Turma DE010 - Processos de criação na realização cinematográfica e videográfica - Turma A
Nome
Processos de criação na realização cinematográfica e videográfica
Subtítulo
Mediações e Hibridismos na Arte Contemporanea. Novas Linguagens em Diálogos de Cinema e Pintura.
Cód. Disciplina - Turma
DE010 - A
Sala
Sala 08 do Dept. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
DE010 - Processos de criação na realização cinematográfica e videográfica
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Critério de Avaliação
1.Frequência às aulas(mínimo 75 %), participação em debates e análises dos filmes.
2.Leituras de textos e elaboração de analise de filmes ou outra linguagem tecno- artística (instalações, happenings ou vídeos) a partir da escolha de cenas decupadas dos filmes ou da obra como um todo, durante o curso. 3.Produção e entrega de paper final com analise fundamentada dessas obras estudadas.
Bibliografia
AUMONT, Jacques. L´Oeil Interminable. Cinéma ET Peinture. Paris,Nouvelles Editions Seguier,
1995.
______________. A imagem.Campinas.Papirus.1993
______________. A Estetica do Filme. Campinas, Papirus editora, 1994
ARISTARCO, G. e T. O Novo Mundo das Imagens Eletronicas. Lisboa, Edições 70
BELLOUR, Raymond. Entre Imagens. Campinas, Papirus, 1997
BETTON, G. Estetica do Cinema. São Paulo, Martins Fontes
BOCCARA, E. G. As Questões das Artes, do Design e a convergência das mídias através da tecnologia computacional: o surgimento de linguagens híbridas no contexto da comunicação social contemporânea in Cadernos da Pós Graduação, IA Unicamp, Ano 5 Vol.5, no. 2, 2001
BONITZER, Pascal. Peinture ET Cinéma. Décadrages. Paris, Editions de l´Etoile, 1995
BULHÕES, Marcelo. A Ficção nas Midias. Um curso sobre a narrativa nos meios audiovisuais. São Paulo, Atica editora, 2009
CALABESE, Omar. El Lenguage del Arte. Barcelona, Paidós, 1987
_____________. A Idade Neobarroca. São Paulo, Martins Fontes, 1988
CARAMELA, Elaine (org.). Midias. Multiplicação e Convergencias. São Paulo, Senac, 2009
COHEN, Rosa. Motivações Pictóricas e Multimediais na Obra de Peter Greenaway. São Paulo,
Ferrari, 2008
__________. Desconstrução Filmica da Pintura “O Banquete da Companhia Civica de São George”: Descrições Cromaticas in Sinopses nº 36, Revista da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2001
__________. Nova Espacialidade Hibrida na Obra de Peter Greenaway. As Circunscrições Pictórico- Cinéticas das Instalações in Revista Estudio nº 5: Anais do Congresso Internacional Artistas sobre outras obras. Lisboa, 2012
DOMINGUES, Diana et alii. Arte, Ciência e Tecnologia. Passado, Presente e
Desafios. São Paulo, Editora UNESP/Itaú Cultural
GOROSTIZA, J. Peter Greenaway. Madrid, Cátedra, 1995
LACALLE, C. David Lynch. Terciopelo Azul. Barcelona, Paidós, 1988
LAVRADOR, F. Gonçalves. Estudos de Semiotica Filmica. Porto, Edições Afrontamento, 1984
LEÃO, L. ET alii. O Chip e o Computador.reflexões sobre as Novas Midias. São Paulo, Senac, 2005
LICHTENSTEIN, J. ET alii. A Pintura. O Paralelo das Artes. Vol.7. São Paulo. Editora 34, 2005
_________________. A Pintura. O Desenho e a Cor. Vol. 9. São Paulo, Editora 34, 2006
LOTMAN, Yuri. Estetica y Semiotica Del Cine. Trad. J.F. Sanchez. Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 1979
MACHADO, Arlindo. A Arte do Vídeo. São Paulo, Brasiliense, 1989.
______________. Pré-cinemas e Pós-cinema. Papirus Editora, Campinas, 2011
MARICONDI Willoquet, Paula et alii. Peter Greenaway’s Postmodern Poststructuralist Cinema. Boston, Scarecrow Press, 2001.
