Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Educação Musical
Subtítulo
Aprendizagem musical e deficiência visual
Cód. Disciplina - Turma
MS108 - A
Sala
Sala 4 - Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Adriana do Nascimento Araujo Mendes
Critério de Avaliação
Os alunos serão avaliados por:
a) participação em aula, a partir da leitura dos textos propostos;
b) apresentação de seminário;
c) trabalho final escrito.
Bibliografia
ABELES, H.; HOFFER, C.; KLOTMAN, R. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984.
BALLESTERO-ALVAREZ, Jose Alfonso. Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos. Dissertação (Mestrado em Música)- Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2003.
BIRKENSHAW-FLEMING, Lois. Music for all - teaching music to people with special needs. Toronto: Gordon V. Thompson Music. 1993.
BONILHA, F.F.G. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.
SACKS, Oliver. Alucinações musicais- relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Conteúdo
Estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem musical nos indivíduos e aplicações ao ensino musical, abordando-se a educação inclusiva com ênfase para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual.
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas em forma de exposição interativa e os alunos deverão vir preparados para a discussão em sala de aula a partir de textos previamente indicados.
Observação