Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Composição
Subtítulo
Matrizes do pensamento harmônico na música do concerto do século XX
Cód. Disciplina - Turma
MS101 - A
Sala
Sala 3 - Depto Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
INÍCIO DAS AULAS EM 06/03/2012
Docentes
Silvio Ferraz Mello Filho
Critério de Avaliação
Apresentação final de trabalhos em colóquio de fim de curso e monografia resumida da apresentação no colóquio
Bibliografia
• Barrière, J.B - Le timbre, metaphore pour la composition. Paris: IRCAM, 1991.
• Berio, Luciano. Remembering the future. Cambridge: Harvard Univ. Press. 2006.
• Brindle, R. Smith. The new music: the avant-garde since 1945. NY: Oxford univ. press. 1987.
• Grisey, Gérad. Ecrits ou l’invention de la musique spectrale. Paris : MF. 2008
• Ferneyhough, Brian. Collected Writings (Contemporary Music Studies). Londres: Routledge, 1995
• Harvey, Jonathan. The music of Stockhausen. Londres: Faber. 1975
• Hervé Jean-Luc: Dans le vertige de la durée (Vortex Temporum de Gérard Grisey), Paris: L’Harmattan, 2001.
• Messiaen, Olivier Techniques de mon langage musical. Paris: Leduc. 1940
• Messiaen, Olivier. Traité d’ornitologie, temps et couleur-1942-1992, Paris: Leduc, 1994.
• Murail, Tristan. “A revolução dos sons complexos”. Trad.bras. de José Augusto Mannis. Cadernos de Estudo: Análise Musical. vol.5. S.Paulo: Atravéz. 1992.
• Stravinsky, Igor e Craft Robert (org). Rite of Spring Sketchbook. NY: Boosey&Hawkes, 1965.
Conteúdo
Este curso tem por objetivo fazer uma introdução às propostas expoentes do pensamento harmônico na música de concerto no século XX. O curso se baseará em análise de repertório com estudo das obras Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, Quarteto para o fim do tempo de Olivier Messiaen, Six Encores de Luciano Berio. Do repertório mais recente serão analisadas passagens diversas em composições de Brian Ferneyhough (Mnemosine, La chute d’Icar, Étude Trascendantales) e Gérard Grisey (sobretudo o pensamento harmônico da composição de Vortex Temporum).
Metodologia
fundamentação das análises se dará a partir de textos dos próprios compositores (os manuscritos da Sagração da Primavera, o Technique de mon langage musical de Messiaen, Collected writtings de Ferneyhough, Remembering the futur de Luciano Berio e Écrits de Gérard Grisey) e textos de análise musical que enfoquem as obras abordadas mas tendo sempre em vista o estudo direto das partituras.
Observação