Nome
Cinema Documentário
Subtítulo
- Por uma fenomenologia da circunstância da tomada
Cód. Disciplina - Turma
DE005 - A
Sala
Sala SM01 - Pavilhão da DAC
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
DE005 - Cinema Documentário
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
ATENÇÃO: Início das aulas em 08/08
Docentes
Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Critério de Avaliação
Trabalho Final
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA
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Conteúdo
CINEMA DOCUMENTÁRIO – DE-005
DEFINIÇÃO DE CAMPO TEÓRICO
I)Mas... o que é documentário?
a) Como distinguir o documentário de outras narrativas cinematográficas ficcionais:
Conceitos chaves: NARRATIVA-NARRATIVIDADE, indexação e intencionalidade.
Como lidar com conceitos como 'verdade', 'realidade' e 'objetividade'?
Quais são as estruturas Narrativas que Singularizam o Documentário? Como se compõe a estilística documentária?
POR UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
A CIRCUNSTÂNCIA DA TOMADA - O SUJEITO DA CÂMERA NO MUNDO
VOZ / TOMADA
1) A VOZ - O SOM - documentário faz asserções sobre o mundo. O documentário faz afirmações, formula hipóteses. Duas vozes do documentário: a expositiva e a poética. O documentário fala através: a) da voz over; b)da voz da entrevista/depoimento; c) da voz do corpo, da fala propriamente(o corpo com voz); d)da voz na primeira pessoa.
- voz Over (voz de Deus, do Saber, fora-de-campo);
- voz em recuo (diálogos);
- voz ativa/reflexiva (entrevistas, depoimentos, 1ªpessoa);
- voz poética/performativa (voz lírica por excelência)
A construção do ruído
A música do documentário
2) A TOMADA DOCUMENTÁRIA, A IMAGEM: o SUJEITO-DA-CÂMERA e a circunstância da tomada
O que é tomada? O que é a circunstância da tomada e qual sua importância para a teoria do cinema. O sujeito-da-câmera. A presença na tomada e a mediação da câmera. A intensidade da presença e a obscenidade.
Tipos de Tomada:
a) a tomada direta e a tomada verdade;
b) a tomada clássica
c) a tomada de arquivo
O Sujeito da Câmera e as formas de presença na tomada:
a) O sujeito-da-câmera recuado (a ocultação)
b) O sujeito-da-câmera agindo ou refletindo (a ação ou a reflexão)
c) O sujeito-da-câmera encenando (a interpretação)
d) O sujeito-da-câmera exibicionista (a afetação, a afecção)
3) A ENCENAÇÃO DOCUMENTÁRIA
- O que é mise-en-scène? O corpo e o espaço na tomada. A encenação no cinema ficcional e a encenação no documentário
- a encenação construída (estúdios e locação)
- a encenação direta (a encena-ação e a encena-afecção)
- a encenação performática
II) Modos E ESTILÍSTICA do Documentário
Os diferentes estilos do documentários nos séculos XX e XXI. A estilística particular do documentário: a entrevista, a voz over, a encenação direta, a imagem de arquivo. A questão do ator no documentário.
A) O Documentário Clássico
B) O Documentário Cabo Contemporâneo
C) O Documentário Moderno (Documentário Direto e Verdade)
D) O Documentário Poético/Pós-moderno (o filme-ensaio, o documentário performático, a nova 1ªpessoa)
III) PARA QUE SERVE DOCUMENTÁRIO? A QUESTÃO ÉTICA
Quais são os valores que sustentam a representação documentária em sua evolução histórica, nas diversas formas estilísticas?
A) A Ética do Saber e o Documentário Clássico
B) A Ética do Recuo e o Documentário Moderno Direto
C) A Ética Reflexiva/Interativa e o Documentário Moderno Interativo
D) Ética Modesta e o Documentário Pós-Moderno (1ª Pessoa)
IV) AS FRONTEIRAS DO DOCUMENTÁRIO: O QUE É DOCUMENTÁRIO E SEUS LIMITES
A delimitação do campo documentário:
A) O Docudrama e a ficção
B) A Reportagem e o fato
C) O Vídeo-arte, as Artes performáticas, as Instalações e a poesis documentária
D) A Publicidade/Propaganda e a retórica
V) HISTÓRIA DO DOCUMENTÁRIO - PARÂMETROS BÁSICOS PARA UMA TEORIA
1) O pré-documentário: Lumière, cinejornais, cavadores
2) A 1ª Vanguarda nos anos 20: as sinfonias metropolitanas - Vertov (O Homem da Câmera), Ruttmann (Berlin, sinfonia de uma grande cidade), Jean Vigo (À propos de Nice), Rudolf Rex Lustig e Adalberto Kemeny (São Paulo sinfonia da metrópole), Alberto Cavalcanti (Rien que les Heures).
