Turma AV032 - Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais - Turma A
Nome
Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AV032 - A
Sala
Sala 07 - Depto. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV032 - Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de Artes Visuais
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Participação em aula; Apresentação de seminário; Produção de resenhas de textos; Trabalho escrito.
Bibliografia
ARNHEIN, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira e Edusp, 1980.
BARBOSA, Ana Mae. Ensino de arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.
COUTINHO, Rejane Galvão. A coleção de desenhos infantis do acervo Mário de Andrade. 2002. 144p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
COX, Maureen. Desenho da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
EISNER, Elliot & DAY, Handbook of research and policy in art education. Londres: Lawrence Earlbaum Associates, 2004.
FINEBERG, Jonathan. The Innocent Eye: children’s art and the modern artist. Princeton: Princeton University Press, 1997.
GOLOMB, C. The child's creation of a pictorial world. Los Angeles: University of California Press, 1992.
LUQUET, G. H. O desenho Infantil. Porto: Civilizações, 1969.
MATTHEWS, John. The art of childhood and adolescence - the construction of meaning. Londres: Falmer Press, 1999.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis, Vozes, 1987.
ROUMA, G. El lenguage gráfico del niño. Buenos Aires: El Ateneo, 1947.
VYGOTSKY, L. S. / SMOLKA, Ana Luiza. Imaginação e criação na infância: ensaios comentados. São Paulo: Ática, 2009.
Conteúdo
Bases históricas sobre as concepções do desenho na infância e no adolescência, com destaque para Ricci, Rouma, Eng, Luquet, Vygotsky e Lowenfeld.
Movimentos de artistas modernos que se interessaram pela produção infantil.
Coleções e acervos de produção de crianças e de grupos de "outsiders" na Europa e no Brasil.
Pesquisas recentes sobre o desenho da cirança e do adolescente e sobre o ensino de arte no contexto escolar.
Repercussões e implicações das pesquisas sobre a produção artística da criança e do adolescente no ensino de arte no Brasil.
Metodologia
Aulas expositivas;
Análise de produções de imagens de acervos de artistas e psiquiatras;
Discussão de textos;
Seminários com a participação dos alunos.
Observação
Haverá leitura obrigatória de textos em português, inglês e espanhol.