Turma AV123 - Métodos e Técnicas de Pesquisa - Turma B

Nome

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV123 - B


Sala Sala 07 DAP
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV123 - Métodos e Técnicas de Pesquisa
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
INÍCIO DAS AULAS EM 09/08/2012

Docentes

Haroldo Gallo

Critério de Avaliação

Participação em aulas, compreensão de textos, elaboração de papers e/ou artigos, elaboração de plano de pesquisa; apresentação oral.

Bibliografia

ARNHEIM, Rudolf. “Intuição e intelecto na arte” – São Paulo: Martins Fontes, 1989. BACHELARD, Gaston. “A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento” – Rio de Janeiro: Contra-ponto Editora, 1996. CAPRA, F. “O ponto de mutação” – São Paulo: Cultrix, 1982. DUARTE JR., João Francisco. “O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível” – Curitiba: Criar Edições Ltda. 2010. ECO, Umberto. “Como se faz uma tese” – São Paulo: Perspectiva, 1985. ECO, Umberto. “Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas” – São Paulo: Perspectiva, 1976. GALLO, Haroldo. “Ensaio sobre o texto na formação do arquiteto: posturas, referências e limites desse instrumento de trabalho” – Campinas: Unicamp, 2011. [texto não publicado, em elaboração] HENRY, John. “A Revolução Científica: e as origens da ciência moderna” – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. “Metodologia do Trabalho Acadêmico” – Campinas, SP: Editora Alínea, 2011. JUNG, C. G. “O Espírito na Arte e na Ciência” – Petrópolis, Editora Vozes, 1991. KUHN, Thomas S. “A Estrutura das Revoluções Científicas” – São Paulo: Perspectiva, 2011. MOLES, Abraham Antoine. “A criação científica” – São Paulo: Perspectiva, 2010. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. “Tratado de Metodologia Científica: Projetos de Pesquisa, TGI, TCC, Monografias, Dissertações e Teses” – São Paulo: Pioneira,1997. OSTROWER, Fayga. “Criatividade e Processos de Criação” – Petrópolis: Editora Vozes, 2010. SALOMON, Délcio Vieira. “Como fazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho científico” – Belo Horizonte: Interlivros, 1974. VALERY, Paul. “Introdução ao método de Leonardo da Vinci” – São Paulo: Iluminuras, 1991. ZAMBONI, Sílvio. “A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência” – Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Polêmicas do nosso tempo, 59)

Conteúdo

. a formação do pensamento científico; . aproximação entre arte e ciência e o papel da pesquisa artística na universidade; . método científico e técnicas de pesquisa; . pesquisa científica; . normas da ABNT para trabalhos científicos e publicações; . a linguagem científica acadêmica; . monografias (dissertação e teses); . artigis e relatórios científicos; . realização de projetos de pesquisa acadêmica e universitária.

Metodologia

A disciplina se desenvolverá, preponderantemente, por seminários de discussão de textos e de apresentação de trabalhos pelos alunos, especilamnete os planos de pesquisa a serem desenvolvidos. Contará com aulas expositivas temáticas, palestras de convidados, exibição de filmexs e doumentários sobre as temáticas supra-apontadas, seguidas de discussões e sínteses escritas.

Observação