Turma AV010 - Imagem: construção e representação - Turma A
Nome
Imagem: construção e representação
Subtítulo
Projetos Gráficos e Pesquisa Construtivas bi e tridimensionais: entre rastros, marcas e apagamentos
Cód. Disciplina - Turma
AV010 - A
Sala
Sala 05 do Dep. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV010 - Imagem: construção e representação
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Luise Weiss
Critério de Avaliação
- Produção prática a partir dos projetos individuais dos alunos;
- Apresentações e conversas entre os alunos sobre suas experiências e produções artísticas;
- Entrega de um relatório abordando a práxis e a reflexão do projeto artístico.
Bibliografia
ASSMAN, Aleida. Espaços da recordação. Campinas: Editora Unicamp, 2011.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultura, 1978.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Être Crâne: Lieu, Contact, Pensée, Sculpture. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000.
_____________________. L’empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997.
_____________________. La Ressemblance par Contact. Paris: Les Éditions de Minuit, 2008.
DURAND, Gilbert. O Imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1999.
FERREIRA, Gloria e COTRIN Cecília. Escritos de Artistas Anos 60/70. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2009.
FUSCO, Renato de. Historia da Arte Contemporânea. Lisboa: Ed.Presença, 1988.
KLEIN, Robert. A Forma e o Inteligível. São Paulo: Edusp, 1998.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1990.
PAREYSON, Luigi. Estética, Teoria da Formatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
POMPIDOU, Centre George. Qu‘est-ce que c‘est la Sculpture Moderne. Paris: Ed. Centre Pompidou, 1986.
TARKÓVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Cosac&Naify, 1999.
TUCKER, William. A Linguagem da Escultura. São Paulo: Cosac&Naify, 1999.
WITTKOWER, Rudolf. La Escultura: processos e princípios. Madri: Ed. Alianza forma, 1984.
Conteúdo
- Estudar o ato de gravar, imprimir, desde princípios simples diretos, até tecnologias diferenciadas, híbridas;
- Estudar os princípios da gravura (a escolha dos suportes e materiais), dialogando com gravações contemporâneas;
- Estudar a obra de artistas contemporâneos tais como Giuseppe Penone, que utiliza o contato direto com superfícies (frotagem) e William Kentridge, que apropria-se do princípio da animação em seus desenhos;
- Experimentar impressões de materiais orgânicos;
- Utilizar objetos e matérias “achadas” (a questão do “acaso” na obra de arte);
-Analisar e estudar as relações entre o corpo humano e suas marcas;
- Pesquisar a gravura por meio de sua materialidade, transformações no processo e sequencialidade;
- Analisar as relações entre arquitetura e natureza;
- Observar e analisar as características estruturais e expressivas da materialidade;
- Estudar a formatividade da obra e seus percursos criativos;
- Estudar os conceitos de espaço, tempo e duração nas artes gráficas.
Metodologia
- Desenvolver atividades práticas, de ateliê, e pesquisas de meios e suportes;
- Reflexões sobre os procedimentos artísticos interligando pesquisa prática e teoria;
- Encaminhamento de textos para leitura e discussões em sala de aula e práxis de ateliê gráfico.
Observação