Turma AC300 - Dramaturgias - Turma A

Nome

Dramaturgias

Subtítulo

Questões de identidade, de gêneros sexuais e dramáticos em Aristófanes e Eurípides

Cód. Disciplina - Turma

AC300 - A


Sala Sala de reuniões do Depto. Artes Cenicas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC300 - Dramaturgias
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Isa Etel Kopelman

Critério de Avaliação

Seminário. Trabalho Final. Participação nas discussões e leitura dos textos.

Bibliografia

Aristóteles. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1986. Aristóteles, Horácio, Longino. A Poética Clássica. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1981. Aristófanes – Lisístrata e Tesmoforiantes. Trad e Notas de Trajano Vieira. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011. Easterling, Pat e Hall, Edith – Atores Gregos e Romanos. São Paulo: Odysseus Editora, 2008. (pp. 3- 242). Eurípides – Helena, Versão de José Eduardo do Prado Kelly. São Paulo: Editora Agir. 2000. Duarte, Adriane da Silva – “A vingança de Fedra: As Mulheres que Celebram as Tesmofórias”, in O Dono da voz e a voz do dono. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP, 2000. (pp.187-203). Loraux, Nicole. “Aristophane, les femmes d’Ahènes, le théâtre”. In: Mètis Antropologie des mondes grecs anciens. Vol. 6, 1991. (pp. 119-130).http://persee.fr/web/revues/homes/prescript/ai Miranda Nogueira Coelho – “Ilusão e representação na Helena de Eurípides”. In: Estudos sobre o Teatro Antigo. Org. De Zelia de Almeida Cardoso, Adriane da Silva Duarte. São Paulo: Alameda. (pp. 51-92) Silk, M. S. – Aristophanes and the Definition of Comedy. Oxford: Oxford Univerdity Press, 2000. Vieira, Trajano – “Inversões de Aristófanes”, in Aristófanes, Lisístrata e Tesmoforiantes. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011. (pp. 237-247). Zeitlin, F. Travesties of gender and genre in Aristophanes’ Thesmophoriazusae. In: Foley, H. (ed.). Reflections of Women in Antiquity. Philadelphia: Gordon and Breach, 1992.

Conteúdo

Essa disciplina tem por objetivo examinar as questões e as tematizações de identidade, gênero (sexual e dramático) e da mimese aristotélica na dramaturgia de Aristófanes e Eurípides, particularmente em Tesmoforiantes de Aristófanes e Helena de Eurípides. Na comédia de Aristófanes são parodiadas quatro tragédias de Eurípides, das quais restou somente uma (Helena). Um exame mais atento destas obras aponta para procedimentos criativos extremamente inventivos e inovadores que se traduz, em seus extremos, num horizonte de tradição realista aristotélico quanto em procedimentos metateatrais, de mudanças abruptas, cuja linguagem se movimenta através de um jogo de falsas aparências. Uma perspectiva teatral contemporânea de reflexão e criação dramatúrgica mais consistente requer a compreensão das formas matriciais de representação da poética teatral clássica, um olhar de suas proposições e tematizações da existência humana no mundo Nesta disciplina serão examinadas as seguintes questões: O horizonte da experiência e o jogo das aparências em Helena e Tesmoforiantes. Os personagens em ação no tempo do drama trágico no processo aristotélico de eventos no modo aristofânico de mudanças e retornos no jogo de inversão ou reversão As disputas de gêneros e as questões de identidade Definições das situações cômicas Definições das situações trágicas Peripécias e reconhecimentos na tragédia e na comédia. Representações teatrais das personas trágicas e cômicas.

Metodologia

: Aulas expositivas, seminários, análise e discussão dos textos lidos, elaboração do trabalho final.

Observação