Turma DE530 - A Imagem-Câmera - Turma A
Nome
A Imagem-Câmera
Subtítulo
O moderno documentário brasileiro no cinema, na televisão e no vídeo
Cód. Disciplina - Turma
DE530 - A
Sala
Sala MM02 - Depto. Multimeios
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE530 - A Imagem-Câmera
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Gilberto Alexandre Sobrinho
Critério de Avaliação
Participacao das discussoes em sala de aula e trabalho final
Bibliografia
ALLEN, J. Self-reflexivity in the documentary. Cine-Tracts, v.01, n.02 (summer 1997), p.37-43.
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Conteúdo
Objetivos
Primeira parte -
Nesse primeiro momento, o curso volta-se para as experiências em realização documentária no cinema (Caravana Farkas - 1965-1980) e na televisão (Globo Shell/Globo Repórter - 1971-1982). O objetivo é investigar as singularidades de ambos acontecimentos e procurar evidenciar pontos de contato. São momentos definidores do moderno documentário brasileiro e dado o repertório de filmes no cinema e na televisão, configura-se um espaço audiovisual de experimentação e negociação.
Segunda parte –
Nesse segundo momento do curso, iremos trazer para a discussao, as imagens videográficas produzidas por coletivos tais como TVDO e Olhar Eletrônico que, em certos momentos de sua produção dialogam com a narrativa documentária, serão também exploradas as produçoes independentes veiculadas pela TV Manchete, por meio das produtoras Intervídeo e Videofilmes, em que se apresentam uma interessante confluência entre as tradições da narrativa cinematográfica, as experimentações do campo do vídeo e as demandas institucionais da televisão comercial. O curso avança para as trajetória de Eduardo Coutinho, a experiência Video nas Aldeias e o edital do programa DOC TV, da TV Cultura e Secretaria do Audiovisual.
Trata-se de um curso que busca observar, no conjunto, o moderno documentário brasileiro e seus desdobramentos, a partir das seguintes questões: a produção independente brasileira, a autoria e a linguagem dos documentarios, o documentário e sua inserção no espaço institucional televisivo, a televisão e a experimentação artística e os temas da nacao e suas ressignificacoes no recorte estabelecido.
1. Introdução ao desenvolvimento do documentário brasileiro – das origens até o Cinema Novo: as atualidades e os filmes de cavação, os documentários do INCE e os cinejornais, as idéias e influências a partir do conceito de Cinema Independente.
2. Influências transnacionais e o moderno documentário brasileiro: o Nuevo Cine Latino Americano, Fernando Birri, Jean Rouch e o Cinema Verdade, Arne Sucksdorff no Brasil.
3. O conceito do moderno documentário brasileiro e a experiência do Cinema Novo: definições, conceitos e linhas de força.
4. Brasil Verdade: Thomaz Farkas e a produção independente de documentários.
5. Jovens cineastas e as viagens ao Nordeste brasileiro: o projeto “A condição brasileira”
6. “Caravana Farkas”: síntese da experiência, os desdobramentos da produção e relações com a Embrafilme e as singularidades da última fase.
7. Contexto histórico da televisão brasileira e a chegada e desenvolvimento do Padrão Globo de Qualidade.
8. A televisão brasileira e os cineastas: a criação do Globo Shell.
9. A constituição do Globo Repórter: os núcleos de São Paulo e do Rio de Janeiro.
10. Autoria, televisão e documentário: análise de percursos individuais e a evocação da experimentação na televisão (Geraldo Sarno, Paulo Gil Soares, João Batista de Andrade, Maurice Capovilla, Eduardo Coutinho, Gregório Bacic, Walter Lima Júnior)
11. Nação, encenação e experimentação: síntese das experiências da Caravana Farkas e do Globo Repórter, no âmbito do moderno documentário no cinema e na televisão brasileiros.
12. Os anos 1980: a produção documentária e de reportagens independentes em vídeo (Olhar Eletrônico e TVDO) e as relações com a televisão.
13. 1980/1990: o papel do vídeo no documentário brasileiro contemporâneo (Eduardo Coutinho e o projeto Vídeo nas Aldeias)
14. 2000: DOC TV l.
Metodologia
Aulas expositivas (com projecao de slides), visionamentos de documentarios, discussoes em sala de aula, sera feita uma conversa com a sala de aula sobre a viabilizade ou nao de seminarios, leituras dirigidas e trabalho final escrito.
Observação