Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma C
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
O Intérprete na Releitura, em Música Popular
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - C
Sala
Sala 1 - Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Hermilson Garcia do Nascimento
Critério de Avaliação
Participação nas discussões.
Realização de seminário.
Apresentação prática de peça - fruto de um processo de releitura pelo(s) aluno(s).
Bibliografia
BRASIL. Lei 9.610. de 19 de fevereiro1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em
Consulta em nov. 2007.
KNELLER, G. F. Arte e ciência da criatividade. Tradução de J. Reis. 5. ed. São Paulo: IBRASA, 1978.
MARTINEZ, José Luiz. Semiosis in industani music. Helsinki: Hakapaino Oy, 1997.
NASCIMENTO, H.G. Recriaturas de Cyro Pereira : arranjo e interpoética na música popular. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, Programa de Pós -Graduação e Música. Campinas, 2011.
SCHOENBERG, Arnold. Style and idea: selected writings of arnold schoenberg. Tradução de Leo Black. Leonard Stein (ed.). London: Faber & Faber, 1975.
TAGG, Philip. Text and Context as co-requisites in the popular analysis of music. Conference on Musical Text and Context, Cremona, 2002. Disponível em Acesso em fev. 2008.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ, 2000.
Conteúdo
A dinâmica de criação na música popular e o papel do intérprete, aferidos a partir de referenciais teóricos diversos e complementares.
A noção de "releitura" e seus desdobramentos no campo da interpretação em música popular, de diferentes faixas de repertório.
Demandas técnicas, estilísticas e de sentido na releitura de um "clássico" do repertório.
Prática da releitura no repertório instrumental/vocal de música popular.
Metodologia
Aulas expositivas e de discussão acerca da dinâmica criativa da música popular, com leitura de textos e apreciação contextualizada de exemplos.
Análise de processos criativos selecionados, apresentada pelo docente e alunos participantes em forma de seminários, a fim de refletir sobre o alcance e o sentido de/da releitura.
Realização (prática) de proposta de releitura pelos alunos, individual e/ou coletivamente.
Observação