Turma DE625 - Seminários Avançados I - Turma A
Nome
Seminários Avançados I
Subtítulo
Cinema e Processos de Aprendizado
Cód. Disciplina - Turma
DE625 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
DE625 - Seminários Avançados I
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
ESTA DISCIPLINA FOI CANCELADA POR NÃO ATINGIR O NÚMERO MÍNIMO DE ESTUDANTES
Docentes
Critério de Avaliação
A participação nos debates mencionado no item anterior é imprescindível e será um dos critérios de avaliação. Além disso, todos os participantes deverão entregar, no final do semestre, um ensaio de 15 páginas para os doutorandos e de 10 páginas para os mestrandos, cujo tema deverá ser obrigatoriamente relacionado à proposta do curso. Tal texto deverá ser estruturado na forma de um artigo suscetível de ser publicado e deverá ser redigido em Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, em formato A4.
As últimas sessões do semestre serão dedicadas à apresentação individual de seminários. Todos(as) deverão fazer uma apresentação oral de 15 minutos sobre um tema previamente estabelecido em sala de aula. É facultada a utilização de material audiovisual como parte da apresentação desde que sua exibição não ultrapasse 4 minutos.
Bibliografia
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Akhras, Fabio N., "O lado escuro da Guerra do Vietnã nas estéticas anti-guerra e pró-guerra de Full Metal Jacket, Platoon e Apocalypse Now", arigo submetido à Tela Crítica: Revista de Sociologia e Cinema.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
Burton, Julianne (Ed.), The Social Documentary in Latin America, Pittsburgh:Latin America Series, 1990.
*Campos, Ana C. A. & Akhras, Fabio, N., "Turn on the TV to turn off the TV: An Application of Adaptive Learning Television to Discuss the Television". In: G. Biswas et al. (Eds.), AIED 2011, LNAI 6738, Heidelberg: Springer, 2011, pp. 429-431.
*Campos, Ana C. A. & Akhras, Fabio, N. "A TV Digital Interativa como meio de Aprendizado Livre sobre Questões Sociais", artigo submetido à Revista Rumores.
*D'Angelo, Dolores A., "Lights, Camera, Action: Using Film and Graphic Novels to Explore Themes of Power and Social Control in the High School English Classroom", in: Journal of Media Literacy Education, Vol. 1, nº 2, 2010, pp. 137-140.
*Eufrausino, Claudio, C. V., "Sobre a gestão e digestão da interatividade no contexto da TV digital", in: Rumores, Vol. 4, no. 2, 2010. Disponível em:
*Feitosa, Deisy F.; Alves, Kellyanne C. & Neto, Pedro N., "Conceitos de interatividade e suas funcionalidades na TV digital", in: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2009. Disponível em:
*FitzGerald, Frances, "Apocalypse Now" in: Carnes, Mark, Past Imperfect: History According to the Movies, New York, NY: Henry Holt, 1996, pp. 288-291.
Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994.
*Grosser, David, "'We Aren't on the Wrong Side, We Are the Wrong Side': Peter Davis Targets (American) Hearts and Minds", in: Dittmar, L. and Michaud, G., (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 269-282.
*Joly, Ana, V., "Programação Educativa destinada à Televisão Interativa", in: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2002. Disponível em:
Klein, Michael, "Historical memory, film and the Vietnam era", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40.
*Ramos, Clara L., "Juizo e o teatro da justiça: narrativa e performance", in: Rumores, Vol. 5, nº 1, 2011. Disponível em:
Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993.
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
*Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
*Taylor, Clyde, "The colonialist subtext in Platoon", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 171-174.
*Tomasulo, Frank P., "The politics of ambivalence: Apocalypse Now as prowar and antiwar film", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 145-158.
Williams, William A.; McCormick, Thomas; Gardner, Lloyd & LaFeber, Walter (Eds.), America in Vietnam: A Documentary History, New York, N.Y., W. W. Norton, 1985.
