Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

performance e criação no repertório musical experimental

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - A


Sala sala do NICS - Prédio da Reitoria III
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Silvio Ferraz Mello Filho

Critério de Avaliação

Avaliação realizada a partir de porcentagem de participação aos encontros e dos resultados obtidos e apresentados em trabalho final.

Bibliografia

Berio, Luciano. Remembering the future. Cambridge: Harvard Univ. Press. 2006. Cope, David. New Directions in Music. Ilinois: Waveland Press. 2001. Ferneyhough, Brian. “Shattering the vessel of the received wisdom”. in Perspectives of new music. Seattle: Univ. Washington. 1990. Ligeti, G. “States, events, transformations”. Perspectives of New Music. Vol. 31, No. 1. 1993. Ligeti, György. Neuf éssais sur la musique. Genève: Contrechamps. 2001. Messiaen, O. Techniques de mon langage musical. Paris: Leduc. 1940 Murail, Tristan. “A revolução dos sons complexos”. Trad.bras. de José Augusto Mannis. Cadernos de Estudo: Análise Musical. vol.5. S.Paulo: Atravéz. 1992. Schaeffer, Pierre. Tratée des Objets Musicaux. Paris: Seuil, 1966 Schoenberg, Arnold. Style and Idea. Londres: William Norgate. 1951. Webern Anton e Reich, Willi. The Webern path to a new music. London: Universal Edition. 1960. [trad. bras. Carlos Kater. Caminhos para a música novaS. Paulo: Novas Metas. 1984].

Conteúdo

O curso visa acompanhar trabalhos de performance e criação musical em desenvolvimento pelos alunos matriculados. A bibliografia e o material de suporte do curso será aquela relativa a produção de compositores (trabalhos de análises e entrevistas) das obras em preparação no caso dos alunos de praticas interpretativas ou conforme o material composicional em trabalho no caso de alunos de práticas criativas. Uma bibliografia básica do curso envolve trabalhos relativos às principais correntes composicionais do século XX. É objetivo do curso também a integração entre os alunos de criação e práticas interpretativas em projetos conjuntos a serem realizados especificamente no âmbito do curso.

Metodologia

O curso será conduzido na forma de workshop e se destina a alunos de composição e de prática instrumental que estejam trabalhando em atividades relacionáveis à música contemporânea (música do século XX e XXI, sobretudo a música do pós-guerra). O trabalho será realizado a partir de leitura ou escuta de material apresentado, tendo por objetivo a ampliação de conhecimento idiomático e estilístico relacionados ao repertório da música do século XX oriundo das experimentações iniciadas com propostas pós tonais, seriais e pós-seriais.

Observação