Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma B

Nome

Seminários Avançados

Subtítulo

Música popular, indústria cultural e processos identitários no Brasil

Cód. Disciplina - Turma

MS261 - B


Sala Sala 41 - Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS261 - Seminários Avançados
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Jose Roberto Zan

Critério de Avaliação

Avaliação da participação do aluno nas aulas e trabalho final sobre temas a serem definidos.

Bibliografia

CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e outras bossas. SP: Editora Perspectiva, 1968. CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. São Paulo: Novas Metas, 1985. ------------“Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (anos 60)”. In Revista Brasileira de História. SP: ANPUH/Humanitas Publicações, vol. 18, no 35, 1998. ------------, “Modernismos e brasilidade: música, utopia e tradição”, in NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura/Companhia das Letras, 1992. DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. São Paulo: Editora 34, 1995 FAVARETTO, Celso. Tropicália: alegria, alegoria. SP, Kairós, 1979. GARCIA, Walter. Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto. RJ: Paz e Terra, 1999. -------------. Melancolias, mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o Pregão de Rua e a Canção Popular Comerciual no Brasil. SP: Ateliê Editorial, 2013. GUIUMBELLI, Emerson, DINIZ, Julio Cesar V., NAVES, Santuza Cambraia. Leituras sobre música popular: reflexões sobre sonoridades e cultura. RJ: 7Letras, 2008. LENHARO, Alcir. Cantores do rádio: a trajetória de Nora Ney e Jorge Goulart e o meio artístico de seu tempo. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. MAMMI, Lorenzo. “João Gilberto e o projeto utópico da Bossa Nova”. Novos Estudos, SP: CEBRAP, nov de 1992. MEDAGLIA, Julio. “O Balanço da Bossa”. CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa e outras bossas. SP: Editora Perspectiva, 1968. MENESES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico: poesia e política em Chico Buarque. SP, Ateliê Editorial, 2000. MORELLI, Rita C. L. Indústria fonográfica: um estudo antropológico. Campinas: Editora da Unicamp, 1991. NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. ------------------------. A síncope de idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. 2007. NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. RJ, Fundação Getúlio Vargas Editora, 1998. ------------------------Canção Popular no Brasil. RJ: Civilização Brasileira, 2010. NETO, Michel Nicolau. Música brasileira e identidade nacional na mundialização. SP: Annablume/FAPESP, 2009. ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. ----------. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988. RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artista da revolução, do CPC à era da TV. RJ/SP: Editora Record, 2000. ______________. Brasilidade revolucionária. SP: Editora UNESP, 2010. SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). RJ: Jorge Zahar Editor/Editora UFRJ, 2001. SCHWARZ, Roberto. “Cultura e política: 1964-1969”. O Pai de Família e outros estudos, RJ: Paz e Terra, 1978. TATIT, Luiz. O cancionista: composições de canções no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996. -------------. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. TINHORÃO, José Ramos. Música popular: do gramofone ao rádio e TV. São Paulo: Ática, 1981. -----------. História Social da Música Popular Brasileira. Lisboa: Caminho, 1990. VASCONCELOS, Gilberto & SUZUKI Jr, Matinas. “A malandragem e a formação da música popular brasileira”. FAUSTO, Boris . História da Civilização Brasileira (O Brasil Republicano), Tomo III, vol 4, SP: DIFEL/Difusão Editorial S.A., 1984. VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed./Ed. UFRJ, 1995.

Conteúdo

Objetivos Refletir sobre as relações entre a música, cultura e sociedade. Ênfase na formação da música popular brasileira, a partir da segunda metade do século XX, enfatizando o entrelaçamento entre a constituição da indústria fonográfica e processos identitários no Brasil. Através de uma análise histórica e social da música popular brasileira, pretende-se verificar de que modo determinados agentes sociais contribuíram para a construção das noções de brasilidade, autenticidade e tradição associadas a essa manifestação cultural. Conteúdo 1. Música e indústria cultural. 2. A música popular brasileira e identidade nacional na era do rádio (anos 30 e 40). 2. Tradição e modernização na música popular dos anos de 1950. 3. Brasilidade revolucionária x alienação na era da TV – a música popular nos anos 60. 4. A música popular brasileira, indústria cultural e mundialização (anos 70, 80 e 90).

Metodologia

Aulas expositivas e análise de textos de apoio.

Observação