Turma AC400 - Estudos em Artes da Cena - Turma B

Nome

Estudos em Artes da Cena

Subtítulo

Corpo, Arte e Educação

Cód. Disciplina - Turma

AC400 - B


Sala ED-014 - FE - próximo ao Paviartes
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC400 - Estudos em Artes da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

1. Freqüência. 2. Participação. 3. Produção de texto: elaboração de um texto reflexivo (entre 7 e 10 páginas) sobre as relações entre corpo, arte e educação, articulando a bibliografia estudada e o projeto de pesquisa. 4. Auto-avaliação por escrito.

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1999. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 25.ed. Petrópolis: Vozes, 1985. BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Zouk, 2003. BUENO, Katia Maria Beuno. Construção de habilidades: trama de ações e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. FONTANA, Roseli Ap. Cação. O corpo aprendiz. In: CARVALHO, Iara Maria de., RUBIO, Kátia. (Orgas.). Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 2002. p.41-52. GLEYSE, Jacques. O carne e o verbo. In: SOARES, Carmen Lúcia. (Orga). Pesquisas sobre o corpo: ciências humanas e educação. Campinas: Autores Associados; São Paulo: FAPESP, 2007. p.1-21. HALL, Stuart . A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, v.22, n2, jul/dez 1997, p.15-46. MARQUES, Mário Osório. A questão é começar. In: Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 2. ed. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 1997. p.13-31. MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. p.401-422. NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Pierre Bourdieu: escritos de educação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1998. SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. 2.ed. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006. ________. Gesto inacabado: processo de criação artística. 2.ed. São Paulo: Annablume, 2004. SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Passagens para condutas éticas na vida cotidiana. In: Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p.87-101. SCHROEDER, Sílvia C. N.; SCHROEDER, Jorge L. Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. Revista Música em Perspectiva, Paraná, Vol.4, n.2, p.127-153, 2012. SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. As crianças pequenas e seus processos de apropriação da música. Revista da Abem, Londrina, v.19, n.26, p.105-118, jul/dez 2011. SCHROEDER, S. C. N.; SCHROEDER, J. L. Apropriação da música por crianças pequenas: mediação, sentidos musicais e valores estéticos. In: SMOLKA, A. L.; NOGUEIRA, A. L. H. (org.). Emoção, memória, imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 57-83. SILVA, Ana Márcia; DAMIANI, Iara Regina. (Orgas). Práticas corporais (Volumes 1, 2, 3 e 4). Florianópolis: Nauemblu Ciência & Arte, 2005 e 2006. SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da retidão: a ginástica e a educação do corpo. In: CARVALHO, Iara Maria de., RUBIO, Kátia. (Orgas.). Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 2002. p.53-74. SUBTIL, Maria José Dozza. Música midiática e o gosto musical das crianças. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2006. VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. VOLOCHÍNOV, Valentin. A palavra na vida e na poesia. In: BAKHTIN, Mikhail. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

Conteúdo

Estudo das relações entre corpo, arte e educação, com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, na abordagem enunciativo-discursiva da linguagem e nos estudos culturais. Serão discutidas tanto as concepções gerais que sustentam essas abordagens teóricas quanto questões específicas ligadas a pesquisas nas áreas em estudo que as tomam como fundamento.

Metodologia

Serão sugeridos alguns textos contidos na bibliografia para leitura mais atenta e discussão em sala de aula. Serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos que, de um lado, ajudarão a ilustrar alguns pontos teóricos e, de outro, deverão ser melhor iluminados pela teoria.

Observação

Esta disciplina será oferecida nos programas de pós-graduação das Artes da Cena e da Educação, com a participação das professoras Eliana Ayoub (Faculdade de Educação - Unicamp) e Silvia C. Nassif (Faculdade de Educação - USP)