MOLES, Abraham. Arte e Computador. Porto, Edições Afrontamento, 1990.
MUKAROVSKI, J. Escritos sobre Estetica e Semiotica da Arte. Lisboa, Estampa, 1981
MUNFORD, L. Arte e Tecnica. São Paulo, Martins Fontes, 1986
PARENTE, A. A Imagem Maquina. A Era das Tecnologias do Virtual. São Paulo, Editora 34, 1993
PAREYSON, L. Problemas da Estetica. São Paulo, Martins Fontes
PEIRCE, C. S. Semiotica. São Paulo, Perspectiva
PERRONE-MOISÉS, Leila ET alii. Intertextualidades in Poetiques nº27. Coimbra, Livraria Almedina, 1979
TADDEI, Nazareno. Leitura Estrutural do Filme. São Paulo, Edições Loyola, 1981
PARENTE, André et alii.Imagem Máquina, A Era das Tecnologias do Virtual.
Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.
QUARESMA, José ET alii. Circunvolições Digitais. Arte, Design e Plataformas Virtuais. Vol II.
Lisboa, Edição CIEBA, 2010
SANTAELLA, M. Lúcia. O que é Semiotica. São Paulo, Brasiliense
_________________. Culturas e Artes do Pós-Humano. Da Cultura das Mídias à Cibercultura. São Paulo, Paulus, 2004.
__________________. Matrizes da Linguagem e Pensamento. Sonora, Visual,Ver bal. São Paulo, Editora Iluminuras, 2005.
__________________. Cultura das Midias. São Paulo, Experimento, 1996
SOURIAU, Etienne. A Correspondencia das Artes. São Paulo, Cultrix, 1983
WOLFFLIN, H. Renascença e Barroco. São Paulo, Perspectiva
WOLLHEIM, R. A Pintura como Arte. São Paulo, Cosac & Naify, 2002
Conteúdo
Introdução
O hibridismo sempre existiu. Há linguagens hibridas em si mesmas porque dependem de outras para se constituir. Com o aperfeiçoamento e advento das tecnologias, em meados do século XX, a produção artística tem se ocupado, cada vez mais, com a aproximação, experimentação e convergência das linguagens para a obtenção de objetos híbridos geradores de novas significações.
Assim, há que considerar o termo hibridismo e suas transformações como re- significações no tempo e refletir acerca de seus papéis na contemporaneidade. Estudo e análise das construções hibridas geradoras de novas linguagens a partir dos processos de criação artísticos contemporâneos. Eleições e observação de obras hibridas a partir das linguagens do cinema e da pintura, permeadas por processamentos computacionais. Os novos interpretantes e suas significações em obras de artistas e cineastas.
Temas:
O Hibridismo e suas significações no tempo.
Meios, linguagens e significação. Signo e sistemas de signos.
Os novos meios.
A analise semiotica.
A linguagem da pintura e a linguagem do cinema. Especificidades e aproximações.
Processos de criação artísticos e semioses entre meios e linguagens.
Tradução como direcionamento à hibridização.
Tradução e os modos recursivos de criação: apropriações, citações, paráfrases, paródias, intratextos e intertextos.
As interferencias tecnológicas e o advento de novas linguagens.
Hibridismo na Arte: análise de filmes, pinturas e instalações de Peter Greenaway
Hibridismo na Arte: analise em filmes, pinturas e fotografias de David Lynch
Sintaxe da pintura no cinema de Lech Majewski
Videos do universo de Mathew Barney
Bill Viola e a fotografia cinética
Significações dos objetos artísticos híbridos.
Metodologia
Aulas expositivo-teóricas com amostragens em power- point e vídeos dos filmes escolhidos. Leituras programadas. Discussões de textos a partir de bibliografia básica para a reflexão e produção analítica destes textos assim como para a fundamentação teórica dos trabalhos discutidos em aula e em trabalhos
finais. Filmes e vídeos selecionados e decupados pelos alunos com analise e discussão dos conceitos e leituras discutidos em aulas.
Observação