Turma AV201 - Laboratório I - Turma A

Nome

Laboratório I

Subtítulo

Gravura Contemporânea: relações com a matéria e a memória

Cód. Disciplina - Turma

AV201 - A


Sala AP05-Sala de Gravura
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV201 - Laboratório I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Iníco das aulas em 12 de março

Docentes

Luise Weiss

Critério de Avaliação

- Produção prática, estipulada com cada aluno, segundo seus projetos; - Apresentação e conversa com os colegas da classe sobre o recorte da produção prática; - Entrega de um relatório, que aborda a práxis e a reflexão do projeto artístico; - Reunião da prática com a teoria a partir dos projetos elaborados pelos alunos, em forma de seminários e relatório escrito;

Bibliografia

AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo: Papirus, 1995 BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984 BENJAMIN, Walter. A Obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas n.1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994 BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994 CATLEMAN, Riva. Prints of the 20th Century. A history. London: Thames and Hudson, 1976 DIDIHUBERMAN, Georges. L’empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997 DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1997 EICHEMBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York: Harry N. Abrams Inc., 1976 FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra: introdução à bibliografia brasileira, à imagem gravada. São Paulo: EDUSP, 1994 FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaio para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985 GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997 HELLER, Jules. Printmaking today. New York: Rinehart and Winston Inc., 1972 IVINS JR., W.M. How prints look. Boston: Beacon Press, 1994 IVINS JR., W.M. Imagen impresa y conicimiento. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1975 LEITE, José Roberto Teixeira. A Gravura Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1966 MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Cosac&Naify, 1999 WEINRICH, Harald. Lete – Arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001 WISNESKI, Kurt. Monotype / Monoprint – History and techniques. New York: Bullbrier Press, 1995

Conteúdo

- Questões da Gravura no panorama da Arte Contemporânea, nacional e internacional; - Mudanças nos eixos Europa-Estados Unidos da América: Movimentos artísticos como a Pop Art, as montagens fotográficas e pesquisas com novas tecnologias; - A relação da impressão com a fotografia, hibridações e diálogos entre as áreas expressivas; - A Gravura, questões dos suportes e diferentes materialidades: aspectos da experimentação; - Impressões, arquivos, apropriações: questões da memória e do tempo; - Obras de alguns artistas como referência: Leila Danziger, Claudio Mubarac, Evandro Carlos Jardim, Marcelo Mosquetta, Feres Khoury, Regina Silveira e outros; - O suporte como lugar da representação e seu rompimento em função de uma autonomia expressiva (novos usos e funções). Pintores e escultores que utilizam a gravura como técnica mista – A. Kiefer, Warhol, Richard Serra, etc; - Hibridação da Gravura com a Fotografia: Fotoetching (fotogravura), algumas considerações sobre novas tecnologias.

Metodologia

- Desenvolver atividades práticas, de ateliê, pesquisas de meios e suportes; Pesquisas teóricas e leitura de textos indicados; - Reflexões sobre os procedimentos artísticos interligando a pesquisa prática com a teórica; - Encaminhamento de textos para leituras e discussões em sala de aula.

Observação