Turma DE525 - Multimeios e Teoria do Cinema - Turma B

Nome

Multimeios e Teoria do Cinema

Subtítulo

O universo das imagens técnicas. Elogio da Superficialidade

Cód. Disciplina - Turma

DE525 - B


Sala LABORATORIO DE IMAGEM E SOM (LIS)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE525 - Multimeios e Teoria do Cinema
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Facilitaria a realização do trabalho final da disciplina:a a realização de um trabalho de natureza visual(cinema), de que os alunos que se inscreverem nesta disciplina tenham recursos técnicos, habilidades e equipamento próprio para este objetivo

Docentes

Ernesto Giovanni Boccara

HELENA JANK

Critério de Avaliação

1.Frequência às aulas(mínimo 75 %), participação em debates e análises dos filmes. 2.Leituras de textos e elaboração de “paper” final-individual, comentando os textos, correlacionados às análises dos powers point, dos filmes selecionados para ilustrar e rebater os conceitos. 3.Produção experimental de trabalhos através, de imagens em movimento de reflexão sobre as questões desenvolvidas pelo curso através da obra de VILÉM FLUSSER mas cujo roteiro seja derivado das interpretações livres da ficção filosófica na narrativa VAMPYROTEUTHIS INFERNALIS de LOIS BEC e VILÉM FLUSSER, se valendo de qualquer linguagem expressiva tecno-artística centrada na IMAGEM. Pode ser realizado individualmente, em duplas,trios etc.

Bibliografia

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Conteúdo

Introdução O que se pretende desenvolver nesta disciplina, por meio das idéias do filósofo tcheco naturalizado brasileiro Vilém Flusser(1920-1991) é um mergulho profundo em seus objetos de interesse ao longo de sua vida reflexiva: a imagem,a mídia, os aparatos e o próprio processo de comunicação.A sua obra mais conhecida internacionalmente será nosso ponto de partida:Filosofia da Caixa Preta. A seguir abordaremos O universo das imagens técnicas. Elogio da Superficialidade, que a complementa , a aprofunda e a redireciona para um conceito fundamental para o nosso momento de proliferação das imagens-técnicas-a escalada da abstração( que não é mais do que uma subtração) onde tudo tende ao grau zero do espaço. A nossa insistência ao longo dos anos em que assumimos as disciplinas de nosso programa de pós em multimeios tem sido a pesquisa na imagem técnica no contexto da produção de filmes para cinema.Chegou o momento de uma abordagem antropológica e epistemológica combinadas com a abordagem da Semiótica de Charles Sanders Peirce de modo a pesquisar o fenômeno social contemporâneo,segundo a perspectiva de observação de Flusser sobre o desaparecimento do indivíduo nas sociedades contemporâneas e o surgimento do divíduo, uma vez que a individualidade se constitui em processo de montagem efêmera de componentes obsoletos e descartáveis.O social não é mais um tecido construído històricamente mas um enxame de grãos ou seja pessoas reduzidas à dimensão de insetos que se aglutinam e se dispersam de acordo com os interesses momentâneos das circunstâncias favoráveis. A sequência de estudos sobre o autor é motivada pela re-publicação de seus livros por ocasião de 20 anos de sua morte que se completaram o ano passado pela Editora Annablume.Esta facilidade de acesso permitirá que se possa ter um grande plano de visão de sua extensa obra para um público que em sua maioria o desconhece e atualmente é circunscrito a um grupo pequeno de admiradores que o cultuam pela facilidade como expões níveis de profundidade de um pensamento em camadas situando a imagem técnica e os seus aparelhos que as sustentam e as difundem no centro nervoso da existência humana na contemporaneidade.Seu texto é dotado de um vigor sem paralelo nas reflexões sobre a imagem técnica construída pelos aparelhos da comunicação.O autor é claro, sucinto, livre da escravidão acadêmica das notas de rodapé que declaradamente tinha conhecida aversão.Suas reflexões vem de encontro aos docentes desta disciplina em suas versões anteriores, sempre tendo como referência o estudo da imagem no contexto amplo da comunicação humana mediada por tecnologias convencionais e as novas da era tecnecrônica. E para conclusão da disciplina se propõe a realização pelos alunos de pequenas produções fílmicas(imagem em movimento) em qualquer meio técnico de expressão que os alunos tenham domínio anterior ou potencializem durante o período de sua duração.Teremos como referência uma enigmática obra literária de ficção filosófica que Flusser realizou inspirado nos estudos e desenhos do biólogo e artista plástico Louis Bec: Vampyroteuthis Infernalis. A narrativa deverá ser adaptada para um roteiro de cinema e transformado em imagens.A disciplina instrumentará os alunos para realizar esta transcodificação de linguagens: da palavra escrita literária para a palavra escrita de um roteiro cinematográfico e deste para seqüência planejada de imagens em movimento.Este processo é sistematicamente analisado pelo autor em questão nas obras a seguir apresentadas e destacadas nos conteúdos programáticos.

Metodologia

1-Aulas expositivas-teóricas ilustradas através de power point, vídeos DVDs e textos dos conteúdos programáticos e da bibliografia básica e complementar. 2-Acompanhamento dos conteúdos programáticos através de leituras previamente programadas antecipando as aulas correspondentes. Vide os 10 livros de VILÉM FLUSSER citados acima. 3-Análise e reflexão sistematizada de filmes selecionados e a decupagem de cenas para para rebatimento dos conceitos dos conteúdos programáticos. 4-Leituras programadas complementares de textos extraídos da Bibliografia básica da disciplina correlacionados com os conteúdos programáticos serão definidas ao longo das aulas.

Observação

Facilitaria a realização do trabalho final da disciplina:a a realização de um trabalho de natureza visual(cinema), de que os alunos que se inscreverem nesta disciplina tenham recursos técnicos, habilidades e equipamento próprio para este objetivo ser alcançado.