Turma AV012 - Tópicos Especiais: Projetos em escultura contemporânea - Turma A
Nome
Tópicos Especiais: Projetos em escultura contemporânea
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AV012 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV012 - Tópicos Especiais: Projetos em escultura contemporânea
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Marco Antonio Alves Do Valle
Critério de Avaliação
A avaliação é aberta e coletiva e será avaliado a qualidade do projeto apresentado como resultado final mas também o envolvimento com as aulas e com o grupo de trabalho. No mais a avaliação segue os conceitos determinados na Pós-Graduação.
Bibliografia
Bibliografia:
01.) BRUNET, Nathaline (Coord.); “Qu´est-ce que la sculpture moderne?”; Paris; Catalogue – Èdition s du Centre Georges Pompidou – Musée National d´Art Moderne; julliet 1986.
02.) KRAUSS, Rosalind E.; “Caminhos da escultura moderna/Rosalind E. Krauss: tradução de Julio Ficher”; São Paulo; Martins Fontes, 1998.
03.) FUSCO, Renato; “História da Arte Contemporânea”; Lisboa; Editorial Prenseça Ltda; 1988.
04.) CABANNE; Pierre; “Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido; São Paulo; Editora Perspectiva S. A.; 1987.
05.) BIDAINE; Philipe (Responsable des Èditions); “ Collection Classiques Du XXe siècle : Joseph Beuys”; Èditions Du Centre Pompidou; Paris; 1994.
06.) DABROWSKI, Magdalena; “Contrasts of Form: Geometric Abstract Art 1910-1980”; Edition of The Museum of Modern Art; New York; 1985.
07.) LEIINER, Sheila; “Arte e Seu Tempo”; Editora Pespectiva; São Paulo; 1991.
08.) PECCININI, Daisy Valle Machado, coord.; “Objeto na Arte: Brasil anos 60”; São Paulo; Fundação Armando Alvares Penteado; 1978.
09.) CANTON, Katia; “Novíssima Arte Brasileira: Um Guia de Tendências”; São Paulo; Editora Iluminuras Ltda; 2001.
10.) GÜSE, Ernest-Gerhard; “Richad Serra”; New Yok; Rizzoli International Publications; 1988.
Conteúdo
O conteúdo programático da disciplina consiste em fomentar os projetos a serem realizados em escultura contemporânea pretendidos pelos alunos participantes do curso. Pode ser escolhido como projeto desde um projeto de pós-graduação em escultura sobre algum escultor ou poética ou o desenvolvimento de um projeto artístico pessoal do aluno sobre alguma técnica ou modo como instalação, site especific etc. No entanto serão ministradas pelo professor algumas aulas de fundamentos na formação geral para produção destes trabahos. Nesta aulas teremos ainda seminários dados pelos alunos sobre os critérios e os campos de conhecimento quer na história da arte como na poética visual dos projetos escolhidos por eles.
Metodologia
O curso não trata de algo construído e sim será construído juntamente com o conjunto dos alunos. Custumo solicitar um escolha e uma papresentação de cada aluno de 10 imagens de esculturas com as quais o aluno se identifica e porque? Os alunos que possuem trabalho em escultura solicito além de suas escolhas uma apresentação de seu próprio trabalho. Quando conheço o conjunto de escolhas dos alunos preparo minhas aulas específicas. Realizo atendimento individual e coletivo e ao final cada aluno terá produzido seu projeto seja no formato de uma inscrição na pós-graduação ou um projeto em poéticas visuais e a construção de pelo menos uma obra.
Observação
O objetivo fundamental deste curso é fazer com que o aluno compreenda o que e quais as possibilidades de se desenvolver um projeto em escultura contemporânea na pós-graduação em artes visuais ou em sua obra.