Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Música Popular
Subtítulo
Música Popular Brasileira: indústria cultural e identid
Cód. Disciplina - Turma
MS105 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Jose Roberto Zan
Critério de Avaliação
Avaliação da participação do aluno nas aulas e trabalho final sobre temas a serem definidos.
Bibliografia
CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e outras bossas. SP, Editora Perspectiva, 1968.
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HOMEM DE MELLO, Zuza. A era dos festivais: uma parábola. São Paulo, Editora 34, 2003.
LENHARO, Alcir. Cantores do rádio: a trajetória de Nora Ney e Jorge Goulart e o meio artístico de seu tempo. Campinas, Editora da Unicamp, 1995.
MAMMI, Lorenzo. “João Gilberto e o projeto utópico da Bossa Nova”. Novos Estudos, SP, CEBRAP, nov de 1992.
MEDAGLIA, Julio. “O Balanço da Bossa”. CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e outras bossas. SP, Editora Perspectiva, 1968.
MENESES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico: poesia e política em Chico Buarque. SP, Ateliê Editorial, 2000.
MORELLI, Rita C. L. Indústria fonográfica: um estudo antropológico. Campinas, Editora da Unicamp, 1991.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Belo Horizonte, Autêntica, 2002.
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SCHWARZ, Roberto. “Cultura e política: 1964-1969”. O Pai de Família e outros estudos, RJ, Paz e Terra, 1978.
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SANT’ANNA, Affonso Romano de. Música Popular e Moderna Poesia Brasileira. Petrópolis, Vozes, 1986.
SEVERIANO, Jairo & HOMEM DE MELLO, Zuza. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras. (vols. I e II). São Paulo, Editora 34, 1998.
VASCONCELOS, Gilberto & SUZUKI Jr, Matinas. “A malandragem e a formação da música popular brasileira”. FAUSTO, Boris . História da Civilização Brasileira (O Brasil Republicano), Tomo III, vol 4, SP DIFEL/Difusão Editorial S.A., 1984.
WISNIK, J.M. Sem receita: ensaios e canções. São Paulo, Publifolha, 2004.
Conteúdo
Conteúdo Programático
Objetivos
Fazer uma reflexão sobre as relações entre a música popular e a indústria cultural no Brasil. Analisar a formação da música popular brasileira, a partir da segunda metade do século XX, enfatizando o entrelaçamento entre a constituição da indústria fonográfica e processos identitários no Brasil. Através de uma análise histórica e social da música popular brasileira, pretende-se verificar de que modo determinados agentes sociais contribuíram para a construção das noções de brasilidade, autenticidade e tradição associadas a essa manifestação cultural.
Conteúdo
1. A música popular brasileira e identidade nacional na era do rádio (anos 30 e 40).
2. Tradição e modernização na música popular dos anos de 1950.
3. Brasilidade revolucionária x alienação na era da TV – a música popular nos anos 60.
4. A música popular brasileira, indústria cultural e mundialização (anos 70, 80 e 90).
Metodologia
Aulas expositivas e análise de textos de apoio.
Observação