Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma F

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Música do século 20 e 21: performance e reflexão

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - F


Sala Sala 35 - Depto Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Fernando Augusto de Almeida Hashimoto

Critério de Avaliação

Avaliação dos seminários, performances em classe e trabalho de final de semestre.

Bibliografia

BRINDLE, Reginald Smith. The New Music: The Avant-Garde since 1945. Oxford and New York: Oxford University Press, 1987. COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. “Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance”. Revista Per Musi online, vol.14, Belo Horizonte, jul/dez 2006. COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. “Fazendo música juntos ou improvisação e seus outros.” Revista Per Musi online, vol.16, Belo Horizonte, jul/dez 2007 NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1984. NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and Beyond. Cambridge University Press, 1999. ROSS, Alex. O Resto é Ruído. São Paulo: Companhia das Letras. 2009 STRAUS, Joseph. Introduction to Post-tonal Theory. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2000. WILLIAMON, Aaron (Ed.). Musical Excellence. New York: Oxford University Press, 2004. Bibliografia complementar será anunciada após definição dos instrumentistas matriculados na disciplina.

Conteúdo

Performance e reflexão sobre o repertório musical do século 20 e 21.

Metodologia

Leitura de textos selecionados relacionados ao repertório do século 20 e 21. Performance de obras e trechos de obras selecionadas, envolvendo tanto repertório camerístico como para instrumento solo. Realização de seminários de reflexão expositiva sobre a interpretação musical. Audição de gravações.

Observação

todos os matriculados deverão participar das performances realizadas em classe.