas transcrições de partituras pertencentes a diferentes gêneros e repertórios musicais. Serão apresentadas as principais tecnologias atualmente disponíveis neste campo.
Módulo 4: Apresentação de seminários
Serão selecionados, pelos alunos, alguns temas que constituem um aprofundamento dos tópicos previamente estudados. A classe será dividida em subgrupos e estes temas serão apresentados sob a forma de seminários.
Metodologia e estratégias de avaliação
As aulas referentes aos três primeiros módulos serão expositivas, e estas serão fundamentadas pelos textos contidos na bibliografia indicada, os quais deverão ser previamente lidos pelos alunos. A avaliação final será realizada mediante a apresentação de seminários e de trabalhos finais escritos, entregues por cada grupo.
Observação
A disciplina encontra-se sob a responsabilidade do Prof. Dr. Claudiney Carrasco, mas será conduzida pelo Dr. Vílson Zattera, pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Música, e pela Dra. Fabiana Bonilha, ambos da equipe do Laboratório de Acessibilidade da UNICAMP.