Turma AV002 - Estudos Visuais - Teorias da Imagem - Turma A

Nome

Estudos Visuais - Teorias da Imagem

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV002 - A


Sala Sala de Projeção do prédio da Pós IFCH
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV002 - Estudos Visuais - Teorias da Imagem
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
ATENÇÃO: Início das aulas em 12/08.

Docentes

Claudia Valladao De Mattos Avolese

Critério de Avaliação

A avaliação de alunos se dará através seminários e trabalho final.

Bibliografia

BAILEY, Gauvin Alexander. Art on the Jesuit Missions in Asia and Latin America (1542- 1773). Toronto/Buffalo/London: University of Toronto Press, 2001. BAILEY, Gauvin Alexander. Art of Colonial Latin America. Lodres: Phaidon, 2005. CASTEDO, Leopoldo. Historia del Arte Ibero Americano. Precolombino. El Arte Colonial. Madri: Alianza Editorial, 1988, 2v. GISBERT, Teresa. Iconografia y Mitos Indígenas en el arte. La Paz, Bolivia: Editorial Gisbert y Cia, 2008. GRUZINSKI, Serge. El Pensamiento Mestizo. Cultura Amerindia e Civilización del Renascimiento (1999). Barcelona: Paidos, 2007. PILLSBURY, Joanne (ed) Past Presented. Archaeological Illustration and the Ancient Americas, Washington DC: Dumbarton Oaks Research Library and Collection, 2011. SANJAD, A Coruja de Minerva. O Museu Paraense entre o Império e a República, Belém: Museu Paraense Emilio Goeldi, 2010.

Conteúdo

O curso tratará das relações entre arte europeia e ameríndia, buscando compreender de que forma a produção visual e material dos povos indígenas e pré-colombianos foi incorporada ao vocabulário tradicional das artes, durante o longo processo de transferência de tradições artísticas europeia para as Américas e no processo de circulação de objetos indígenas na Europa e outros continentes. O curso discutirá ainda questões teóricas e metodológicas envolvidas na incorporação da arte ameríndia ao repertório da história da arte. Ao longo do semestre serão convidados especialistas nacionais e internacionais para que contribuam com reflexões pontuais sobre o tema proposto, através de uma palestra, ou em uma série de aulas.

Metodologia

O curso discutirá ainda questões teóricas e metodológicas envolvidas na incorporação da arte ameríndia ao repertório da história da arte. Ao longo do semestre serão convidados especialistas nacionais e internacionais para que contribuam com reflexões pontuais sobre o tema proposto, através de uma palestra, ou em uma série de aulas.

Observação