Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Subtítulo
Teatralidades textuais não-dramáticas entre performatividade e representação
Cód. Disciplina - Turma
AC401 - A
Sala
Sala AC11 - Depto. Artes Cênicas -
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Proposta de disciplina concentrada 30 hs presenciais - 27 a 31 de agosto e 1, 3, 4, 5 e 6 de setembro/2012
Docentes
Matteo Bonfitto Júnior
Critério de Avaliação
- qualidade de participação
Bibliografia
Bibliografia
Abirached, Robert. La crise du personnage dans le théâtre moderne. Paris: Gallimard, 1994. 1a edição 1978
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--- „Entre fala e linguagem“ Trad. Stephan Baumgärtel, não publicada.
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---. Mimesis e modernidade. Formas das sombras. Rio de Janeiro: Graal, 1980 (2ª Ed. SP: Paz e Terra, 2003).
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Fischer-Lichte. Ästhetische Erfahrung. Das Semiotische und das Performative. Tübingen: Francke, 2001.
Lehmann, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind, São Paulo: Cosac&Naífy, 2007
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Guénoun, Denis. O Teatro É Necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
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Ryngaert, Jean-Pierre. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes. 1998.
Saadi, Fátima (Ed.). Revista Folhetim, no.29, RJ: Funarte/Teatro do Pequeno Gesto,
Sarrazac, Jean-Pierre. O Futuro Do Drama. Porto: Campo das Letras, 2002.
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Szondi, Peter. O teatro moderno. São Paulo: Cosac & Naïfy, 2001.
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Textos Teatrais
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Crimp, Martin. Menos Emergências. Tradução de Renata Hardy e Marcos Davi. Manuscrito não-publicado.
Fosse, Jon. A noite canta os seus cantos. Lisboa: Cotovia, 2005.
Goetz, Rainald. Jeff Koons. Buenos Aires: Instituto Goethe, 2001.
Kane, Sara. Falta. In: Teatro Completo. Porto, Campo das Letras, 2001.
---. Psicose 4.48. In: Teatro Completo. Porto, Campo das Letras, 2001.
Lagarce, Jean-Luc. Music-Hall/ História de Amor. Lisboa: Cotovia, 2005.
---. As regras da arte de bem viver na sociedade moderna. Lisboa: Cotovia, 2004.
Nogueira, Alcides. Òpera Joyce e Pólvora e Poesia. In: O Teatro de Alcides Nogueira. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, s.a.
Müller, Heiner. Medeamaterial e Outros Textos. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
Passô, Grace. Por Elise. Manuscrito não publicado.
Pollesch, René. Cidade Roubada. Tradução em manuscrito não publicado.
Reis, Luís Augusto da Veiga. A filha do teatro. In: Prêmio Funarte de Dramaturgia 2003, Região Nordeste – Teatro Adulto. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2003.
Vinaver, Michel. Dissidente. São Paulo: Edusp, 2007.
Schapira, Cláudia. Bartolomeu, que será que nele deu? São Paulo: CCSP, 2004.
Tarantino, Antonio. Vésperas da Virgem Santíssima/Brilharetes. Lisboa: Cotovia, 2007.
Conteúdo
O curso visa familiarizar o aluno com a noção da teatralidade textual e sua relação com as noções de representação e performatividade no âmbito da escrita teatral. Explora o texto enquanto palco do verbo e as relações contemporâneas entre texto e palco num contexto marcado pela autonomia das diferentes linguagens teatrais e por sua relação horizontal. A partir da leitura de textos teatrais escolhidos da dramaturgia brasileira e mundial, o curso discute os modos como as metateatralidades e performatividades contemporâneas se manifestam no texto teatral escrito. Discute o impacto da teatralidade não-dramática e da performatividade sobre noções fundamentais da dramaturgia textual tradicional, tais como mimesis, ação e enredo, figura e personagem teatral, fala e o status da enunciação verbal. Oferece uma contextualização sócio-cultural das teatralidades textuais não-dramáticas como problematização das práticas espetaculares na sociedade contemporânea e atos de resistência à sua hegemonia.
Metodologia
A disciplina se dará por Módulos temáticos
1. A crise da teatralidade dramática: a crise do humanismo burguês e da subjetividade cartesiana – aula panorâmica (3h)
2. A representação textual: da mimesis à performatividade// a co-presença do semiótico e do performativo (6h)
3. A ação: da intriga à performatividade da linguagem// entre enredo e alegorização dos atos de enunciação (6h)
4. A instância de enunciação: entre figuração e polifonia discursiva de vozes (6h)
5. A fala e os eixos de comunicação: do diálogo às estruturas côricas e narrativas (3h)
7. As didascálias e a cena não-dramáticas: a relação texto e cena (3h)
8. A teatralidade textual não-dramática e a cena performativa contemporânea – uma nova política da percepção (3h)
Avaliação: (Seminário e) Trabalho final
Observação
A disciplina será dividida em dois módulos:
Módulo I:
24-28/09 - das 9 as 12 hs
Módulo II:
19-23/11 - das 9 as 12 hs