Turma DE006 - Cinema documentário e movimentos sociais. - Turma A

Nome

Cinema documentário e movimentos sociais.

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

DE006 - A


Sala Auditório do LIS
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE006 - Cinema documentário e movimentos sociais.
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
INICIO DAS AULAS DIA 06 /03/2012.

Docentes

Marcius César Soares Freire

Critério de Avaliação

Todos os participantes deverão entregar, no final do semestre, um ensaio de 20 páginas para os doutorandos e de 15 páginas para os mestrandos, cujo tema deverá ser obrigatoriamente relacionado à proposta do curso. Tal texto deverá ser estruturado na forma de um artigo suscetível de ser publicado e deverá ser redigido em Times New Roman, tamanho 12, espaço de 1.5 e apresentado em papel A-4. As duas últimas sessões do semestre serão dedicadas à apresentação individual de seminários. Todos(as) deverão fazer uma apresentação oral de 15 minutos sobre um tema previamente estabelecido em sala de aula. É facultada a utilização de material audiovisual como parte da apresentação desde que sua exibição não ultrapasse ¼ do tempo total.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA Abramo, Laís Wendel, O resgate da dignidade: greve metalúrgica e subjetividade operária, Campinas, Editora da Unicamp & Imprensa Oficial, 1999. Alea, Tomás Gutiérrez. Dialética do espectador – Seis ensaios do mais laureado cineasta cubano, São Paulo; Summus Editorial, 1983. Amado, Ana, La imagen justa – Cine argentino y político, 1983-2007, Buenos Aires: Ed. Colihue, 2006. Avelar, José Carlos, “Seeing, Hearing, Filming: Notes on the Brazilian Documentary”, in: Johnson, Randal & Stam, Robert, Brazilian Cinema, Austin: University of Texas Press, 1982, pp. 328-339. Benjamin, Walter. "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" e "O autor como produtor". In: Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política, São Paulo: Brasiliense, 1985. Bernardet, Jean-claude, “Le documentaire”, in: Paranaguá, Paulo Antonio (Org.), Le cinéma brésilien, Paris: Editions du Centre Georges Pompidou, 1987, PP. 165-178. Bernardet, Jean-claude, “Méandres de l’identité”, in: Paranaguá, Paulo Antonio (Org.), Le cinéma brésilien, Paris: Editions du Centre Georges Pompidou, 1987, PP. 231-244. Bernardet, Jean-Claude, Cineastas e imagens do povo, São Paulo: Cia. Das Letras, 2003. Burton, Julianne, Cinema and Social Change in Latin America. Conversation with Filmmakers, Austin: University of Texas Press, 1988. Burton, Julianne (Ed.), The Social Documentary in Latin America, Pittsburgh: Latin America Series, 1990. Carynnyk, Marco (Org.), Alexander Dovzhenko: The Poet as Filmmaker. Selected Writings, Cambridge: The MIT Press, 1973. Chanan, Michael, The Politics of Documentary, London: BFI, 2007. Cozarisnky, Edgardo. “O imprevisível futuro de Medvekin”. In: Lutar sempre: Estudos de audiovisual e construção da realidade. São Paulo: Rede Cultural da Terra, 2011. Da-Rin, Sílvio, Espelho Partido. Tradição e transformação do documentário, Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004. Downing, John D. Mídia Radical: rebeldias nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Senac, 2004. Eugenio, Marcos Francisco Napolitano de, Nós que nos amávamos tanto: protestos de rua contra o regime militar na grande São Paulo – 1977-1984, Tese de doutorado-São Paulo: FFLCH/USP, 1994. Freire, Marcius, “A estética contra a ética”, in: Furtado, Beatriz (Org.), Imagem contemporânea, São Paulo: Editora Hedra, 2009, pp. 191-214. Gadjigo, Samba, Faulkingham, Rahph H., Cassirer, Thomas & Sander, Reinhard (Orgs.), Sembène Ousmane. Dialogue with critics and Writers, Amherst, MA: University of Massachusetts Press, 1993. Gaines, Jane, “Political Mimesis”, in: Jane Gaines & Michel Renov (Eds.), Collecting Visible Evidence, Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999, pp. 84-102. Guerrero, Ed, Framing Blackness. The African American Image in Film, Philadelphia: Temple University Press, 1993. Guzman, Patrício. “Los desafíos de la realidad: Una entrevista con Patricio Guzmán” por Andrés e Santiago Rubín de Cellis. In Doc On-line 2008 - número 8/2010. Disponível em http://www.doc.ubi.pt/08/doc08.pdf Hennebelle, Guy, Gumucio-Dragon, Alfonso (Orgs), Les cinemas de l’Amérique Latine, Paris: Lherminier, 1981. Hobsbawm, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia das Letras, 1994. Hojas de Cine. Testimonios y documentos del nuevo cine latinoamericano, Volúmenes I y III, México, D. F.: Universidad Autónoma Metropolitana & Fundación Mexicana de Cineastas, 1988. Ianni, Octávio, O ABC da classe operária, São Paulo: Hucitec, 1980. Kepley Jr., Vance, In the Service of the State. The cinema of Alexander Dovzhenko, Madison: The University of Wisconsin Press, 1986. Labaki, Amir, Cereghino, Mario J., (Orgs.), Solanas por Solanas. Um