Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Subtítulo
Relacionando o processo de criação artística com temas da psicologia profunda
Cód. Disciplina - Turma
AC401 - B
Sala
Sala AD 07 - Depto. de Dança
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Elisabeth Bauch Zimmermann
Critério de Avaliação
A avaliação será feita através da apresentação de seminários sobre os temas da disciplina, resenhas de textos ou relatos de projetos , participação em aula e entrega de trabalho final.
Bibliografia
1. BARCELLOS, gUSTAVO. Psique e Imagem. SP Vozes, 2012
2. CONGER, JOHN P. Jung e Reich: o corpo como sombra. SP: Summus, 1993.
3. EDINGER, EDWARD F. Ego e arquétipo. SP: Cultrix, 1989.
4. GOLDBRUNNER, JOSEF. A individuação. SP: Herder, 1961.
5. GRINBERG, LUIZ PAULO. Jung: o homem criativo. SP: FTD, 1997.
6. JUNG, CARL G. A psicologia do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1980.
7.______ O desenvolvimento da personalidade. Petrópolis: Vozes, 1983.
8.______ O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1985
9. Silveira, Nise da – Imagens do Inconsciente, Rio de Janeiro, RJ, Alhambra, 1981
10. HILLMANN,JAMES.Psicologia Arquetípica. Um breve relato. SP:Summus, 1992
11. --------------------- Entre vistas.SP:Summus, 1989
12. SILVEIRA, NISE DA. Imagens do inconsciente. RJ: Alhambra, 1981.
_______________ Jung, vida e obra. RJ: José Álvaro, 1971.
13. Whitmond, Edward C. E PEREIRA, SÍLVIA. Sonhos, um portal para a fonte. SP. Summus, 1995.
14. ZIMMERMANN, ELISABETH B.org.Corpo e Individuação.RJ:Vozes,2009
Conteúdo
• Partindo do estudo de textos referentes à estrutura da psique, à relação do eu com o inconsciente e à dimensão simbólica do espaço analisar a relação da experiência interior com a expressão simbólica da arte.
• Exercícios práticos de Imaginação Ativa e sua objetivação no desenho livre como forma de objetivação de conteúdos interiores.
• Ocasional apresentação de vídeos relacionados com o tema da disciplina.
Serão relacionadas imagens simbólicas do processo criativo com outros processos do inconsciente que produzem imagens, tais como a Imaginação Ativa, Sonhos e Métodos Meditativos. Haverá a pratica de vivências corporais, de relaxamento e concentração.Serão também pesquisados textos sobre a psicologia profunda, principalmente da psicologia de C.G.Jung.
Metodologia
Aulas práticas com exercícios de movimento e Imaginação Ativa; aulas expositivas e seminários, com base na leitura de textos, projeção de vídeos.
Observação