Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Composição

Subtítulo

Matrizes do pensamento harmônico na música do concerto do século XX

Cód. Disciplina - Turma

MS101 - A


Sala Sala 3 - Depto Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
INÍCIO DAS AULAS EM 06/03/2012

Docentes

Silvio Ferraz Mello Filho

Critério de Avaliação

Apresentação final de trabalhos em colóquio de fim de curso e monografia resumida da apresentação no colóquio

Bibliografia

• Barrière, J.B - Le timbre, metaphore pour la composition. Paris: IRCAM, 1991. • Berio, Luciano. Remembering the future. Cambridge: Harvard Univ. Press. 2006. • Brindle, R. Smith. The new music: the avant-garde since 1945. NY: Oxford univ. press. 1987. • Grisey, Gérad. Ecrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris : MF. 2008 • Ferneyhough, Brian. Collected Writings (Contemporary Music Studies). Londres: Routledge, 1995 • Harvey, Jonathan. The music of Stockhausen. Londres: Faber. 1975 • Hervé Jean-Luc: Dans le vertige de la durée (Vortex Temporum de Gérard Grisey), Paris: L’Harmattan, 2001. • Messiaen, Olivier Techniques de mon langage musical. Paris: Leduc. 1940 • Messiaen, Olivier. Traité d’ornitologie, temps et couleur-1942-1992, Paris: Leduc, 1994. • Murail, Tristan. “A revolução dos sons complexos”. Trad.bras. de José Augusto Mannis. Cadernos de Estudo: Análise Musical. vol.5. S.Paulo: Atravéz. 1992. • Stravinsky, Igor e Craft Robert (org). Rite of Spring Sketchbook. NY: Boosey&Hawkes, 1965.

Conteúdo

Este curso tem por objetivo fazer uma introdução às propostas expoentes do pensamento harmônico na música de concerto no século XX. O curso se baseará em análise de repertório com estudo das obras Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, Quarteto para o fim do tempo de Olivier Messiaen, Six Encores de Luciano Berio. Do repertório mais recente serão analisadas passagens diversas em composições de Brian Ferneyhough (Mnemosine, La chute d’Icar, Étude Trascendantales) e Gérard Grisey (sobretudo o pensamento harmônico da composição de Vortex Temporum).

Metodologia

fundamentação das análises se dará a partir de textos dos próprios compositores (os manuscritos da Sagração da Primavera, o Technique de mon langage musical de Messiaen, Collected writtings de Ferneyhough, Remembering the futur de Luciano Berio e Écrits de Gérard Grisey) e textos de análise musical que enfoquem as obras abordadas mas tendo sempre em vista o estudo direto das partituras.

Observação