cineasta na América Latina. São Paulo: Editora Iluminuras & Memorial da América Latina, 1993. Labaki, Amir. O olho da revolução: o cinema urgente de Santiago Alvarez. São Paulo: Iluminuras, 1994. López, Ana M., “(Not) Looking for Origins: Postmodernism, Documentary, and America”, in: Michael Renov (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993, pp. 151-163. Michelson, Anette, “L’Homme à la Caméra: de la Magie à l’Épistémologie”, in: Dominique Noguez (Ed.), Cinéma: Théorie, Lectures, Paris: Klincksiek, Numéro Spécial de la Revue d’Esthétique, 1978, pp. 295-310. Machado, Arlindo, Os anos de chumbo, Porto Alegre: Sulina, 2006. Manfredi, Silvia Maria, A educação sindical entre o conformismo e a crítica, São Paulo: Escritura Editora, 1996. Marinone, Isabelle. Cinema e anarquia. Rio de Janeiro: Azougue, 2009. Maués, Eloisa Aragão. Em câmara lenta, de Renato Tapajós: a história do livro, experiência histórica da repressão e a narrativa literária. Dissertação de Mestrado, São Paulo: FFLCH/USP, 2008. Medvedkin, Alexander, El cine como propaganda política. 294 días sobre ruedas, Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 1973. Neves, Bráulio de Britto. “Máquinas retóricas livres do documentário Ciberativista”. In: Doc On-line. Revista Digital de Cinema Documentário, número 8/2010. Disponível em http://www.doc.ubi.pt/08/doc08.pdf Noriega, Chon A. (Org.), Visible Nations. Latin American Cinema and Video, Minneapolis, London: University of Minneapolis Press, 2000. Oliveira, Henrique Luiz Pereira. “Transformações no vídeo popular”. In: Lutar sempre: Estudos de audiovisual e construção da realidade. São Paulo: Rede Cultural da Terra, 2011. Revista do vídeo popular- números 2-6 (2009-2011), Coletivo de Vídeo Popula . Disponível em http://videopopular.wordpress.com/revista/ Santoro, Luis Fernando. A imagem nas mãos: o vídeo popular no Brasil. São Paulo, Summus, 1989. In: Lutar sempre: Estudos de audiovisual e construção da realidade. São Paulo: Rede Cultural da Terra, 2011. Santos, Milton. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2000. Paranaguá, Paulo, “Cinema na América Latina. Longe de deus e perto de Hollywood, Porto Alegre: L&PM, 1985. Petric, Vlada, “Vertov’s Cinematic Transposition of Reality”, in: Charles Warren (Ed.), Beyond Document. Essays on Nonfiction Film, Hanover and London: Wesleyan University Press, 1996, pp. 271-294. Pines, Jim & Willemen, Paul, Question of Third Cinema”, London: British Film Institute Publishing, 1994.Ramos, Fernão Pessoa, Mas afinal, o que é mesmo documentário?, São Paulo: Editora do Senac, 2008. Rocha, Glauber, Revolução do cinema novo/Glauber Rocha, São Paulo: Cosacnaif, 2004. Roth, Laurent & Bellour, Raymond, Qu’est-ce qu’une madeleine ? A propos du cd-rom ‘Immemory’ de Chris Marker, Paris : Yves Gevaert Éditeur & Centre Georges Pompidou, 1997. Sanjines, Jorge y grupo Ukamau, Teoria y práctica de un cine junto al pueblo, México. D.F., Sigloveintiuno Editores, 1987. Sobrinho, Gilberto Alexandre. “Caravana Farkas e o moderno documentário brasileiro: introdução ao contexto e aos conceitos dos filmes”. In Soares, Rosana de Lima; Machado JR, Rúbens, Araújo, Luciana Corrêa. Estudos de Cinema - Socine IX. São Paulo: Annablume/Socine, 2006. (Disponível no Google Books). Sadoul, George, Dziga Vertov, Paris: Editions Champ Livre, 1971. Sadoul, Georges. “A vida de improviso”. In: Torres, A. Roma (Org.), Porto: Afrontamentos, 1975. Souza, Carlos Alberto de, “Humberto Mauro”, in: Paranaguá, Paulo Antonio (Org.), Le cinéma brésilien, Paris: Editions du Centre Georges Pompidou, 1987, PP. 135-144. Spinosa, Julio García “Por un cinema imperfeito”. In: Lutar sempre: Estudos de audiovisual e construção da realidade. São Paulo: Rede Cultural da Terra, 2011. Teixeira, Francisco Elinaldo. Documentário no Brasil: tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004. Vertov, Dziga, Articles, Journaux, Projets, Paris: Union Générale d’Editions, 1972. Vertov, Dziga. Kino-Eye: The writings of Dviga Vertov (org: Annete Michelson). Los Angeles: University of California Press, 1984. Vertov, Dziga, “Extrato do ABC do Kinoks” “Nós- Variação do manifesto”, “Resolução do conselho dos três”, “Nascimento do Cine-Olho” In: Xavier, Ismail, A experiência do Cinema (org.). São Paulo: Graal, 2009. Vilaça, Mariana. Cinema Cubano: Revolução política e cultural. São Paulo: Alameda, 2010. Tapajós, Renato, Em câmara lenta, São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1979. Tavares, Denise. “Solanas: Documentário e militância em meio ao nuevo cine argentino”. In Doc On-line. Revista Digital de Cinema Documentário - número 8/2010. Disponível em http://www.doc.ubi.pt/08/doc08.pdf Vogel, Amos, Le Cinéma art Subversif, Paris: Buchet/Chastel, 1977. Xavier, Ismail, “Critique, idéologies, manifestes”, in: Paranaguá, Paulo Antonio (Org.), Le cinéma brésilien, Paris: Editions du Centre Georges Pompidou, 1987, PP. 221-230.

