Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma C

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Música, Memória e Emoção

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - C


Sala Sala 3 - Depto. Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

HELENA JANK

Critério de Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na participação nas aulas, seminários e trabalho final

Bibliografia

Cochrane, T. (2007) Shared emotions in music. Humanities. Nottingham, UK, University of Nottingham. Damasio, A. (2000). The Feeling of What Happens: Body, Emotion and the Making of Consciousness. London: Vintage. Dolan, R. J. (2002) Emotion, Cognition, and Behavior. Science, 298, 1191-1194. Huron, D. (1999) The 1999 Ernest Bloch Lectures. Music and Mind: Foundations of Cognitive Musicology. Huron, D. (2006) Sweet anticipation : music and the psychology of expectation, Cambridge, Massachusetts ; London, MIT Press. Jan, S. (2000) Replicating sonorities: towards a memetics of music. Journal of Memetics, 4. Johnson-Laird, P. N. (2010) Mental models and human reasoning. Proceedings of the National Academy of Sciences, 107, 18243-18250. Juslin, P. N. & Sloboda, J. A. (2001) Music and Emotion: Theory and Research, New York, Oxford University Press. Levitin, D. J. (2007) This is your brain on music : understanding a human obsession, London, Atlantic. Meyer, L. (1956) Emotion and Meaning in Music, Chicago, University of Chicago Press. Palmer, C. (Ed.) (2006) Nature of memory for music performance skills, Oxford, UK. Oferecimento de Disciplinas http://www.iar.unicamp.br/pg/docente/doc.disc.oferecimento... 2 of 3 04/11/11 05:59 Patel, A. D. (2008) Music, language, and the brain, New York; Oxford, Oxford University Press. Patel, A. D. (2010) Music, Biological Evolution, and the Brain. IN BAILAR, M. (Ed.) Emerging Disciplines. Houston, TX, Rice University Press. Sloboda, J. A. (2005) Exploring the musical mind : cognition, emotion, ability, function, Oxford, Oxford University Press. Sloman, A. (2003) Grand Challenge 5: The Architecture of Brain and Mind: Integrating Low-Level Neuronal Brain Processes with High-Level Cognitive Behaviours, in a Functioning Robot. UK Grand Challenges. UK Computing Research Committee. Snyder, B. (2000) Music and Memory: An Introduction, Cambridge, MA, MIT Press.

Conteúdo

A disciplina aborda as relações entre música, memória e emoções com base em pesquisas das neurociências, teorias e modelos filosóficos e cognitivos, visando à compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento das habilidades musicais. Durante o curso serão abordados, entre outros, os seguintes temas: Oferecimento de Disciplinas http://www.iar.unicamp.br/pg/docente/doc.disc.oferecimento... 1 of 3 04/11/11 05:59 • A influência da memória humana na organização da música: os princípios estruturais e funcionais do cérebro e sua relação com a memória e as emoções • Os níveis da experiência musical: fusão de eventos, melodia e ritmo e forma • O papel das emoções nos mecanismos de comunicação interpessoal • Memória e evolução: a memética musical • A capacidade da música provocar respostas e associações emocionais: relações causais entre características musicais e respostas emocionais • Métodos e técnicas de pesquisa da área (e.g. relatórios de avaliação, estudos de imagem do cérebro e outras medidas fisiológicas) • O uso de sistemas computacionais para o estudo da memória e das emoções musicais

Metodologia

As aulas serão organizadas em blocos expositivo-teóricos que abordarão os conceitos mais relevantes, experiências e exemplos relacionados com os temas do curso. Além disso, será proposta a leitura de textos selecionados e realização de debates e seminários. Os alunos terão acesso a todo material utilizado em sala de aula, incluindo transparências, vídeos e textos selecionados através do site da disciplina no endereço http://www.computermusiclab.com/

Observação