Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Análise Musical com Suporte Computacional

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - A


Sala Sala de Seminário do NICS - Reitoria III
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Disciplina dada em conjunto com professores do IRCAM e da UFPB.

Docentes

Jônatas Manzolli

Stéphan Olivier Schaub

Mikhail Malt

Critério de Avaliação

A avaliação será dada pela média aritmética de um projeto de análise e uma prova escrita.

Bibliografia

Cope, D., (2008) Hidden Structure - Music Analysis Using Computers, Middleton WI, A-R Editions. Gérard Assayag, « Nouveaux enjeux de l'analyse musicale informatique », CULTURE ET RECHERCHE, Musique et son: les enjeux de l’ère numérique, Création musicale, recherche, archivage, transmission, n° 91 – 92, juillet - août - septembre - octobre 2002, p. 18. Milton Babbitt, « The Use of Computers in Musicological Research », Perspectives of New Music, 3:2 (1965:Spring/Summer) p.74. Guigue, D. (2009), Esthétique de la sonorité - L’héritage de Debussy dans la musique pour piano du XXe siècle, Paris, L’Harmanthan. Guigue, D. (2011). Estética da Sonoridade: A Herança de Debussy na Música para Piano do Século XX. Editora Perspectiva: São Paulo, ISBN: 9788527309301. Henkjan Honing. On the growing role of observation, formalization and experimental method in musicology. Empirical Musicology Review (2006) vol. 1 (1) pp. 2-6. M. Leman, Music and Schema Theory - Cognitive Foundations of Systematic Musicology, Springer Verlag, Berlin, 1995. Richard Parncutt, « Systematic Musicology and the history and future of Western musical scholarship », in Journal of Interdisciplinary Music Studies, University of Graz, 2007, 1, p. 1-32.

Conteúdo

O foco desta disciplina é o uso de ferramentas científicas e computacionais na análise musical. Serão apresentados exemplos de análise e será discutida a possibilidade de desenvolver métodos computacionais aplicados a este contexto.

Metodologia

A metodologia baseia-se em: Aulas expositivas com exemplos sonoros, audiovisuais e programas em Pure Data, MAX MSP, Open Music; Aplicação de bibliotecas de Análise com suporte computacional como a SOAL. Os alunos serão divididos em Grupos de Trabalho para desenvolver Projetos de Análise. As aulas dadas simultaneamente na UNICAMP, UFPB e IRCAM utilizando-se recursos de EAD

Observação