Turma AV201 - Laboratório I - Turma A
Nome
Laboratório I
Subtítulo
Gravura Contemporânea: relações com a matéria e a memória
Cód. Disciplina - Turma
AV201 - A
Sala
AP05-Sala de Gravura
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV201 - Laboratório I
Total de Horas Atividades Teóricas
0
Total de Horas Atividades Prática
45
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Iníco das aulas em 12 de março
Docentes
Critério de Avaliação
- Produção prática, estipulada com cada aluno, segundo seus projetos;
- Apresentação e conversa com os colegas da classe sobre o recorte da produção prática;
- Entrega de um relatório, que aborda a práxis e a reflexão do projeto artístico;
- Reunião da prática com a teoria a partir dos projetos elaborados pelos alunos, em forma de seminários e relatório escrito;
Bibliografia
AUMONT, Jacques. A imagem. São Paulo: Papirus, 1995
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984
BENJAMIN, Walter. A Obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas n.1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994
CATLEMAN, Riva. Prints of the 20th Century. A history. London: Thames and Hudson, 1976
DIDIHUBERMAN, Georges. L’empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1997
EICHEMBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York: Harry N. Abrams Inc., 1976
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra: introdução à bibliografia brasileira, à imagem gravada. São Paulo: EDUSP, 1994
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaio para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997
HELLER, Jules. Printmaking today. New York: Rinehart and Winston Inc., 1972
IVINS JR., W.M. How prints look. Boston: Beacon Press, 1994
IVINS JR., W.M. Imagen impresa y conicimiento. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1975
LEITE, José Roberto Teixeira. A Gravura Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1966
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Cosac&Naify, 1999
WEINRICH, Harald. Lete – Arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001
WISNESKI, Kurt. Monotype / Monoprint – History and techniques. New York: Bullbrier Press, 1995
Conteúdo
- Questões da Gravura no panorama da Arte Contemporânea, nacional e internacional;
- Mudanças nos eixos Europa-Estados Unidos da América: Movimentos artísticos como a Pop Art, as montagens fotográficas e pesquisas com novas tecnologias;
- A relação da impressão com a fotografia, hibridações e diálogos entre as áreas expressivas;
- A Gravura, questões dos suportes e diferentes materialidades: aspectos da experimentação;
- Impressões, arquivos, apropriações: questões da memória e do tempo;
- Obras de alguns artistas como referência: Leila Danziger, Claudio Mubarac, Evandro Carlos Jardim, Marcelo Mosquetta, Feres Khoury, Regina Silveira e outros;
- O suporte como lugar da representação e seu rompimento em função de uma autonomia expressiva (novos usos e funções). Pintores e escultores que utilizam a gravura como técnica mista – A. Kiefer, Warhol, Richard Serra, etc;
- Hibridação da Gravura com a Fotografia: Fotoetching (fotogravura), algumas considerações sobre novas tecnologias.
Metodologia
- Desenvolver atividades práticas, de ateliê, pesquisas de meios e suportes;
Pesquisas teóricas e leitura de textos indicados;
- Reflexões sobre os procedimentos artísticos interligando a pesquisa prática com a teórica;
- Encaminhamento de textos para leituras e discussões em sala de aula.
Observação