Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

Teatralidades textuais não-dramáticas entre performatividade e representação

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - A


Sala Sala AC11 - Depto. Artes Cênicas -
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
Proposta de disciplina concentrada 30 hs presenciais - 27 a 31 de agosto e 1, 3, 4, 5 e 6 de setembro/2012

Docentes

Matteo Bonfitto Júnior

Critério de Avaliação

- qualidade de participação

Bibliografia

Bibliografia Abirached, Robert. La crise du personnage dans le théâtre moderne. Paris: Gallimard, 1994. 1a edição 1978 Autant-Mathieu, Marie-Christine (org.). Écrire pour le théâtre. Les enjeux de l’ecriture dramatique. (Arts du Spectacle) Paris: CNRS Editions, 1995. Birkenhauer, Theresa. „O tempo do texto no teatro“. Trad. Stephan Baumgärtel, não publicada. Original em: Tigges, Stefan (ed). Dramatische Transformationen. Zu gegenwärtigen Schreib- und Aufführungsstrategien im deutschsprachigen Theater. Bielefeld: Transcript, 2008. --- „Entre fala e linguagem“ Trad. Stephan Baumgärtel, não publicada. Castagno, Paul C., New Playwriting Strategies. A Language Based Approach to Playwriting. London & New York: Routledge, 2001. Chevallier, Jean-Frédéric. Hacia um teatro del presentar. In: Colóquio Internacional Sobre o Gesto Teatral Contemporâneo, 2004, Ciudad del México, pp. 7-15. Cornago, Oscar (ed.). Políticas de la Palabra. Madrid: Editorial Fundamentos, 2005. Costa, José da. “Narração e representação do sujeito no teatro contemporâneo.” Em: O Percevejo. Revista de Teatro, Crítica e Estética. Ano 8, n.9. 2000. RJ:UNIRIO, p.3-24. Costa Lima, Luiz. Mimesis: Desafio ao Pensamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. ---. Mimesis e modernidade. Formas das sombras. Rio de Janeiro: Graal, 1980 (2ª Ed. SP: Paz e Terra, 2003). Feral, Josette. “Féral, Josette. “Por uma poética da performatividade: o teatro performativo.” In: Sala Preta, No.8, 2008. p. 197-210 Fischer-Lichte. Ästhetische Erfahrung. Das Semiotische und das Performative. Tübingen: Francke, 2001. Lehmann, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind, São Paulo: Cosac&Naífy, 2007 ---. From Logos to Landscape: Text in Contemporary Dramaturgy," Performance Research, Vol. 2 (1), London: Routledge, 1997. ---. “Just a Word on a Page and there is Drama.” In: Mostaço, Edélcio. et. al. Sobre PerformAtividades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009. Fernandes, Silvia. “Notas sobre Dramaturgia Contemporânea.” Em: O Percevejo. Revista de Teatro, Crítica e Estética. Ano 8, n.9. 2000. RJ:UNIRIO, p.25-38. Fuchs, Elinor. The Death of Character. Perspectives on Theater after Modernism. Bloomington and Indianapolis: Indianapolis University Press, 1996. ---. “Presence and the Revenge of Writing. Re-thinking theatre after Derrida.” In: Performing Arts Journal, Vol. 9, No. 2/3, 10th Anniversary Issue: The American Theatre Condition (1985), pp. 163-173 Guénoun, Denis. O Teatro É Necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004. ---. A exibição das palavras. Uma idéia (política) do teatro. RJ: Teatro do Pequeno Gesto, 2003. Poschmann, Gerd. Der nicht mehr dramatische Theatertext. Aktuelle Bühnenstücke und ihre dramaturgische Analyse. Tübingen: Niemeyer, 1997. (em sala de aula: pp. 22-38, trad. Stephan Baumgärtel) Ryngaert, Jean-Pierre. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes. 1998. Saadi, Fátima (Ed.). Revista Folhetim, no.29, RJ: Funarte/Teatro do Pequeno Gesto, Sarrazac, Jean-Pierre. O Futuro Do Drama. Porto: Campo das Letras, 2002. Stricker, Achim. Text-Raum. Strategien nicht-dramatischer Theatertexte. (Gertrude Stein, Heiner Müller, Werner Schwab, Rainald Goetz). Heidelberg: Universitätsverlag Winter, 2008. Szondi, Peter. O teatro moderno. São Paulo: Cosac & Naïfy, 2001. Viviescas, Victor. “Nostalgia de Sísifo: possibilidades de la escritura teatral posmoderna.” In: Colóquio Internacional Sobre o Gesto Teatral Contemporâneo, 2004, Ciudad del México, pp.49-63. Wirth, Andrzej. “Do Diálogo ao Discurso.” In: O Tablado, no.5.1984, pp. 8-14 Textos Teatrais Brasil, Bosco. Budro. São Paulo: Caliban, 1996. Crimp, Martin. Menos Emergências. Tradução de Renata Hardy e Marcos Davi. Manuscrito não-publicado. Fosse, Jon. A noite canta os seus cantos. Lisboa: Cotovia, 2005. Goetz, Rainald. Jeff Koons. Buenos Aires: Instituto Goethe, 2001. Kane, Sara. Falta. In: Teatro Completo. Porto, Campo das Letras, 2001. ---. Psicose 4.48. In: Teatro Completo. Porto, Campo das Letras, 2001. Lagarce, Jean-Luc. Music-Hall/ História de Amor. Lisboa: Cotovia, 2005. ---. As regras da arte de bem viver na sociedade moderna. Lisboa: Cotovia, 2004. Nogueira, Alcides. Òpera Joyce e Pólvora e Poesia. In: O Teatro de Alcides Nogueira. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, s.a. Müller, Heiner. Medeamaterial e Outros Textos. São Paulo: Paz e Terra, 1993. Passô, Grace. Por Elise. Manuscrito não publicado. Pollesch, René. Cidade Roubada. Tradução em manuscrito não publicado. Reis, Luís Augusto da Veiga. A filha do teatro. In: Prêmio Funarte de Dramaturgia 2003, Região Nordeste – Teatro Adulto. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2003. Vinaver, Michel. Dissidente. São Paulo: Edusp, 2007. Schapira, Cláudia. Bartolomeu, que será que nele deu? São Paulo: CCSP, 2004. Tarantino, Antonio. Vésperas da Virgem Santíssima/Brilharetes. Lisboa: Cotovia, 2007.

