Turma AC101 - Laboratório de Criação - Turma A

Nome

Laboratório de Criação

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AC101 - A


Sala Sala AD 07 no Depto. de Artes Corp.
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC101 - Laboratório de Criação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 30
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Inicío das aulas dia 6 de março. Esta disciplina será oferecida dois dias na semana, Terça e Quinta-feira das 9:00 às 12:00 horas

Docentes

Julia Ziviani Vitiello

Critério de Avaliação

Participação nas aulas duas vezes por semana Apresentação do estudo Cênico Relatório final escrito em forma de ensaio ou de artigo

Bibliografia

BERNARD, A. Applied Ideokinesis- A creative Approuch to Human movement BOOGART, A. & LANDAU T. The View Points Book. New York: Theatre Communications Group, 2005 DAMÁSIO, A. R. O mistério da Consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 DOWD, I. Taking Roots to Fly. New York: ContactEditions, 1996 IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011 __________ A arte de esquecer. Rio de Janeiro: Viera&lent, 2004 ROLNIK, S. Cartografia Sentimental. Porto Alegre: Editora Meridional, 2006 SUMMA, K.; MÜLLER. C.; KOCK. S.; FUCHS. T. Body Memory, Metaphor and Movement. Philadelphia: John Benjamins CO, 2012

Conteúdo

1- Entrelaçamento entre teoria e prática por meio da articulação da tríade: habilidades corporais (técnica), poética e procedimentos específicos para o desenvolvimento da criação em dança; 2- Visualizando o movimento interno: a imagem como suporte para a organização corporal e base para o procedimento criativo; 3- A consciência cinestésica ou o aprendizado de perceber e realizar os movimentos, encorajando a experiência de descobrir novas possibilidades de desempenhar os movimentos com espontaneidade e qualidade; 4- Apresentação do pensamento somático - o conhecimento de si, em relação com o outro e interagindo com o ambiente em torno, por meio de técnicas e métodos da educação somática visando a performance; 5- As memórias e o processo de criação.

Metodologia

Preparação para cena: aplicação dos conteúdos na prática; Elaboração de estudos coreográficos; Apresentações e comentários dos trabalhos cênicos; Discussão sobre como tornar viável a realização cênica do projeto: etapas da produção. Reflexão sobre as especificidades que permeiam as pesquisas desenvolvidas no campo das artes em geral e das artes da cena em particular nos programas acadêmicos.

Observação

Disciplina oferecida em duas aulas semanais, terças e quintas feiras, totalizando 6 horas semanais. Todos os alunos deverão participar das aulas teóricas e praticas, nos dois dias da semana. Como disciplina teórica/prática a participação ativa em todas as aulas é essencial para a avaliação final.