Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Música Popular
Subtítulo
Oficina da Canção
Cód. Disciplina - Turma
MS105 - B
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Claudiney Rodrigues Carrasco
Critério de Avaliação
Participação nas aulas
Realização das atividades e trabalhos propostos
Composição de canções
Participação no ambiente virtual da disciplina
Bibliografia
• BASTOS, Clara e. O livro de canções e histórias de Itamar Assumpção.
Vol I e II. São Paulo:Ediouro, 2006.
• DIAS, Márcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica
brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: FAPESP/Boitempo
Editorial, 2000.
• MAMMI, Lorenzo, NESTROVSKI, Arthur e TATIT, Luiz. Três canções de
Tom Jobim. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
• MACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira: um estudo sobre a vanguarda paulista. Dissertação de Mestrado. IA/UNICAMP, 2008.
• MELLO, Zuza Homem de & SEVERIANO, Jairo. A canção no tempo - 85 anos
de música brasileira. Vol I e 2. São Paulo: Editora 34, 1997.
• RODRIGUES, Nelson A Dutra. Os estilos literários e letras de música
popular brasileira. São Paulo: Arte e Ciência Editora, 2003.
• TATIT, Luiz. A Canção - eficácia e encanto. São Paulo: Atual Editora, 1986.
• TATIT, Luiz O cancionista: composição de canções no Brasil. São
Paulo: EDUSP, 1995.
• TATIT, Luiz O Século da Canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
• VALENTE, Heloisa Duarte. Os cantos da voz - entre o ruído e o
silêncio. São Paulo: Annablume, 1999.
Conteúdo
Oficina da Canção é uma reedição da disciplina homônima oferecida no curso de Graduação em Música nos anos de 2003 e 2006. Ela reúne alunos em nível de pós-graduação e graduação com o objetivo de praticar a composição de canções e, paralelamente, refletir sobre a forma canção nos domínios da teoria musical e da escrita poética.
Metodologia
Aulas presenciais semanais
Fichamentos bibliográficos
Análise de partituras e textos poéticos
Ambiente virtual na plataforma TELEDUC
Observação