Turma AC400 - Estudos em Artes da Cena - Turma A

Nome

Estudos em Artes da Cena

Subtítulo

Música e Artes da Cena

Cód. Disciplina - Turma

AC400 - A


Sala Sala ED-07 no prédio anexo da F.E
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC400 - Estudos em Artes da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

As avaliações irão contar principalmente com a participação dos alunos nos encontros e com um trabalho final desafiador, no quel grupos de pessoas ligadas a uma das áreas artísticas farão reflexões sobre alguma outra área das artes, evidentemente dentre aquelas envolvidas no curso.

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail (Voloshinov, Valentin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13ª ed. São Paulo: Hucitec, 2009. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997. GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2005. SEINCMAN, Eduardo. Estética da comunicação musical. São Paulo: Via Lettera, 2008. SIQUEIRA, Denise da Costa O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006. SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. São Paulo: Editora Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo, 1979. TRATENBERG, Lívio. Música de cena. São Paulo: Perspectiva, 2008. WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Conteúdo

Esta disciplina propõe investigar as relações dialógicas que se estabelecem entre a música e as artes da cena e estará apoiada em dois princípios: 1) a concepção da arte como produção cultural, tendo como pano de fundo um cenário sociocultural heterogêneo, plural, conflituado, no qual forças sociais (semânticas e axiológicas) se atritam, e por sobre o qual a arte transita e é refratada; 2) a concepção da arte como sistema simbólico que, tanto quanto outros sistemas simbólicos (que incluem as diversas linguagens, inclusive a verbal, e os diversos processos de atribuição de sentido), intermedia as relações e interações sociais entre as pessoas e entre as pessoas e as coisas e eventos.

Metodologia

A partir dos princípios estabelecidos acima, deveremos enveredar por nosso assunto da seguinte forma, e com a ajuda dos seguintes autores e teorias: 1) Eixo simbólico e ideológico: gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e sistemas ideológicos de Valentin Voloshinov; 2) Estudos de casos 1 - concepções sobre a arte: a correspondência entre as artes na estética de Étienne Souriau e a teoria da formatividade de Luigi Pareyson; 3) Estudos de casos 2 - modos de ver a dança (principalmente com Denise Siqueira e José Gil) e modos de ver o teatro (principalmente com Patrice Pavis e Marvin Carlson). As aulas serão expositivas e contaram com profusão de exemplos em audiovisual.

Observação

1) os textos específicos que iremos discutir serão organizados no programa de aulas, que será entregue no primeiro dia de aula; 2) outros textos poderão ser somados à bibliografia dependendo do andamento das discussões em aula.