Nome
Cinema e História - Cinemas Não-Narrativos
Subtítulo
Experimental e Documentário - Passagens
Cód. Disciplina - Turma
DE013 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
DE013 - Cinema e História - Cinemas Não-Narrativos
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Francisco Elinaldo Teixeira
Critério de Avaliação
Presença contínua e participação intensa nas aulas, com monografia final sobre um dos itens do programa.
Bibliografia
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_____________. Autor e estilo no cinema. Percurso, Revista de Psicanálise, n.11. São Paulo, 1997.
Conteúdo
1 – Introdução: o cinema não é linguagem, mas imagética.
2 – Narratividade e cinema - Os três grandes domínios ou territórios do cinema: ficcional, documentário e experimental.
3 – Cinema experimental, de arte ou de vanguarda.
4 – Cinema de autor.
5 – Cinema indireto.
6 – Cinema de poesia.
7 – Cinema disnarrativo.
8 – Conclusão: cinema do terceiro olho.
9 – Introdução: o não-narrativo no cinema brasileiro.
10 – Mário Peixoto e o cinema de poesia.
11 – O filme Limite e o cinema da lepra de Mário Peixoto.
12 – Glauber Rocha e o cinema político moderno.
13 – O filme A idade da terra e o cinema arqueogenealógico de Glauber Rocha.
14 – Júlio Bressane: da cinepoética à cinemancia.
15 – Os vídeos Galáxia Albina e Galáxia dark e a noção de tradução intersemiótica em Júlio Bressane.
16 – Conclusão: da visibilidade à legibilidade da imagem.
Metodologia
Aulas expositivas, com discussões de textos e projeções de filmes.
Observação