Turma AC300 - Dramaturgias - Turma A

Nome

Dramaturgias

Subtítulo

A Teatralidade na Dramaturgia de Nelson Rodrigues

Cód. Disciplina - Turma

AC300 - A


Sala Sala 11 - Depto de Artes Cênicas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC300 - Dramaturgias
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
Esta disciplina terá início no dia 12/03

Docentes

Mario Alberto De Santana

Critério de Avaliação

Leitura prévia dos textos, participação ativa nas aulas, apresentação de Seminário e trabalho escrito na conclusão do curso.

Bibliografia

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo, Edusp, 1997. BENTLEY, Eric. O dramaturgo como pensador. Tradução Ana Zelma Campos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2004. CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. CORNEGO, Oscar. ¿Que es la teatralidade? Em: www.telonde fondo.org, n.1 – agosto 2005. Acesso em 12/03/2011. DORT, Bernard. La représentation émancipée, Arles, Actes Sud, 1988 FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. FRAGA, Eudinyr. Nelson Rodrigues expressionista. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998. GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010. LOPES, Ângela L. Nelson Rodrigues - Trágico, então Moderno.Tempo Brasileiro/Editora UFRJ, Rio de Janeiro, 1993. LINS, Ronaldo Lima. O teatro de Nelson Rodrigues: uma realidade em agonia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992. ___________ . Teatro da obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global, 2004. ___________ . Prefácio, in Nelson Rodrigues - Teatro Completo. Volume único. Editora Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1993. MEDEIROS, Elen de. A concepção do trágico na obra dramática de Nelson Rodrigues. Tese defendida na Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 2010. RODRIGUES, Nelson. Teatro completo: volume único. Organização geral e prefácio Sábato Magaldi. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.

Conteúdo

Estudo dos elementos, temáticas e procedimentos de composição na dramaturgia rodriguiana. A disciplina busca propiciar condições para uma abordagem da teatralidade da dramaturgia de Nelson Rodrigues. Para tanto, empreenderá uma análise de aspectos recorrentes em sua escrita e que indiciam uma proposital latência de estilização da mímeses sobre a qual se ergue. Seja nos títulos e subtítulos, na estrutura fabular básica, nas situações propostas, nas rubricas, nos diálogos e falas, nos personagens - principais, secundários, inexistentes (ou, não presentes) - nos perfis (das proposições de caracterização e de conduta cênica) – os psicológicos, os farsescos, os trágicos, os cômicos, etc. Um estudo do suporte dramatúrgico rodriguiano, em seus procedimentos e temáticas, como potencializador da teatralidade na criação da cena.

Metodologia

aulas expositivas e seminários dinamizados por debates sobre os textos teóricos e dramatúrgicos indicados.

Observação