Conteúdo
Partindo da idéia básica de analisar o cinema sob a perspectiva de processos de aprendizado, o objetivo é criar uma fundamentação para o uso do cinema no aprendizado que relacione elementos de linguagens e estéticas cinematográficas com conceitos de teorias de aprendizado. Com isso, o resultado será um conjunto de princípios baseados em teorias de aprendizado, que permitam a análise de narrativas cinematográficas em termos do seu potencial para promover o aprendizado, e que, por outro lado, possam nortear a criação de narrativas cinematográficas capazes de gerar aprendizado. Explorando o cinema a partir de teorias de aprendizado é possível caminhar na direção de desenvolver uma teoria cinematográfica de aprendizado. Ou seja, possibilitar que o uso do cinema no aprendizado possa ser baseado em um conjunto de princípios que integre elementos de teorias de aprendizado e de teoria cinematográfica. Desse contexto emerge o conceito de Cinema de Aprendizado – o uso de princípios de teorias de aprendizado para a composição de imagens visuais e sonoras na narrativa cinematográfica, criando um processo narrativo que é ao mesmo tempo um processo de aprendizado.
Com base nisso, será desenvolvido o seguinte programa:
1ª Sessão: Apresentação
Aula: Cinema e processos de aprendizado
2ª Sessão: O Documentário como Cinema de Aprendizado
Aula: O processo de aprendizado
Filme: Corações e Mentes (Peter Davis, 1974, 112 min.)
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994.
*Grosser, David, "'We Aren't on the Wrong Side, We Are the Wrong Side': Peter Davis Targets (American) Hearts and Minds", in: Dittmar, L. and Michaud, G., (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 269-282.
Klein, Michael, "Historical memory, film and the Vietnam era", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40.
Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993.
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
*Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
Williams, William A.; McCormick, Thomas; Gardner, Lloyd & LaFeber, Walter (Eds.), America in Vietnam: A Documentary History, New York, N.Y., W. W. Norton, 1985.
3ª Sessão: A Ficção como Cinema de Aprendizado I
Aula: Análise do filme Corações e Mentes
Filme: Platoon (Oliver Stone, 1986, 120 min.)
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Akhras, Fabio N., "O lado escuro da Guerra do Vietnã nas estéticas anti-guerra e pró-guerra de Full Metal Jacket, Platoon e Apocalypse Now", arigo submetido à Tela Crítica: Revista de Sociologia e Cinema.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994.
*Klein, Michael, "Historical memory, film and the Vietnam era", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40.
Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993.
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
*Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
*Taylor, Clyde, "The colonialist subtext in Platoon", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 171-174.
Williams, William A.; McCormick, Thomas; Gardner, Lloyd & LaFeber, Walter (Eds.), America in Vietnam: A Documentary History, New York, N.Y., W. W. Norton, 1985.
4ª Sessão: A Ficção como Cinema de Aprendizado II
Aula: A guerra do Vietnã
Filme: Nascidos para Matar (Stanley Kubrick, 1987, 116 min.)
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Akhras, Fabio N., "O lado escuro da Guerra do Vietnã nas estéticas anti-guerra e pró-guerra de Full Metal Jacket, Platoon e Apocalypse Now", arigo submetido à Tela Crítica: Revista de Sociologia e Cinema.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994.
*Klein, Michael, "Historical memory, film and the Vietnam era", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40.
Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993.
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
*Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
Williams, William A.; McCormick, Thomas; Gardner, Lloyd & LaFeber, Walter (Eds.), America in Vietnam: A Documentary History, New York, N.Y., W. W. Norton, 1985.
5ª Sessão: A Ficção como Cinema de Aprendizado III
Filme: Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979, 153 min.)
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Akhras, Fabio N., "O lado escuro da Guerra do Vietnã nas estéticas anti-guerra e pró-guerra de Full Metal Jacket, Platoon e Apocalypse Now", arigo submetido à Tela Crítica: Revista de Sociologia e Cinema.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
*FitzGerald, Frances, "Apocalypse Now" in: Carnes, Mark, Past Imperfect: History According to the Movies, New York, NY: Henry Holt, 1996, pp. 288-291.
Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994.
*Klein, Michael, "Historical memory, film and the Vietnam era", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 19-40.
Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993.
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
*Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
*Tomasulo, Frank P., "The politics of ambivalence: Apocalypse Now as prowar and antiwar film", in: Dittmar, Linda & Michaud, Gene (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 145-158.
Williams, William A.; McCormick, Thomas; Gardner, Lloyd & LaFeber, Walter (Eds.), America in Vietnam: A Documentary History, New York, N.Y., W. W. Norton, 1985.
