Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma C

Nome

Seminários Avançados

Subtítulo

práticas interpretativas dos repertórios clássico, romantico e brasileiro

Cód. Disciplina - Turma

MS261 - C


Sala Sala 4 - Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS261 - Seminários Avançados
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Emerson Luiz De Biaggi

Esdras Rodrigues Silva

Luiz Britto Passos Amato

Critério de Avaliação

participação em aulas, trabalhos escritos

Bibliografia

ADORNO, Theodor (1974) - Filosofia da Nova Música, trad. Magda França , SP, Perspectiva. ________________ (1988) - Teoria Estética, trad. Artur Morão, Lisboa, Ed. 70. ________________ (1991) - “O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição”, in Os Pensadores, 5ª ed., trad. Zeljko Loparic et alli, São Paulo, Nova Cultural. ARISTÓTELES (s/d) - A Política, 7ª ed., trad. Nestor Silveira Chaves, São Paulo, Atena Editora. BAYER, Raymond (1979) - História da Estética, trad. José Saramago, Lisboa, Estampa. BOSSEUR, Jean-Yves (1992) - Vocabulaire de la musique contemporaine, Paris: Minerve. BOULEZ, Pierre (1981) - A Música Hoje, trad. Reginaldo de Carvalho e Mary Amazonas Leite de Barros, SP, Perspectiva. _____________ (1984) - Puntos de Referencia, trad. Eduardo J. Prieto, Barcelona, Gedisa. _____________ (1992) - A Música Hoje 2, trad. Geraldo Gerson de Souza, Sp, Perspectiva. BRADBURY, Malcolm e James Mcfarlaine (1989) - Modernismo: Guia Geral 1890-1930, trad. Denise Bottman, SP, Companhia das Letras. BRINDLE, Reginald S. (1975) - The new music: the avant-garde since 1945, Oxford: Oxford University Press. BRONOWSKI, J. & Bruce Mazlisch (1988) - A tradição intelectual do Ocidente, Trad. J. J. Braga C. Rosa, Portugal: Edições 70. BUSONI, Ferruccio (1966) - Ensaio para uma Nova Estética da Arte Musical, trad. Sérgio Magnani, Salvador, Univ. Federal da Bahia. CAGE, John (1985) - De segunda a um ano, trad. R. Duprat, rev. Augusto de Campos, São Paulo: Hucitec. CHAILLEY, Jacques (1979) - La musique grecque antique, Paris: Les Belles Lettres. ___ (1984) - Histoire musicale du Moyen Age, 3ª edição, Paris: PUF. CHRISTENSEN, Thomas (1993) - “Music theory and its histories”, in Music theory and the exploration of the past (eds. C.Hatch & D. W. Bernstein), COOPER, Martin (org.) (1975) - The Modern Age - 1890-1960, 2 ed., London, Oxford Un. Press, 1975 COPLAND, Aaron (1969) - A nova música, trad. Lívio Dantas, Rio de Janeiro: Gráfica Record Editora. DAHLHAUS, Carl (1991) - Estética Musical, trad. Artur Morão, Lisboa, Ed. 70. ________________ (1995) - Foundations of music history, trad. J. B. Robinson, Cambridge: Cambridge University Press. ___ (1990) - “Analyse et jugement de valeur”, in Analyse musicale, trad. P. Decroupet e M. Zimmermann), (2-3-4):(31-41; 70-80; 114-125). DELACAMPAGNE, Christian (1997) - História da Filosofia no Século XX, trad. L. Magalhães, Riode Janeiro: Jorge Zahar Editor. DIDIER, Béatrice (1985) - La Musique des Lumières, Paris, PUF DUARTE, Rodrigo (org.) (1997) - O Belo autônomo: textos clássicos de estética, Belo Horizonte: Editora UFMG ECO, Umberto (1989) - Arte e Beleza na Estética Medieval, trad. Mario Sabino Filho, RJ, Globo. EINSTEIN, Alfred (1989) - La Musique Romantique, trad. Jacques Delalande, Paris, Galimard. FERRARA, Lawrence (1991) - Philosophy and the analysis of music: bridges to musical sound, form & references, USA: Excelsior Music Publishing Co. FICHET, Laurent (1996) - Les théories scientifiques de la musique aux XIXe et XXe siècles, Paris: Jean Vrin. FUBINI, Enrico (1990) - La estética musical desde la Antigüedad hasta el siglo XX, 2ª ed., trad. Carlos G. P. de Aranda, Madrid: Alianza. GAOS, José (1992) - Historia de nuestra idea del mundo, México: Fondo de Cultura Económica. GLUSBERG, Jorge (1987) - A Arte da Performance, trad. Renato Cohen, SP, Perspectiva. GOLÉA, Antoine (1954) - Esthétique de la musique contemporaine, Paris: PUF. GRIFFITHS, Paul (1987) - A música moderna, trad. C. Marques,Rio de Janeiro: GUINSBURG, J. (org.) (1985) - O Romantismo, SP, Perspectiva. HANSLICK, Eduard (1989) - Do Belo Musical, trad. Nicolino Simone Neto, Campinas, Ed. da Unicamp. HAUSER, Arnold (1982) - História Social da Literatura e da Arte, trad. Walter H. Geenen, 2 vols., SP, Mestre Jou. HEGEL, G.W.F. (1993) - Estética, trad. Álvaro Ribeiro e Orlando Vitorino, Lisboa: Guimarães Editores. HOLLINRAKE, R. (1986) - Nietzsche/Wagner e a Filosofia do Pessimismo, trad. Álvaro Cabral, Rio de Janeiro, Jorge Zahar. IOANNIDES, Klitos (1990) - Le Philosophe et le musicien dans l’ouvre de Platon, Nicosie, Centre de Recherche de Kykkos. IRIARTE, Rita (org.) (1987) - Música e Literatura no Romantismo Alemão, trad. Antonieta M.A. Lopes et alli, Lisboa, Apáginastantas. KARL, Frederich R. (1988) - O Moderno e o Modernismo, trad. Jayme Salomão, RJ, Imago.

Conteúdo

estudo interpretativo e estilístico de peças dos repertórios clássico, romantico e brasileiro

Metodologia

apresentação de gravações e performances emblemáticas dos 3 repertórios, coaching de música de câmara com grupos formados por alunos.

Observação

destinado prioritariamente a alunos ligados a área de performance instrumental e vocal