Turma AV010 - Imagem: construção e representação - Turma A

Nome

Imagem: construção e representação

Subtítulo

Projetos Gráficos e Pesquisa Construtivas bi e tridimensionais: entre rastros, marcas e apagamentos

Cód. Disciplina - Turma

AV010 - A


Sala Sala 05 do Dep. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV010 - Imagem: construção e representação
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Luise Weiss

Critério de Avaliação

- Produção prática a partir dos projetos individuais dos alunos; - Apresentações e conversas entre os alunos sobre suas experiências e produções artísticas; - Entrega de um relatório abordando a práxis e a reflexão do projeto artístico.

Bibliografia

ASSMAN, Aleida. Espaços da recordação. Campinas: Editora Unicamp, 2011. BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultura, 1978. DIDI-HUBERMAN, Georges. Être Crâne: Lieu, Contact, Pensée, Sculpture. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000. _____________________. L’empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997. _____________________. La Ressemblance par Contact. Paris: Les Éditions de Minuit, 2008. DURAND, Gilbert. O Imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1999. FERREIRA, Gloria e COTRIN Cecília. Escritos de Artistas Anos 60/70. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2009. FUSCO, Renato de. Historia da Arte Contemporânea. Lisboa: Ed.Presença, 1988. KLEIN, Robert. A Forma e o Inteligível. São Paulo: Edusp, 1998. KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1990. PAREYSON, Luigi. Estética, Teoria da Formatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. POMPIDOU, Centre George. Qu‘est-ce que c‘est la Sculpture Moderne. Paris: Ed. Centre Pompidou, 1986. TARKÓVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Cosac&Naify, 1999. TUCKER, William. A Linguagem da Escultura. São Paulo: Cosac&Naify, 1999. WITTKOWER, Rudolf. La Escultura: processos e princípios. Madri: Ed. Alianza forma, 1984.

Conteúdo

- Estudar o ato de gravar, imprimir, desde princípios simples diretos, até tecnologias diferenciadas, híbridas; - Estudar os princípios da gravura (a escolha dos suportes e materiais), dialogando com gravações contemporâneas; - Estudar a obra de artistas contemporâneos tais como Giuseppe Penone, que utiliza o contato direto com superfícies (frotagem) e William Kentridge, que apropria-se do princípio da animação em seus desenhos; - Experimentar impressões de materiais orgânicos; - Utilizar objetos e matérias “achadas” (a questão do “acaso” na obra de arte); -Analisar e estudar as relações entre o corpo humano e suas marcas; - Pesquisar a gravura por meio de sua materialidade, transformações no processo e sequencialidade; - Analisar as relações entre arquitetura e natureza; - Observar e analisar as características estruturais e expressivas da materialidade; - Estudar a formatividade da obra e seus percursos criativos; - Estudar os conceitos de espaço, tempo e duração nas artes gráficas.

Metodologia

- Desenvolver atividades práticas, de ateliê, e pesquisas de meios e suportes; - Reflexões sobre os procedimentos artísticos interligando pesquisa prática e teoria; - Encaminhamento de textos para leitura e discussões em sala de aula e práxis de ateliê gráfico.

Observação