Turma AC400 - Estudos em Artes da Cena - Turma A
Nome
Estudos em Artes da Cena
Subtítulo
Música e Artes da Cena
Cód. Disciplina - Turma
AC400 - A
Sala
Sala ED-07 no prédio anexo da F.E
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC400 - Estudos em Artes da Cena
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
As avaliações irão contar principalmente com a participação dos alunos nos encontros e com um trabalho final desafiador, no quel grupos de pessoas ligadas a uma das áreas artísticas farão reflexões sobre alguma outra área das artes, evidentemente dentre aquelas envolvidas no curso.
Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail (Voloshinov, Valentin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13ª ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997.
GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2005.
SEINCMAN, Eduardo. Estética da comunicação musical. São Paulo: Via Lettera, 2008.
SIQUEIRA, Denise da Costa O. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.
SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. São Paulo: Editora Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo, 1979.
TRATENBERG, Lívio. Música de cena. São Paulo: Perspectiva, 2008.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Conteúdo
Esta disciplina propõe investigar as relações dialógicas que se estabelecem entre a música e as artes da cena e estará apoiada em dois princípios:
1) a concepção da arte como produção cultural, tendo como pano de fundo um cenário sociocultural heterogêneo, plural, conflituado, no qual forças sociais (semânticas e axiológicas) se atritam, e por sobre o qual a arte transita e é refratada;
2) a concepção da arte como sistema simbólico que, tanto quanto outros sistemas simbólicos (que incluem as diversas linguagens, inclusive a verbal, e os diversos processos de atribuição de sentido), intermedia as relações e interações sociais entre as pessoas e entre as pessoas e as coisas e eventos.
Metodologia
A partir dos princípios estabelecidos acima, deveremos enveredar por nosso assunto da seguinte forma, e com a ajuda dos seguintes autores e teorias:
1) Eixo simbólico e ideológico: gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e sistemas ideológicos de Valentin Voloshinov;
2) Estudos de casos 1 - concepções sobre a arte: a correspondência entre as artes na estética de Étienne Souriau e a teoria da formatividade de Luigi Pareyson;
3) Estudos de casos 2 - modos de ver a dança (principalmente com Denise Siqueira e José Gil) e modos de ver o teatro (principalmente com Patrice Pavis e Marvin Carlson).
As aulas serão expositivas e contaram com profusão de exemplos em audiovisual.
Observação
1) os textos específicos que iremos discutir serão organizados no programa de aulas, que será entregue no primeiro dia de aula;
2) outros textos poderão ser somados à bibliografia dependendo do andamento das discussões em aula.