Conteúdo

A disciplina pretende analisar o documentário e suas relações com as lutas e movimentos sociais da história mundial. Pensar o documentarismo em suas potencialidades políticas de forma geral e especialmente em grupos e autores militantes que, ao longo da história do cinema, construíram outras possibilidades éticas, estéticas e políticas com suas lentes apontadas para os conflitos do mundo histórico.. Sessão 1- Apresentação Sessão 2- Cinema, modernidade e classe trabalhadora (O cinema dentro da “invenção da vida moderna” e a “construção da coletividade”; A cooperativa “Cinema do Povo” (Cinéma du Peuple) e o Cinema Anarquista na Revolução Espanhola. Sessão 3 - Cinema e Revolução Russa I: Vertov, Medvekine e Dovzhenko. Sessão 4 - Cinema e Revolução Russa II: Vertov, Medvekine e Dovzhenko. Sessão 5- Cinema Militante na França (Grupo Medvedkine, Chris Marker). Sessão 6- Cinema Militante na França (Grupo Dziga Vertov, Jean-Luc Goddard). Sessão 7- Novo Cinema Latino-americano: Argentina (Fernando Birri, Fernando Solanas, Octavio Getino, Raymundo Gleyser). Sessão 8- Novo Cinema Latino-americano: Cuba (Santiago Alvarez, Tomás Gutiérrez Alea). Sessão 9- Nuevo Cine Latino-americano: Chile e Bolívia (Patricio Guzmán e Jorge Sanjines). Sessão 10- Documentário Moderno no Brasil: o som direto e os "donos da voz”. Sessão 11- Greves e imagens e movimento. Sessão 12- Globalização, novas tecnologias, videoativismo/ciberativismo. Sessão 13- Vídeo Popular no Brasil: nascimento e reorganização. Sessão 14 - Seminários Sessão 15 - Seminários FILMOGRAFIA PRELIMINAR “As misérias da agulha” (Cinéma du Peuple, 13`1914). “Barcelona trabaja para el frente” (CNT, 23’, 1936). “Cine-Olho” (Dziga Vertov, 1924, 78’). “Elegia a Alexandre” (Chris Marker, 1993, 120`). “Jornal número 4” (Alexandre Medvekine, 10’). “Classe de Luta” (Grupo Medvedkine, 1968, 39). “Souchaux, 11 de junho de 1968” (1970, 28’). “Um filme com os outros” (Grupo Dziga Vertov, 1968, 100’). “Tire Dié” (Fernando Birri, 1960, 32’). “Hora de los Hornos” (Fernando Solanas, 1968, 260’). “Memórias do Subdesenvolvimento” (Tomás Gutiérrez Alea, 1968, 97’. ) “Now” (Santiago Alvarez, 1965, 5’). “ Hasta la Victoria Siempre” (Santiago Alvarez, 1967, 19’). “A Batalha do Chile” (Patricio Guzmán, 1975/1979, 100’, 90’, 80’). “Viramundo” (Geraldo Sarno, 1965, 37’). “Maioria Absoluta” (Leon Hirszman, 1964, 20’). “Universidade em crise” (Renato Tapajós, 1965, 16’). “Liberdade de Imprensa” (João Batista de Andrade,1967, 24’). “Greve” (João Batista de Andrade, 1979, 36’). “ABC da Greve” (Leon Hirszman, 1979/1990, 75). “ Linha de Montagem” (Renato Tapajós, 1982, 90’). “Essa é a cara da democracia (coletivo, 2000, 75`). “O ultimo garimpo” (Waldir Martins e Nelson Baltrusis, 1984, 23’). “Atrás da Porta” (Vladimir Seixas e Chapolin, 2009, 92’).

Metodologia

O curso será fundamentado em leituras que deverão ser efetuadas semanalmente, na projeção de filmes diretamente vinculados ao tema tratado e na discussão a partir dos assuntos abordados nos dois itens anteriores. A participação nos debates mencionado no item anterior é imprescindível e será um dos critérios de avaliação.

Observação