Turma AV201 - Laboratório I - Turma A
Nome
Laboratório I
Subtítulo
Impressões e pesquisas gráficas:xilogravuras e calcogravuras.
Cód. Disciplina - Turma
AV201 - A
Sala
Sala 05 - Depto. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV201 - Laboratório I
Total de Horas Atividades Teóricas
0
Total de Horas Atividades Prática
45
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
ATENÇÃO: Início das aulas em 08/08/2013.
Docentes
Critério de Avaliação
- Assiduidade e participação em aula;
- Avaliação bimestral e semestral das pesquisas individuais;
- Avaliação final de semestre contendo:
- Apresentação da produção prática desenvolvida além do Memorial Descritivo envolvendo prática e reflexão;
- Apresentação do Projeto Artístico Individual finalizado em forma de um seminário;
- Adequação técnica e qualidade estética do projeto individual.
Bibliografia
Bibliografia básica:
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade . Rio de Janeiro: Editora Saga S.A., s/data
BERGER, René. Arte y Comunicación. Barcelona: Punto y Línea, Editorial Gustavo Gili S. A., 1976
CATLEMAN, Riva. Prints of the 20th Century. A History. London: Thames and Hudson, 1976
_______________. Le gravure contemporaine depuis 1942. Suisse: Office de Livre, 1973
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra: Introdução à Bibliografia Brasileira à Imagem Gravada. São Paulo: EDUSP, 1994.
IVINS JR., W.M.. How Prints look. Photographs with Commentary. Boston: Beacon Press, 1994
______________. Imagem impresa y conocimiento. Colecion Comunication Viausl. Barcelona, 1975
Bibliografia complementar:
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira
BERGER, René. Arte y Comunicación. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S.S., 1976
CATAFAL, Jordi; OLIVA, Clara. A gravura. Lisboa: Editora Estampa, 2003
EICHEMBERG, Fritz. The Art of the Print: Masterpiecesm history, techniques. New York: Harry N. Abrams, 1976
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Hucitec, 1985
IVINS JR., W.M. Imagen Impresa y Conicimiento. Análises de La Imagen Prefotográfica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1975
LEITE, José Roberto teixeira. A Gravura Brasileira Contemporânea. Editora Civilização Brasileira, 1966
LEWIS, Johns. Anatomy of Printing. London: Faber and Faber Limited, 1970
MELOT, Michel. Prints: History of an Art. Génève: Skira, 1988
PETERDI, Gabor. Printmaking. London: Collier Macmillan Publishers, 1980
SENNET, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009
WYE, Deborah. Artists and Prints Masterworks from the Museum of Modern Art. New York: Museum of Modern Art Press, 2004
Conteúdo
Prática:
- Desenvolvimento de atividades nas áreas: xilogravura, calcogravura, serigrafia, litografia, técnicas mistas, transferências fotográficas;
- Elaboração de um Memorial Descritivo estimulando a pesquisa em Artes, envolvendo práticas e reflexão.
Conteúdo teórico:
- A Gravura Contemporânea Artística: Panorama mundial (os acontecimentos artísticos a partir da II Guerra Mundial);
- Desenvolvimento tecnológico e avanços nos meios de reprodução da imagem e da comunicação. (Ex: processos fotomecânicos, xerox, computação gráfica, etc);
- A experimentação na Gravura: Procedimentos como livre associação, colagem, técnicas mistas, etc);
- A Gravura Brasileira Contemporânea: Núcleos de formação de gravura e a gravura contemporânea (anos 80, 90 e atual);
- A questão da Gravura Original e de Reprodução: Conceitos mutantes de originalidade;
- A presença da Gravura Brasileira Contemporânea: Marco Buti, Claudio Mubarac, Fernando Vilella, Marcelo Mosqueta, Ulysses Bôscolo e outros;
- A gravura e a ilustração de livros;
- A monotipia como técnica expressiva: Características, história e a questão dos limites de território;
- O suporte como lugar da representação e seu rompimento em função de uma autonomia expressiva (novos usos e funções). Pintores e escultores que utilizam a gravura como técnica mista – A. Kiefer, Warhol, Richard Serra, etc;
- Hibridação da Gravura com a Fotografia: Fotoetching (fotogravura), algumas considerações, novas tecnologias.
Metodologia
- Aulas teóricas e práticas de ateliê;
- Pesquisa de campo, entrevistas e visitas a ateliês de artistas gravadores contemporâneos;
- Desenvolvimento de projetos práticos em Ateliê de Gravura, envolvendo as diversas etapas do trabalho artístico da experimentação às definições de linguagem;
- Leituras e fichamentos de textos encaminhados.
Observação