Turma AC300 - Dramaturgias - Turma A
Nome
Dramaturgias
Subtítulo
Questões de identidade, de gêneros sexuais e dramáticos em Aristófanes e Eurípides
Cód. Disciplina - Turma
AC300 - A
Sala
Sala de reuniões do Depto. Artes Cenicas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC300 - Dramaturgias
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Isa Etel Kopelman
Critério de Avaliação
Seminário. Trabalho Final. Participação nas discussões e leitura dos textos.
Bibliografia
Aristóteles. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1986.
Aristóteles, Horácio, Longino. A Poética Clássica. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1981.
Aristófanes – Lisístrata e Tesmoforiantes. Trad e Notas de Trajano Vieira. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.
Easterling, Pat e Hall, Edith – Atores Gregos e Romanos. São Paulo: Odysseus Editora, 2008. (pp. 3- 242).
Eurípides – Helena, Versão de José Eduardo do Prado Kelly. São Paulo: Editora Agir. 2000.
Duarte, Adriane da Silva – “A vingança de Fedra: As Mulheres que Celebram as Tesmofórias”, in O Dono da voz e a voz do dono. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP, 2000. (pp.187-203).
Loraux, Nicole. “Aristophane, les femmes d’Ahènes, le théâtre”. In: Mètis Antropologie des mondes grecs anciens. Vol. 6, 1991. (pp. 119-130).http://persee.fr/web/revues/homes/prescript/ai
Miranda Nogueira Coelho – “Ilusão e representação na Helena de Eurípides”. In: Estudos sobre o Teatro Antigo. Org. De Zelia de Almeida Cardoso, Adriane da Silva Duarte. São Paulo: Alameda. (pp. 51-92)
Silk, M. S. – Aristophanes and the Definition of Comedy. Oxford: Oxford Univerdity Press, 2000.
Vieira, Trajano – “Inversões de Aristófanes”, in Aristófanes, Lisístrata e Tesmoforiantes. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011. (pp. 237-247).
Zeitlin, F. Travesties of gender and genre in Aristophanes’ Thesmophoriazusae. In: Foley, H. (ed.). Reflections of Women in Antiquity. Philadelphia: Gordon and Breach, 1992.
Conteúdo
Essa disciplina tem por objetivo examinar as questões e as tematizações de identidade, gênero (sexual e dramático) e da mimese aristotélica na dramaturgia de Aristófanes e Eurípides, particularmente em Tesmoforiantes de Aristófanes e Helena de Eurípides. Na comédia de Aristófanes são parodiadas quatro tragédias de Eurípides, das quais restou somente uma (Helena). Um exame mais atento destas obras aponta para procedimentos criativos extremamente inventivos e inovadores que se traduz, em seus extremos, num horizonte de tradição realista aristotélico quanto em procedimentos metateatrais, de mudanças abruptas, cuja linguagem se movimenta através de um jogo de falsas aparências.
Uma perspectiva teatral contemporânea de reflexão e criação dramatúrgica mais consistente requer a compreensão das formas matriciais de representação da poética teatral clássica, um olhar de suas proposições e tematizações da existência humana no mundo
Nesta disciplina serão examinadas as seguintes questões:
O horizonte da experiência e o jogo das aparências em Helena e
Tesmoforiantes.
Os personagens em ação
no tempo do drama trágico
no processo aristotélico de eventos
no modo aristofânico de mudanças e retornos
no jogo de inversão ou reversão
As disputas de gêneros e as questões de identidade
Definições das situações cômicas
Definições das situações trágicas
Peripécias e reconhecimentos na tragédia e na comédia.
Representações teatrais das personas trágicas e cômicas.
Metodologia
: Aulas expositivas, seminários, análise e discussão dos textos lidos, elaboração do trabalho final.
Observação