Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

Relacionando o processo de criação artística com temas da psicologia profunda

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - B


Sala Sala AD 07 - Depto. de Dança
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Elisabeth Bauch Zimmermann

Critério de Avaliação

A avaliação será feita através da apresentação de seminários sobre os temas da disciplina, resenhas de textos ou relatos de projetos , participação em aula e entrega de trabalho final.

Bibliografia

1. BARCELLOS, gUSTAVO. Psique e Imagem. SP Vozes, 2012 2. CONGER, JOHN P. Jung e Reich: o corpo como sombra. SP: Summus, 1993. 3. EDINGER, EDWARD F. Ego e arquétipo. SP: Cultrix, 1989. 4. GOLDBRUNNER, JOSEF. A individuação. SP: Herder, 1961. 5. GRINBERG, LUIZ PAULO. Jung: o homem criativo. SP: FTD, 1997. 6. JUNG, CARL G. A psicologia do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1980. 7.______ O desenvolvimento da personalidade. Petrópolis: Vozes, 1983. 8.______ O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1985 9. Silveira, Nise da – Imagens do Inconsciente, Rio de Janeiro, RJ, Alhambra, 1981 10. HILLMANN,JAMES.Psicologia Arquetípica. Um breve relato. SP:Summus, 1992 11. --------------------- Entre vistas.SP:Summus, 1989 12. SILVEIRA, NISE DA. Imagens do inconsciente. RJ: Alhambra, 1981. _______________ Jung, vida e obra. RJ: José Álvaro, 1971. 13. Whitmond, Edward C. E PEREIRA, SÍLVIA. Sonhos, um portal para a fonte. SP. Summus, 1995. 14. ZIMMERMANN, ELISABETH B.org.Corpo e Individuação.RJ:Vozes,2009

Conteúdo

• Partindo do estudo de textos referentes à estrutura da psique, à relação do eu com o inconsciente e à dimensão simbólica do espaço analisar a relação da experiência interior com a expressão simbólica da arte. • Exercícios práticos de Imaginação Ativa e sua objetivação no desenho livre como forma de objetivação de conteúdos interiores. • Ocasional apresentação de vídeos relacionados com o tema da disciplina. Serão relacionadas imagens simbólicas do processo criativo com outros processos do inconsciente que produzem imagens, tais como a Imaginação Ativa, Sonhos e Métodos Meditativos. Haverá a pratica de vivências corporais, de relaxamento e concentração.Serão também pesquisados textos sobre a psicologia profunda, principalmente da psicologia de C.G.Jung.

Metodologia

Aulas práticas com exercícios de movimento e Imaginação Ativa; aulas expositivas e seminários, com base na leitura de textos, projeção de vídeos.

Observação