Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Subtítulo
Análise Musical com Suporte Computacional
Cód. Disciplina - Turma
MS102 - A
Sala
Sala de Seminário do NICS - Reitoria III
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Disciplina dada em conjunto com professores do IRCAM e da UFPB.
Docentes
Critério de Avaliação
A avaliação será dada pela média aritmética de um projeto de análise e uma prova escrita.
Bibliografia
Cope, D., (2008) Hidden Structure - Music Analysis Using Computers, Middleton WI, A-R Editions.
Gérard Assayag, « Nouveaux enjeux de l'analyse musicale informatique », CULTURE ET RECHERCHE, Musique et son: les enjeux de l’ère numérique, Création musicale, recherche, archivage, transmission, n° 91 – 92, juillet - août - septembre - octobre 2002, p. 18.
Milton Babbitt, « The Use of Computers in Musicological Research », Perspectives of New Music, 3:2 (1965:Spring/Summer) p.74.
Guigue, D. (2009), Esthétique de la sonorité - L’héritage de Debussy dans la musique pour piano du XXe siècle, Paris, L’Harmanthan.
Guigue, D. (2011). Estética da Sonoridade: A Herança de Debussy na Música para Piano do Século XX. Editora Perspectiva: São Paulo, ISBN: 9788527309301.
Henkjan Honing. On the growing role of observation, formalization and experimental method in musicology. Empirical Musicology Review (2006) vol. 1 (1) pp. 2-6.
M. Leman, Music and Schema Theory - Cognitive Foundations of Systematic Musicology, Springer Verlag, Berlin, 1995.
Richard Parncutt, « Systematic Musicology and the history and future of Western musical scholarship », in Journal of Interdisciplinary Music Studies, University of Graz, 2007, 1, p. 1-32.
Conteúdo
O foco desta disciplina é o uso de ferramentas científicas e computacionais na análise musical. Serão apresentados exemplos de análise e será discutida a possibilidade de desenvolver métodos computacionais aplicados a este contexto.
Metodologia
A metodologia baseia-se em:
Aulas expositivas com exemplos sonoros, audiovisuais e programas em Pure Data, MAX MSP, Open Music;
Aplicação de bibliotecas de Análise com suporte computacional como a SOAL.
Os alunos serão divididos em Grupos de Trabalho para desenvolver Projetos de Análise.
As aulas dadas simultaneamente na UNICAMP, UFPB e IRCAM utilizando-se recursos de EAD
Observação