Conteúdo

O curso visa familiarizar o aluno com a noção da teatralidade textual e sua relação com as noções de representação e performatividade no âmbito da escrita teatral. Explora o texto enquanto palco do verbo e as relações contemporâneas entre texto e palco num contexto marcado pela autonomia das diferentes linguagens teatrais e por sua relação horizontal. A partir da leitura de textos teatrais escolhidos da dramaturgia brasileira e mundial, o curso discute os modos como as metateatralidades e performatividades contemporâneas se manifestam no texto teatral escrito. Discute o impacto da teatralidade não-dramática e da performatividade sobre noções fundamentais da dramaturgia textual tradicional, tais como mimesis, ação e enredo, figura e personagem teatral, fala e o status da enunciação verbal. Oferece uma contextualização sócio-cultural das teatralidades textuais não-dramáticas como problematização das práticas espetaculares na sociedade contemporânea e atos de resistência à sua hegemonia.

Metodologia

A disciplina se dará por Módulos temáticos 1. A crise da teatralidade dramática: a crise do humanismo burguês e da subjetividade cartesiana – aula panorâmica (3h) 2. A representação textual: da mimesis à performatividade// a co-presença do semiótico e do performativo (6h) 3. A ação: da intriga à performatividade da linguagem// entre enredo e alegorização dos atos de enunciação (6h) 4. A instância de enunciação: entre figuração e polifonia discursiva de vozes (6h) 5. A fala e os eixos de comunicação: do diálogo às estruturas côricas e narrativas (3h) 7. As didascálias e a cena não-dramáticas: a relação texto e cena (3h) 8. A teatralidade textual não-dramática e a cena performativa contemporânea – uma nova política da percepção (3h) Avaliação: (Seminário e) Trabalho final

Observação

A disciplina será dividida em dois módulos: Módulo I: 24-28/09 - das 9 as 12 hs Módulo II: 19-23/11 - das 9 as 12 hs