Turma AV013 - Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método - Turma A

Nome

Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV013 - A


Sala AP - 10
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV013 - Tópicos Especiais: Projeto: criatividade e método
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Lygia Arcuri Eluf

Critério de Avaliação

Apresentações individuais/seminários.

Bibliografia

Bauman, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. Boden, Margaret A. Dimensões da Criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. Finke, R. A.; Ward, T. B.; Smith, S. M. Creative Cognition: Theory, Research and Applications. Massachusetts: Bradford Books / The MIT Press, 1996. Goel, V. Sketches of Thought. Massachusetts: Bradford Book/ The MIT Press, 1995. Lévy, Pierre. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. Lubart, T. Psicologia da Criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007. Oxman, R. “Precedents in design: a computational model for the organization of precedent knowledge”. Design Studies, v. 15, nº 2, 1996,141-157, 1994. Schön, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. Sternberg, R. J. Creativity as a Habit. New York: Worldscibooks, 1999. Virilio, Paul. O Espaço Crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

Conteúdo

Discutir a metodologia de pesquisa em arte, abordando diferentes aspectos do processo de investigação, concentrando o assunto em arte mas com um vínculo em metodologias de pesquisa em outras áreas do conhecimento ( do método científico até a investigação em áreas mais próximas, como humanidades). Em seguida os alunos deverão apresentar os resultados de suas pesquisas em forma de seminários e desenvolvimento de projetos.

Metodologia

Leituras e discussões, desenvolvimento das atividades práticas com acompanhamento crítico.

Observação