Turma AC100 - Seminário de Pesquisa em Artes - Turma A

Nome

Seminário de Pesquisa em Artes

Subtítulo

Teoria geral (do estado) da dança

Cód. Disciplina - Turma

AC100 - A


Sala Sala 41 do Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC100 - Seminário de Pesquisa em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 30
Oferecimento IA
A DISCIPLINA SERÁ OFERECIDA NAS FÉRIAS DE VERÃO, EM JANEIRO DE 2013, nos dias 10, 11, 14, 15 e 16 - de 14h00 às 18h00

Docentes

Cassia Navas Alves de Castro

Critério de Avaliação

Participação em sala de aula e entrega de monografia ao final do curso.

Bibliografia

ANDERSON, J. (1978). Dança. Lisboa: Verbo AU, S. (1991) Ballet & modern dance. 2ª ed. Londres: Thames and Hudson BANES, S. (1980). Terpsichore in sneakers. Boston: Houghton Mifflin BERNARD, M. (2001). De la création chorégraphique. Paris : Centre National de la Danse BOUCIER, P. (1987). História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes CARDONA, P. (2000). Dramaturgia de bailarín, cazador de mariposas. México DF: Conaculta/INBA COHEN, S. J. (1982) Next week, swan lake. New Hampshire: Wesleyan University COHEN, S.J. (1992).Dance as a Theatre Art. 2a. ed. Princenton : Dance Horizons DOSSIER Danse et Dramaturgie, Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse: 31, 1997 FEBVRE, M. (1995) Danse contemporaine et théâtralité. Paris: Chiron/Librairie de la Danse FOSTER, S. (1995). Corporealities: Dancing Knowledge, Culture and Power. Chicago: Routledge GAUTIER, T. Ecrits sur la Danse. (1995). Org. Ivor Guest. Col. Librarie de la Danse, Paris: Actes Sud HOUCARDE, P (2002). Mascarades et Ballets au Grand Siècle. Paris : Desjonqueres/Centre National de la Danse HUMPHREY, D. ( 1959) The art of making dances. New York: Grove INTERAGIR, avec les technologies numériques. Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse: 52, 2004 LEHMANN, H. T (2007)Teatro pós-dramático. Trad. Sérgio de Carvalho. São Paulo: Cosac & Naif LIVET, A. (1973).Contemporary Dance. Nova Iorque: Abbeville LORCA, F. G. (1933). Teoria y Juego del Duende. Madrid, in www.lainsignia.org, Equador LOUPPE, L. (1997) La poétique de la danse contemporaine. Bruxelas, Contredanse MACDONAGH, D. (1990). The Rise, Fall and Rise of Modern Dance. Chicago: Cappela MONTEIRO, M (1998). Noverre: cartas sobre a dança. São Paulo: Edusp MORRIS, G. (1996). Moving words. London/New York: Routledge NAVAS, C & LOBO, L. (2003) Teatro do movimento, um método para o intérprete-criador. Brasília:LGE NAVAS, C & LOBO, L. (2008) Arte da Composição, Teatro do movimento. Brasília:LGE NAVAS, C. & BOGEA, I. & FONTES, F (2006). NA DANÇA. São Paulo: IMESP/Secretaria de Estado da Cultura. NAVAS, C. & DIAS, L. (1992). Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura NAVAS, C. (1987). Imagens da Dança em São Paulo. São Paulo. IMESP/Secretaria Municipal de Cultura NAVAS, C. (1996) Brasil, brasilidades. In Revue Noire: Brésil, Brazil, Afro-Brasileiro, Art contemporain africain, n. 22, oct-nov, Paris NAVAS, C. (1999). Dança e Mundialização: políticas de cultura no eixo Brasil-França. São Paulo: Hucitec. NAVAS, C. (2002). Dança: escritura, análise e dramaturgia. Anais do II Congresso da ABRACE- Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBa, Salvador NAVAS, C. (2003). Dança brasileira no final do século XX. In Dicionário SESC, A Linguagem da Cultura. Organização Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva PAVIS, P. (1999). Dicionário de teatro. Trad. Maria Lúcia Pereira & Jacob Guinsburg. São Paulo: Perspectiva PEIRCE, C.S . (1990) Semiótica. São Paulo: Perspectiva RODRIGUES, G. (1997). Bailarino - Pesquisador - Intérprete: Processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE RODRIGUES, J.C. (1999) O corpo na história. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz SANTAELLA, M. L. (1980). Produção de linguagem e ideologia. São Paulo: Cortez SANTAELLA, M. L. (1993). Palavra, imagem & enigmas. Em Dossiê Imagem, Revista da USP, nº 16, p. 36-51, São Paulo SANTAELLA, M. L. (2001). Matrizes da linguagem e do pensamento. São Paulo: Iluminuras/FAPESP SASPORTES, J. (1983). Pensar a dança: a reflexão estética de Mallarmé a Cocteau. Lisboa: IN/CM SERVOS, N. (2001). Pina Bausch, ou l´art de dresser um poisson rouge. Paris: L´Arche SILVA. E. R. (2005). Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA SUCENA, E. (1988) A Dança Teatral no Brasil. Rio de Janeiro: MINC/FUNDACEN VIANNA, K. (1990). A Dança. São Paulo: Siciliano

Conteúdo

Trabalhar com a questão da “teoria” em dança, a denominação geral apontando para a sistematização de aspectos epistemológicos e metodológicos das investigações em artes da cena- dança, teatro e performance. A estratégia é a de um mapeamento onde a meta é a amplitude da abordagem das questões teóricas do "estado da arte" das pesquisas, a partir de textos da cultura letrada e textos artísticos da cultura não verbal (escritura coreográfica e artes da cena), também através de sistematizadores do pensamento em dança e movimento, forjado a partir da prática e a partir da reflexão que esta vem ensejando, nos vários períodos da história moderna e contemporânea.

Metodologia

Aulas expositivas e debates, ao longo de cinco dias no período de férias de verão 2013.

Observação