Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Música e Sound Design no cinema: as fronteiras da trilha sonora II

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - A


Sala Sala 41 - Depto. Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Claudiney Rodrigues Carrasco

Critério de Avaliação

Participação em sala de aula. Cumprimento das atividades propostas. Realização de trabalhos teóricos e práticos. Apresentação de seminário. Participação na área virtual do curso

Bibliografia

ALTMAN, Rick. Sound theory, sound practice. NY: Routledge, 1992 BAZELON, Irwin. Knowing the score. New York: Arco Publishing, 1975 BROWN, Royal. Undertones and overtones. LA: UCLA, 1994 BURT, George. The art of film music. Boston: Northeastern, 1994. CARRASCO, Ney. Trilha Musical: música e articulação fílmica. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA-USP, 1993. CARRASCO, Ney. Sygkhronos: a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera, 2003. Chion, Michel. Le son au cinèma. Paris: Cahiers du Cinema, 1992. Chion, Michel. La musique au cinéma. Paris: Fayard, 1995 Chion, Michel. Audiovision: sound on screen. New York: Columbia Univ. Press. 1994. DONNELLY, K. J.. The spectre of sound. London: BFI, 2005 FLORES, Virgínia. O cinema: uma arte sonora. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. LoBRUTTO, Vincent. Sound on film. London:Praeger,1994. MENDES, Eduardo Santos. Walter Murch: A Revolução no Pensamento Sonoro Cinematográfico Tese de doutorado. São Paulo: ECA/USP, 2000. PRENDERGAST, Roy. Film music: A neglected art. New York: WW Norton, 1977. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 2000. SERGI, Gianluca. The Dolby era: filmsound in contemporary Hollywood. NY: Manchester Univ. Press, 2004 SONNENSCHEIN, David. Sound design: the expressive power of music, voice and sound effects in cinema. Studio City: Michael Wiese Prod., 2001. WEISS, Elisabeth e BELTON, John. Film sound: theory and practice. NY: Columbia, 1985. WIERZBICKI, James. Louis and Bebe Barron's Forbidden Planet. Lanham: Scarecrow, 2005 YEWDALL, David. Pracical art of motion picture sound. NY: Focal, 2007

Conteúdo

Esta disciplina tem por objetivo continuar o estudo sobre a incorporação dos gêneros de música experimental do século XX às trilhas musicais de filmes de ficção no período compreendido entre os anos 1950 e o momento presente, bem como sua relação com as transformações ocorridas na edição sonora de filmes que conduziu ao surgimento do conceito de sound design nos anos 1970. O estudo apresenta um levantamento histórico do processo, bem como a análise e comparação de procedimentos técnicos e convenções poéticas de composição musical e sound design em trilhas sonoras para o cinema. Tal trabalho foi iniciado com o oferecimento da disciplina TópicoMúsica e Sound Design no cinema: as fronteiras da trilha sonora no segundo semestre de 2011.

Metodologia

Aulas teóricas. Leituras de textos selecionados da bibliografia. Projeções de filmes. Participação de convidados. Area na internet da disciplina na plataforma TELEDUC. Realização de trabalhos teóricos e práticos. Apresentação de seminários.

Observação

Esta disciplina é parte do projeto de pesquisa "MÚSICA EXPERIMENTAL E SOUND DESIGN NO CINEMA: A EMERGÊNCIA DE UM NOVO CONCEITO DE TRILHA SONORA", financiado pelo CNPq. Ela dá prosseguimento ao trabalho iniciado na disciplina TópicoMúsica e Sound Design no cinema: as fronteiras da trilha sonora. Neste semestre, excepcionalmente, não serão aceitos alunos especiais e recomenda-se que os inscritos tenham cursado a primeira parte do curso realizada no segundo semestre de 2011.