Turma AV201 - Laboratório I - Turma A

Nome

Laboratório I

Subtítulo

Impressões e pesquisas gráficas:xilogravuras e calcogravuras.

Cód. Disciplina - Turma

AV201 - A


Sala Sala 05 - Depto. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV201 - Laboratório I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
ATENÇÃO: Início das aulas em 08/08/2013.

Docentes

Márcio Donato Périgo

Luise Weiss

Critério de Avaliação

- Assiduidade e participação em aula; - Avaliação bimestral e semestral das pesquisas individuais; - Avaliação final de semestre contendo: - Apresentação da produção prática desenvolvida além do Memorial Descritivo envolvendo prática e reflexão; - Apresentação do Projeto Artístico Individual finalizado em forma de um seminário; - Adequação técnica e qualidade estética do projeto individual.

Bibliografia

Bibliografia básica: BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade . Rio de Janeiro: Editora Saga S.A., s/data BERGER, René. Arte y Comunicación. Barcelona: Punto y Línea, Editorial Gustavo Gili S. A., 1976 CATLEMAN, Riva. Prints of the 20th Century. A History. London: Thames and Hudson, 1976 _______________. Le gravure contemporaine depuis 1942. Suisse: Office de Livre, 1973 FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra: Introdução à Bibliografia Brasileira à Imagem Gravada. São Paulo: EDUSP, 1994. IVINS JR., W.M.. How Prints look. Photographs with Commentary. Boston: Beacon Press, 1994 ______________. Imagem impresa y conocimiento. Colecion Comunication Viausl. Barcelona, 1975 Bibliografia complementar: BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira BERGER, René. Arte y Comunicación. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S.S., 1976 CATAFAL, Jordi; OLIVA, Clara. A gravura. Lisboa: Editora Estampa, 2003 EICHEMBERG, Fritz. The Art of the Print: Masterpiecesm history, techniques. New York: Harry N. Abrams, 1976 FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Hucitec, 1985 IVINS JR., W.M. Imagen Impresa y Conicimiento. Análises de La Imagen Prefotográfica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1975 LEITE, José Roberto teixeira. A Gravura Brasileira Contemporânea. Editora Civilização Brasileira, 1966 LEWIS, Johns. Anatomy of Printing. London: Faber and Faber Limited, 1970 MELOT, Michel. Prints: History of an Art. Génève: Skira, 1988 PETERDI, Gabor. Printmaking. London: Collier Macmillan Publishers, 1980 SENNET, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009 WYE, Deborah. Artists and Prints Masterworks from the Museum of Modern Art. New York: Museum of Modern Art Press, 2004

Conteúdo

Prática: - Desenvolvimento de atividades nas áreas: xilogravura, calcogravura, serigrafia, litografia, técnicas mistas, transferências fotográficas; - Elaboração de um Memorial Descritivo estimulando a pesquisa em Artes, envolvendo práticas e reflexão. Conteúdo teórico: - A Gravura Contemporânea Artística: Panorama mundial (os acontecimentos artísticos a partir da II Guerra Mundial); - Desenvolvimento tecnológico e avanços nos meios de reprodução da imagem e da comunicação. (Ex: processos fotomecânicos, xerox, computação gráfica, etc); - A experimentação na Gravura: Procedimentos como livre associação, colagem, técnicas mistas, etc); - A Gravura Brasileira Contemporânea: Núcleos de formação de gravura e a gravura contemporânea (anos 80, 90 e atual); - A questão da Gravura Original e de Reprodução: Conceitos mutantes de originalidade; - A presença da Gravura Brasileira Contemporânea: Marco Buti, Claudio Mubarac, Fernando Vilella, Marcelo Mosqueta, Ulysses Bôscolo e outros; - A gravura e a ilustração de livros; - A monotipia como técnica expressiva: Características, história e a questão dos limites de território; - O suporte como lugar da representação e seu rompimento em função de uma autonomia expressiva (novos usos e funções). Pintores e escultores que utilizam a gravura como técnica mista – A. Kiefer, Warhol, Richard Serra, etc; - Hibridação da Gravura com a Fotografia: Fotoetching (fotogravura), algumas considerações, novas tecnologias.

Metodologia

- Aulas teóricas e práticas de ateliê; - Pesquisa de campo, entrevistas e visitas a ateliês de artistas gravadores contemporâneos; - Desenvolvimento de projetos práticos em Ateliê de Gravura, envolvendo as diversas etapas do trabalho artístico da experimentação às definições de linguagem; - Leituras e fichamentos de textos encaminhados.

Observação