3) O documentário clássico:
- a escola inglesa (Grierson, Cavalcanti, Rotha, Basil). "Nigh Mail", "Coal Face", "Drifters", "London Can Take It", "Song of Ceylon", "Industrial Britain".
- Brasil: Humberto Mauro documentarista e o INCE (Instituto. Nacional do Cinema Educativo).
- 3 Autores Clássicos: Robert Flaherty, Pare Lorentz, Leni Riefenstahl.
4) O documentário moderno: A) o estilo direto: Robert Drew e a escola americana (Leacock, Pennebacker, Maysles, Wiseman). Primary, Crisis, Titicut Follies, Beatles in the USA, Gimme Shelter, Caixeiro Viajante. O Free Cinema inglês. Canadá e o National Film Board. B) o estilo interativo/verdade: Jean Rouch e a descoberta da entrevista e da indeterminação ("Crônica de um verão, "Eu um Negro", "Jaguar"). Eduardo Coutinho e "Cabra Marcado para Morrer": documentário interativo. C) Documentário Direto no Brasil: Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Arnaldo Jabor, Paulo Cesar Saraceni, Thomas Farkas. O caso paraibano. "Maioria Absoluta", "Opinião Pública", "Integração Racial", "Brasil Verdade".
Pierre Perrault e o documentário falado. A encenação do mundo.
5) O documentário clássico contemporâneo - o documentário-cabo - Quais suas principais características estilísticas? O documentário televisivo: BBC, National Geographic, History Channel, Animal Planet, GNT. Voz over, entrevistas, depoimentos, imagens de arquivo. O documentário televisivo, a reportagem: Globo Repórter/Profissão Reporter. Telejornais.
6) Documentário de vanguarda / Documentário contemporâneo: A) O que é o documentário performático? Tongues Untied/ Marlon Riggs. B) A construção narrativa com filmes de arquivo (Peter Forgacs/Andrew Jarecki). C) Relação entre documentário e filme ensaio - o caso Pedro Costa. Marilia Rocha. A fenomenologia de Cao Guimarães. D) O documentário poético contemporâneo: poesis associativa: Godfrey Reggio/Koyaanisqatsi/Marcelo Massagão. A poesis narrativa documentária: Chris Marker, Johan Van Der Keuken, Raymond Depardon, Peter Watkins, Robert Kramer. E) o documentário em primeira pessoa: Jonathan Caotte/Tarnation; Sherman's March/Ross McElwee; Alan Berliner; Sandra Kogut; Kiko Goifman. E) Documentário brasileiro contemporâneo, uma tendência: alteridade abjeta e culpa - o outro cindido e a má-consciência: Notícias de Uma Guerra Particular. Santiago (João Salles, 1999); Uma Avenida Chamada Brasil (Octavio Bezerra, 1989); Ilha das Flores (Jorge Furtado, 1989); Ressurreição (Arthur Omar, 1989); Boca do Lixo (Eduardo Coutinho, 1992); Os Carvoeiros (Nigle Noble, 1999); Mamazônia, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas (Paulo Caldas e Marcelo Luna, 2000); O Prisioneiro da Grade de Ferro (Paulo Sacramento, 2003); Ônibus 174 (José Padilha, 2001); À Margem da Imagem (Evaldo Mocarzel, 2003). F) A mise-en-scène do documentário brasileiro: Eduardo Coutinho e Jogo de Cena; João Salles e Santiago; Andrea Tonacci e Serra da Desordem; Vincent Carelli e Corumbiara.
Metodologia
Aulas Expositivias, Projeções de Filmes, Seminários.
Observação