Turma AC001 - Pesquisa em Artes - Turma A

Nome

Pesquisa em Artes

Subtítulo

Autoetnografia e Cartogratafia

Cód. Disciplina - Turma

AC001 - A


Sala Aulas Iniciais: LUME. Condensado: FCM
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome AC001 - Pesquisa em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 30
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Aulas iniciais: 12, 19 e 26 de março no LUME. Após forma condensada: dias 02, 03, 04, 07, 08 de Maio de 2012-14:00-17:00 e 19:00-22:00. Participação de Sergio Resende de Carvalho (FCM), Sílvio Gallo (FE) e PHd. Lisa Mazzei (EUA).

Docentes

Ana Cristina dos Santos Tourinho

Critério de Avaliação

Participação ativa em aula e reflexão escrita final que relacione o conteúdo da disciplina (ou parte dele) com o projeto do pesquisador de mestrado ou doutorado.

Bibliografia

JACKSON, Alecia Youngblood, MAZZEI, Lisa A. Voice in qualitative inquiry : challenging conventional, interpretive, and critical conceptions. BARRET Estelle, BOLT Barbara. Practice as Research: Context, Method, Knowledge LIMA, E. A.; ARAGON, L. E. Agenciamento coletivo e clínica. In: Lima, E. A.; Ferreira Neto, J. L.: Aragon, L. E. (orgs). Subjetividade contemporânea: desafios teóricos e metodológicos. Ed. CRV, 2010. MAZZEI. Lisa. Thinking data with Deleuze. International Journal of qualitative studies in education, 23: 5, 511-523. 2010. PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1973. ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo, devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, v. 1, n.2, 1996.

Conteúdo

A eficácia e eficiência da medotodologia científica ha muito vem sendo questionada em relação a pesquisa em artes dentro da academia. Em face disso, muitos outros processos foram desenvolvidos para que a pesquisa na area de artes tivesse resultados mais potentes tanto em termos artisticos práticos como em seu aspecto de questionamento e reflexão. Dessa forma nasceram sistemas e proposições que levam em conta os aspectos singulares do criador e da criação, seus aspectos processuais, suas in-definições e suas problematizações intrínsicas, Cria-se, assim um campo de questões claros ao campo artístico. Nesse rastro e no bojo da pesquisa qualitativa, propostas como a Arts-Based Research, Practice as Research, Autoetnografia, Cartografia entre outras buscam potencializar e compreender de uma maneira mais "atlética-afetiva" a pesquisa artística. A disciplina terá como foco a Cartografia e a Autoetnografia já que pretende ser trans-disciplinar visto que esses procedimentos de pesquisa transbordam as bordas do território artístico e invadem outras áreas. No caso específico desse semestre a disciplina será também realizada com professores da área de Educação e de Medicina, possivelmente tendo uma convidada dos EUA, a PH.D Lisa Mazzei, uma estudiosa da Autoetnografia (a confirmar).

Metodologia

Aulas em formato de debate aberto sobre textos selecionados a partir do campo teórico e conceitual apresentado na bibliografia da disciplina.

Observação