Nome
Seminários Avançados
Subtítulo
práticas interpretativas dos repertórios clássico, romantico e brasileiro
Cód. Disciplina - Turma
MS261 - C
Sala
Sala 4 - Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS261 - Seminários Avançados
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
participação em aulas, trabalhos escritos
Bibliografia
ADORNO, Theodor (1974) - Filosofia da Nova Música, trad. Magda França , SP, Perspectiva.
________________ (1988) - Teoria Estética, trad. Artur Morão, Lisboa, Ed. 70.
________________ (1991) - “O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição”, in Os Pensadores, 5ª ed., trad. Zeljko Loparic et alli, São Paulo, Nova Cultural.
ARISTÓTELES (s/d) - A Política, 7ª ed., trad. Nestor Silveira Chaves, São Paulo, Atena Editora.
BAYER, Raymond (1979) - História da Estética, trad. José Saramago, Lisboa, Estampa.
BOSSEUR, Jean-Yves (1992) - Vocabulaire de la musique contemporaine, Paris: Minerve.
BOULEZ, Pierre (1981) - A Música Hoje, trad. Reginaldo de Carvalho e Mary Amazonas Leite de Barros, SP, Perspectiva.
_____________ (1984) - Puntos de Referencia, trad. Eduardo J. Prieto, Barcelona, Gedisa.
_____________ (1992) - A Música Hoje 2, trad. Geraldo Gerson de Souza, Sp, Perspectiva.
BRADBURY, Malcolm e James Mcfarlaine (1989) - Modernismo: Guia Geral 1890-1930, trad. Denise Bottman, SP, Companhia das Letras.
BRINDLE, Reginald S. (1975) - The new music: the avant-garde since 1945, Oxford: Oxford University Press.
BRONOWSKI, J. & Bruce Mazlisch (1988) - A tradição intelectual do Ocidente, Trad. J. J. Braga C. Rosa, Portugal: Edições 70.
BUSONI, Ferruccio (1966) - Ensaio para uma Nova Estética da Arte Musical, trad. Sérgio Magnani, Salvador, Univ. Federal da Bahia.
CAGE, John (1985) - De segunda a um ano, trad. R. Duprat, rev. Augusto de Campos, São Paulo: Hucitec.
CHAILLEY, Jacques (1979) - La musique grecque antique, Paris: Les Belles Lettres.
___ (1984) - Histoire musicale du Moyen Age, 3ª edição, Paris: PUF.
CHRISTENSEN, Thomas (1993) - “Music theory and its histories”, in Music theory and the exploration of the past (eds. C.Hatch & D. W. Bernstein),
COOPER, Martin (org.) (1975) - The Modern Age - 1890-1960, 2 ed., London, Oxford Un. Press, 1975
COPLAND, Aaron (1969) - A nova música, trad. Lívio Dantas, Rio de Janeiro: Gráfica Record Editora.
DAHLHAUS, Carl (1991) - Estética Musical, trad. Artur Morão, Lisboa, Ed. 70.
________________ (1995) - Foundations of music history, trad. J. B. Robinson, Cambridge: Cambridge University Press.
___ (1990) - “Analyse et jugement de valeur”, in Analyse musicale, trad. P. Decroupet e M. Zimmermann), (2-3-4):(31-41; 70-80; 114-125).
DELACAMPAGNE, Christian (1997) - História da Filosofia no Século XX, trad. L. Magalhães, Riode Janeiro: Jorge Zahar Editor.
DIDIER, Béatrice (1985) - La Musique des Lumières, Paris, PUF
DUARTE, Rodrigo (org.) (1997) - O Belo autônomo: textos clássicos de estética, Belo Horizonte: Editora UFMG
ECO, Umberto (1989) - Arte e Beleza na Estética Medieval, trad. Mario Sabino Filho, RJ, Globo.
EINSTEIN, Alfred (1989) - La Musique Romantique, trad. Jacques Delalande, Paris, Galimard.
FERRARA, Lawrence (1991) - Philosophy and the analysis of music: bridges to musical sound, form & references, USA: Excelsior Music Publishing Co.
FICHET, Laurent (1996) - Les théories scientifiques de la musique aux XIXe et XXe siècles, Paris: Jean Vrin.
FUBINI, Enrico (1990) - La estética musical desde la Antigüedad hasta el siglo XX, 2ª ed., trad. Carlos G. P. de Aranda, Madrid: Alianza.
GAOS, José (1992) - Historia de nuestra idea del mundo, México: Fondo de Cultura Económica.
GLUSBERG, Jorge (1987) - A Arte da Performance, trad. Renato Cohen, SP, Perspectiva.
GOLÉA, Antoine (1954) - Esthétique de la musique contemporaine, Paris: PUF.
GRIFFITHS, Paul (1987) - A música moderna, trad. C. Marques,Rio de Janeiro:
GUINSBURG, J. (org.) (1985) - O Romantismo, SP, Perspectiva.
HANSLICK, Eduard (1989) - Do Belo Musical, trad. Nicolino Simone Neto, Campinas, Ed. da Unicamp.
HAUSER, Arnold (1982) - História Social da Literatura e da Arte, trad. Walter H. Geenen, 2 vols., SP, Mestre Jou.
HEGEL, G.W.F. (1993) - Estética, trad. Álvaro Ribeiro e Orlando Vitorino, Lisboa: Guimarães Editores.
HOLLINRAKE, R. (1986) - Nietzsche/Wagner e a Filosofia do Pessimismo, trad. Álvaro Cabral, Rio de Janeiro, Jorge Zahar.
IOANNIDES, Klitos (1990) - Le Philosophe et le musicien dans l’ouvre de Platon, Nicosie, Centre de Recherche de Kykkos.
IRIARTE, Rita (org.) (1987) - Música e Literatura no Romantismo Alemão, trad. Antonieta M.A. Lopes et alli, Lisboa, Apáginastantas.
KARL, Frederich R. (1988) - O Moderno e o Modernismo, trad. Jayme Salomão, RJ, Imago.
Conteúdo
estudo interpretativo e estilístico de peças dos repertórios clássico, romantico e brasileiro
Metodologia
apresentação de gravações e performances emblemáticas dos 3 repertórios, coaching de música de câmara com grupos formados por alunos.
Observação
destinado prioritariamente a alunos ligados a área de performance instrumental e vocal