Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma C

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

O Intérprete na Releitura, em Música Popular

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - C


Sala Sala 1 - Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Hermilson Garcia do Nascimento

Critério de Avaliação

Participação nas discussões. Realização de seminário. Apresentação prática de peça - fruto de um processo de releitura pelo(s) aluno(s).

Bibliografia

BRASIL. Lei 9.610. de 19 de fevereiro1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em Consulta em nov. 2007. KNELLER, G. F. Arte e ciência da criatividade. Tradução de J. Reis. 5. ed. São Paulo: IBRASA, 1978. MARTINEZ, José Luiz. Semiosis in industani music. Helsinki: Hakapaino Oy, 1997. NASCIMENTO, H.G. Recriaturas de Cyro Pereira : arranjo e interpoética na música popular. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, Programa de Pós -Graduação e Música. Campinas, 2011. SCHOENBERG, Arnold. Style and idea: selected writings of arnold schoenberg. Tradução de Leo Black. Leonard Stein (ed.). London: Faber & Faber, 1975. TAGG, Philip. Text and Context as co-requisites in the popular analysis of music. Conference on Musical Text and Context, Cremona, 2002. Disponível em Acesso em fev. 2008. ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ, 2000.

Conteúdo

A dinâmica de criação na música popular e o papel do intérprete, aferidos a partir de referenciais teóricos diversos e complementares. A noção de "releitura" e seus desdobramentos no campo da interpretação em música popular, de diferentes faixas de repertório. Demandas técnicas, estilísticas e de sentido na releitura de um "clássico" do repertório. Prática da releitura no repertório instrumental/vocal de música popular.

Metodologia

Aulas expositivas e de discussão acerca da dinâmica criativa da música popular, com leitura de textos e apreciação contextualizada de exemplos. Análise de processos criativos selecionados, apresentada pelo docente e alunos participantes em forma de seminários, a fim de refletir sobre o alcance e o sentido de/da releitura. Realização (prática) de proposta de releitura pelos alunos, individual e/ou coletivamente.

Observação