Turma DE003 - Cinema Brasileiro - Turma A

Nome

Cinema Brasileiro

Subtítulo

O cinema paulista dos anos 1980

Cód. Disciplina - Turma

DE003 - A


Sala ----
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE003 - Cinema Brasileiro
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
ESTA DISCIPLINA FOI CANCELADA POR NÃO ATINGIR O NÚMERO MÍNIMO DE ESTUDANTES

Docentes

Nuno Cesar Abreu

Critério de Avaliação

Participação. Seminários. Trabalho Final.

Bibliografia

Abreu, Nuno César. Boca do lixo – cinema e classes populares. Campinas: Ed. da Unicamp, 2006. Ab Saber, Tales A. M.. A imagem fria. Ed. Atelier Editorial. São Paulo, Amâncio, Tunico. O Brasil dos gringos. Niterói: Intertexto, 2000. Barthes, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel, 1985. Canevacci, Massimo. Antropologia do cinema. São Paulo: Brasiliense, 1984. De Cicco, Claudio. Hollywood na Cultura Brasileira. São Paulo: Convívio, 1979. Ferro, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. Gomes, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. Ortiz, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985. ____. A moderna tradição brasileira - cultura brasileira e industria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1988. Ramos, José Mario Ortiz. Cinema, Estado e lutas culturais. Rio: Paz e Terra, 1983. Ramos, Fernão (org.), História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Art, 1987 ______. Cinema marginal (1968-1973): a representação em seu limite. São Paulo: Brasiliense, 1987. Simis, Anita. Estado e cinema no Brasil. São Paulo: Anna Blume, 1996. Soares, Marisa Carvalho e Ferreira, Jorge (orgs.). A história vai ao cinema. Rio: Record, 2001. Xavier, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993. ______ (org.). A experiência do cinema. Rio de janeiro: Graal, 1983.

Conteúdo

Observar os processos de criação, a utilização da linguagem cinematográfica na construção dos filmes. Proporcionar uma reflexão sobre aspectos da cultura brasileira por meio do discurso cinematográfico. Realizar recortes no imaginário produzido pelos filmes e neles refletido, procurando compreender suas relações com o contexto histórico. Discutir as relações entre cinema, cultura de massa e sociedade. Focar na produção paulista dos anos 1980.

Metodologia

Aulas expositivas. Projeção de filmes. Seminários.

Observação