Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma C

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

A sonoridade vocal na História da Música Ocidental

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - C


Sala Sala 1 - Depto. Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
O horário real da disciplina será das 13h às 16h em vez de 14h às 17h.

Docentes

Angelo José Fernandes

Critério de Avaliação

1. Apresentação de seminário com peso 1. 2. Trabalho final escrito (formato de artigo) com peso 1. 3. Participação em sala de aula nos debates e nas peformances com peso 1. A nota final será a média aritmética simples da nota pelo seminário, da nota pelo trabalho final escrito e da nota pela participação em aula.

Bibliografia

ELLIOT, Martha. Singing in style: a guide to vocal performance practices. New Haven: Yale University Press, 2006. FERNANDES, Angelo José; KAYAMA, Adriana Giarola. A sonoridade vocal e a prática coral no Barroco: subsídios para a performance barroca nos dias atuais. Per Musi: revista acadêmica de música, Belo Horizonte, n. 18, p. 59-68, jun./dez. 2008. FERNANDES, Angelo José; KAYAMA, Adriana Giarola. A sonoridade vocal e a prática coral na Renascença: subsídios para performance da música renascentista nos dias atuais. Claves, João Pessoa, n. 5, p. 35-51, maio 2008. FERNANDES, Angelo José. O regente coral e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas. FREDRICKSON, Scott. Popular choral handbook: new techniques for pop, jazz, and show choir directors. USA: ScottMusic.com, 2004. GARRETSON, Robert L. Choral music: history, style, and performance practice. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1993. KITE-POWELL, Jeffery T. (ed). A Performer’s Guide to Renaissance Music. New York: Schirmer Books, 1994. KNIGHTON, Tess & FALLOWS, David (ed.). Companion to Medieval and Renaissance Music. Los Angeles: University of California Press, 1992. MABRY, Sharon. Exploring twentieth-century vocal music. Oxford: Oxford University Press, 2002. MANN, Alfred. Bach and Handel: choral performance practice. Chapel Hill: Hinshaw Music, Inc., 1992. NEWTON, George. Sonority in singing: an historical essay. Nova York: Ed. Vantage, 1984. PARROT, Andrew. The essential Bach choir. Woodbridge: The Boydell Press, 2000. PLANK, Steven E. Choral performance: a guide to historical practice. Lanham: Scarecrow Press Inc., 2004. POTTER, John. The Cambridge companion to singing. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p.178-191. SAMSON, Jim (ed.). The Cambridge history of nineteenth-century music. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. SCHENBECK, Lawrence. Joseph Haydn and the classical choral tradition. Chapel Hill: Hinshaw Music, 1996. STARK, James. Bel canto: a history of vocal pedagogy. Toronto: University of Toronto Press, 1999. STRIMPLE, Nick. Choral music in the nineteenth-century. New York : Amadeus Press, 2008. __________. Choral music in the twentieth-century. New York: Amadeus Press, 2002. UBERTI, Mauro. Vocal techniques in Italy in the second half of the 16th century. In: Early Music, vol. 9, nº 4, outubro, 1981, pp. 486-95. WILHELM, Ehmann and HAASEMANN, Frauke. Voice building for choirs. Chapel Hill: Hinshaw Music, 1982.

Conteúdo

Será realizado um estudo da evolução da sonoridade do canto solista e em grupo a partir da análise de características históricas, técnicas e estilísticas dos vários estilos da música vocal ocidental da Idade Média ao séc. XXI. Na apreciação de cada estilo serão abordados aspectos como a qualidade sonora das vozes, técnicas de produção vocal e a natureza da prática coral. A partir de reflexões sobre a performance da música historicamente informada ainda serão apontados caminhos técnico-interpretativos para a construção da sonoridade dos vários estilos apreciados na atualidade.

Metodologia

1. Aulas teóricas expositivas com seções para debate. 2. Audição de obras representativas. 3. Performance de obras de diferentes períodos. 4 Apresentação de seminários. 5. Leitura de textos escolhidos da bibliografia e outros relacionados, segundo o critério do professor.

Observação

Esta disciplinas é indicada a cantores, professores de canto, regentes e preparadores vocais.