Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo

Oficina da Canção

Cód. Disciplina - Turma

MS105 - B


Sala MU41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Claudiney Rodrigues Carrasco

Critério de Avaliação

Participação nas aulas Realização das atividades e trabalhos propostos Composição de canções Participação no ambiente virtual da disciplina

Bibliografia

• BASTOS, Clara e. O livro de canções e histórias de Itamar Assumpção. Vol I e II. São Paulo:Ediouro, 2006. • DIAS, Márcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: FAPESP/Boitempo Editorial, 2000. • MAMMI, Lorenzo, NESTROVSKI, Arthur e TATIT, Luiz. Três canções de Tom Jobim. São Paulo: Cosac Naify, 2004. • MACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira: um estudo sobre a vanguarda paulista. Dissertação de Mestrado. IA/UNICAMP, 2008. • MELLO, Zuza Homem de & SEVERIANO, Jairo. A canção no tempo - 85 anos de música brasileira. Vol I e 2. São Paulo: Editora 34, 1997. • RODRIGUES, Nelson A Dutra. Os estilos literários e letras de música popular brasileira. São Paulo: Arte e Ciência Editora, 2003. • TATIT, Luiz. A Canção - eficácia e encanto. São Paulo: Atual Editora, 1986. • TATIT, Luiz O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995. • TATIT, Luiz O Século da Canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. • VALENTE, Heloisa Duarte. Os cantos da voz - entre o ruído e o silêncio. São Paulo: Annablume, 1999.

Conteúdo

Oficina da Canção é uma reedição da disciplina homônima oferecida no curso de Graduação em Música nos anos de 2003 e 2006. Ela reúne alunos em nível de pós-graduação e graduação com o objetivo de praticar a composição de canções e, paralelamente, refletir sobre a forma canção nos domínios da teoria musical e da escrita poética.

Metodologia

Aulas presenciais semanais Fichamentos bibliográficos Análise de partituras e textos poéticos Ambiente virtual na plataforma TELEDUC

Observação