Turma DE003 - Cinema Brasileiro - Turma A
Nome
Cinema Brasileiro
Subtítulo
O cinema paulista dos anos 1980
Cód. Disciplina - Turma
DE003 - A
Sala
Sala do LIS - Laboratório Imagem e Som
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE003 - Cinema Brasileiro
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
ATENÇÃO: Início das aulas em 13/08
Docentes
Critério de Avaliação
Participação.
Seminários.
Trabalho Final.
Bibliografia
Abreu, Nuno César. Boca do lixo – cinema e classes populares. Campinas: Ed. da Unicamp, 2006.
Ab Saber, Tales A. M.. A imagem fria. Ed. Atelier Editorial. São Paulo,
Amâncio, Tunico. O Brasil dos gringos. Niterói: Intertexto, 2000.
Barthes, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel, 1985.
Canevacci, Massimo. Antropologia do cinema. São Paulo: Brasiliense, 1984.
De Cicco, Claudio. Hollywood na Cultura Brasileira. São Paulo: Convívio, 1979.
Ferro, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Gomes, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Ortiz, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense,
1985.
____. A moderna tradição brasileira - cultura brasileira e industria cultural.
São Paulo: Brasiliense, 1988.
Ramos, José Mario Ortiz. Cinema, Estado e lutas culturais. Rio: Paz e Terra,
1983.
Ramos, Fernão (org.), História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Art, 1987
______. Cinema marginal (1968-1973): a representação em seu limite.
São Paulo: Brasiliense, 1987.
Simis, Anita. Estado e cinema no Brasil. São Paulo: Anna Blume, 1996.
Soares, Marisa Carvalho e Ferreira, Jorge (orgs.). A história vai ao cinema. Rio: Record, 2001.
Xavier, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.
______ (org.). A experiência do cinema. Rio de janeiro: Graal, 1983.
Conteúdo
Observar os processos de criação, a utilização da linguagem cinematográfica na construção dos filmes. Proporcionar uma reflexão sobre aspectos da cultura brasileira por meio do discurso cinematográfico. Realizar recortes no imaginário produzido pelos filmes e neles refletido, procurando compreender suas relações com o contexto histórico. Discutir as relações entre cinema, cultura de massa e sociedade.
Focar na produção paulista dos anos 1980.
Metodologia
Aulas expositivas.
Projeção de filmes.
Seminários.
Observação