Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma C
Nome
Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Subtítulo
Música, Memória e Emoção
Cód. Disciplina - Turma
MS102 - C
Sala
Sala 3 - Depto. Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Os alunos serão avaliados com base na participação nas aulas,
seminários e trabalho final
Bibliografia
Cochrane, T. (2007) Shared emotions in music. Humanities.
Nottingham, UK, University of Nottingham.
Damasio, A. (2000). The Feeling of What Happens: Body, Emotion and
the Making of Consciousness. London: Vintage.
Dolan, R. J. (2002) Emotion, Cognition, and Behavior. Science, 298,
1191-1194.
Huron, D. (1999) The 1999 Ernest Bloch Lectures. Music and Mind:
Foundations of Cognitive Musicology.
Huron, D. (2006) Sweet anticipation : music and the psychology of
expectation, Cambridge, Massachusetts ; London, MIT Press.
Jan, S. (2000) Replicating sonorities: towards a memetics of music.
Journal of Memetics, 4.
Johnson-Laird, P. N. (2010) Mental models and human reasoning.
Proceedings of the National Academy of Sciences, 107, 18243-18250.
Juslin, P. N. & Sloboda, J. A. (2001) Music and Emotion: Theory and
Research, New York, Oxford University Press.
Levitin, D. J. (2007) This is your brain on music : understanding a
human obsession, London, Atlantic.
Meyer, L. (1956) Emotion and Meaning in Music, Chicago, University of
Chicago Press.
Palmer, C. (Ed.) (2006) Nature of memory for music performance skills,
Oxford, UK.
Oferecimento de Disciplinas http://www.iar.unicamp.br/pg/docente/doc.disc.oferecimento...
2 of 3 04/11/11 05:59
Patel, A. D. (2008) Music, language, and the brain, New York; Oxford,
Oxford University Press.
Patel, A. D. (2010) Music, Biological Evolution, and the Brain. IN
BAILAR, M. (Ed.) Emerging Disciplines. Houston, TX, Rice University
Press.
Sloboda, J. A. (2005) Exploring the musical mind : cognition, emotion,
ability, function, Oxford, Oxford University Press.
Sloman, A. (2003) Grand Challenge 5: The Architecture of Brain and
Mind: Integrating Low-Level Neuronal Brain Processes with High-Level
Cognitive Behaviours, in a Functioning Robot. UK Grand Challenges. UK
Computing Research Committee.
Snyder, B. (2000) Music and Memory: An Introduction, Cambridge, MA,
MIT Press.
Conteúdo
A disciplina aborda as relações entre música, memória e emoções com
base em pesquisas das neurociências, teorias e modelos filosóficos e
cognitivos, visando à compreensão da aprendizagem e do
desenvolvimento das habilidades musicais. Durante o curso serão
abordados, entre outros, os seguintes temas:
Oferecimento de Disciplinas http://www.iar.unicamp.br/pg/docente/doc.disc.oferecimento...
1 of 3 04/11/11 05:59
• A influência da memória humana na organização da música: os
princípios estruturais e funcionais do cérebro e sua relação com a
memória e as emoções
• Os níveis da experiência musical: fusão de eventos, melodia e ritmo e
forma
• O papel das emoções nos mecanismos de comunicação interpessoal
• Memória e evolução: a memética musical
• A capacidade da música provocar respostas e associações emocionais:
relações causais entre características musicais e respostas emocionais
• Métodos e técnicas de pesquisa da área (e.g. relatórios de avaliação,
estudos de imagem do cérebro e outras medidas fisiológicas)
• O uso de sistemas computacionais para o estudo da memória e das
emoções musicais
Metodologia
As aulas serão organizadas em blocos expositivo-teóricos que
abordarão os conceitos mais relevantes, experiências e exemplos
relacionados com os temas do curso. Além disso, será proposta a leitura
de textos selecionados e realização de debates e seminários. Os alunos
terão acesso a todo material utilizado em sala de aula, incluindo
transparências, vídeos e textos selecionados através do site da
disciplina no endereço http://www.computermusiclab.com/
Observação