6ª Sessão: Síntese das sessões anteriores
Aula: Análise de Platoon, Full Metal Jacket e Apocalypse Now e unidades de análise
7ª Sessão: Políticas Públicas como Contexto para o Cinema de Aprendizado I
Aula: O papel das políticas públicas na construção da realidade
Filme: 1984 (Michael Radford, 1984, 113 min.)
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
*D'Angelo, Dolores A., "Lights, Camera, Action: Using Film and Graphic Novels to Explore Themes of Power and Social Control in the High School English Classroom", in: Journal of Media Literacy Education, Vol. 1, nº 2, 2010, pp. 137-140.
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
8ª Sessão: Políticas Públicas como Contexto para o Cinema de Aprendizado II
Filme: Muito Além do Cidadão Kane (Simon Hartog, 1993, 105 min.)
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
*D'Angelo, Dolores A., "Lights, Camera, Action: Using Film and Graphic Novels to Explore Themes of Power and Social Control in the High School English Classroom", in: Journal of Media Literacy Education, Vol. 1, nº 2, 2010, pp. 137-140.
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
9ª Sessão: Inclusão Social como Contexto para o Cinema de Aprendizado I
Aula: Crianças e adolescentes em situação de risco
Filme: 5x Favela, Agora por Nós Mesmos (vários, 2010, 96 min.)
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
Burton, Julianne (Ed.), The Social Documentary in Latin America, Pittsburgh:Latin America Series, 1990.
*Ramos, Clara L., "Juizo e o teatro da justiça: narrativa e performance", in: Rumores, Vol. 5, nº 1, 2011. Disponível em:
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
10ª Sessão: Inclusão Social como Contexto para o Cinema de Aprendizado II
Filme: Juizo (Maria Augusta Ramos, 2008, 90 min.)
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
Burton, Julianne (Ed.), The Social Documentary in Latin America, Pittsburgh:Latin America Series, 1990.
*Ramos, Clara L., "Juizo e o teatro da justiça: narrativa e performance", in: Rumores, Vol. 5, nº 1, 2011. Disponível em:
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
11ª Sessão: Inclusão Social como Contexto para o Cinema de Aprendizado III
Aula: Inclusão social de crianças com necessidades especiais
Filme: Os dois Mundos de Charly (Ralph Nelson, 1968, 103 min.)
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
12ª Sessão: Inclusão Social como Contexto para o Cinema de Aprendizado IV
Filme: Filhos do Silêncio (Randa Haines, 1986, 119 min.)
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
*Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
*Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
13ª Sessão: A Interatividade no Cinema de Aprendizado
Aula: A interatividade no cinema de aprendizado
Programa de TV Interativa para Discussão da TV
Leituras
*Akhras, Fabio N., "Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado", in: Doc On-Line - Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124.
Brown, J. S., Collins, A. and Duguid, P., "Situated cognition and the culture of learning", in: Educational Researcher, Vol. 18, nº 1, 1989, pp. 32-42.
*Campos, Ana C. A. & Akhras, Fabio, N., "Turn on the TV to turn off the TV: An Application of Adaptive Learning Television to Discuss the Television". In: G. Biswas et al. (Eds.), AIED 2011, LNAI 6738, Heidelberg: Springer, 2011, pp. 429-431.
*Campos, Ana C. A. & Akhras, Fabio, N. "A TV Digital Interativa como meio de Aprendizado Livre sobre Questões Sociais", artigo submetido à Revista Rumores.
*Eufrausino, Claudio, C. V., "Sobre a gestão e digestão da interatividade no contexto da TV digital", in: Rumores, Vol. 4, no. 2, 2010. Disponível em:
*Feitosa, Deisy F.; Alves, Kellyanne C. & Neto, Pedro N., "Conceitos de interatividade e suas funcionalidades na TV digital", in: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2009. Disponível em:
*Joly, Ana, V., "Programação Educativa destinada à Televisão Interativa", in: Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2002. Disponível em:
Resnick, Lauren. B., "Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning". in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53.
Simons, P. R. J., "Constructive learning: the role of the learner", in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313.
14ª Sessão:
Seminários
15ª Sessão:
Seminários
Metodologia
O curso será fundamentado em leituras que deverão ser efetuadas semanalmente e na projeção de filmes para discussão e análise, e incluirá a elaboração de trabalhos teóricos e práticos.
Observação